Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

diferença entre empreendedor e empresário

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

No mundo dos negócios é muito comum que as pessoas confundam termos como empresário e empreendedor. Apesar das palavras se parecerem, existem algumas diferenças entre empresário e empreendedor.. 

Se você planeja mergulhar de cabeça no mundo dos negócios, é essencial que saiba a diferença entre empreendedor e empresário, e o que de fato significa cada uma dessas palavras. Continue com a gente que iremos te mostrar as características e diferenças de cada um.

Diferença entre empreendedor e empresário

Seja empreendedor ou empresário, ambos são de extrema importância para o funcionamento e o sucesso de qualquer empresa.

Vamos seguir em frente para entender a diferença entre eles.

Empresário

Em primeiro lugar, é importante lembrar que empresário é o nome de uma profissão

O empresário tem a função de produzir e buscar meios de gerenciar a sua equipe e tornar a sua empresa relevante no mercado.

Empresários precisam ter como características a habilidade de gestão de recursos, capacidade de administrar negócios e gerenciar pessoas. 

Além de saber colaborar para o crescimento da empresa e gerar bons resultados, o empresário também precisa saber liderar sua equipe.

Toda profissão existem diferentes tipos de atuação, e com os empresários não é diferente. 

Podem existir empresários que administram uma empresa individual, e outros que fazem parte de uma grande corporação.

Para que uma pessoa consiga exercer a profissão de empresário, ela vai precisar de uma equipe capacitada ao seu lado, além de dinheiro e uma boa mão de obra. 

Características de um empresário

A seguir organizamos a lista com algumas informações que podem te ajudar a formar um perfil de empresário

  • Em primeiro lugar, um empresário precisa ter a proatividade de resolver problemas das pessoas envolvidas com a empresa, desde clientes, equipe, fornecedores e mais;
  • Fator primordial, ele(a) precisa saber administrar os recursos da empresa e manter um bom controle financeiro;
  • Precisa se adaptar com facilidade e agilidade às nuances do mercado e as mudanças de cenário;
  • Estar atualizado e por dentro das técnicas de administração e gestão de pessoas;
  • Para finalizar, mas não menos importante, o empresário precisa ter espírito de liderança para buscar sempre a melhora dos resultados.

Empreendedor

A principal diferença entre empreendedor e empresário está no fato de que, nem sempre, o termo empreendedor está relacionado a um cargo dentro de uma empresa ou a uma profissão. Normalmente está ligado a um mindset ou a um comportamento.

Não necessariamente um empreendedor precisa estar ligado a uma empresa, ou de fato abrir um negócio. 

A diferença entre empreendedor e empresário é que o empreendedor preza pela busca constante por inovação, oportunidades de mercado e muita criatividade.

O empreendedor traz sempre consigo muita motivação, não tem medo de assumir riscos e está a todo momento correndo atrás de soluções inovadoras e novidades para melhorar o empreendimento.

A visão de futuro também pode ser colocada como uma diferença entre o empreendedor e empresário, além do forte apego pela sua área de atuação, que o leva a sempre buscar pela networking a procura de soluções que possam agregar ao seu negócio.

É importante ressaltar que assim como o empresário, existem também diferentes tipos de empreendedores. Um exemplo é o empreendedor individual, aquele que atua no mercado com uma empresa própria. 

Outros exemplos são:

  • empreendedor digital, que atua na internet disponibilizando serviços ou produtos,
  • empreendedor social, que busca soluções inovadoras para colaborar com os problemas da sociedade.

Características de um empreendedor

Entre as principais características que podemos encontrar em um empreendedores estão: 

  • É ideal que o empreendedor também seja uma pessoa organizada, para que a execução das ideias possa acontecer e evoluir;
  • O empreendedor de sucesso ama a sua área de atuação, e o principal, ele está sempre em busca de conhecimento para evoluir;
  • Um bom empreendedor precisa estar sempre atento às oportunidades do mercado, e buscar constantemente soluções inovadoras para o seu negócio;
  • Ter facilidade de interagir e se relacionar com as pessoas;
  • Visão de futuro sempre aguçada.

Como podemos acompanhar até aqui, a diferença entre empreendedor e empresário é bem pontual, mas precisam ser levadas em consideração quando falamos de mercado. Caso seja possível unir estas duas forças, são grandes as chances de sucesso de uma empresa.

Dessa forma, se uma empresa quer alçar voos maiores e chegar aos seus objetivos de forma extraordinária, ela vai precisar do empresário e também do empreendedor. 

Essa união pode levar qualquer negócio a se tornar referência em sua área de atuação. 

As diferenças entre empreendedor e empresário não são sinônimos de separação, e sim de união. A empresa que tem os dois caminhando lado a lado vai sempre se preocupar com a inovação, em atender as expectativas do consumidor, solucionar problemas, além de manter os seus processos organizados e seu planejamento funcionando a todo vapor.

Sabendo a diferença entre empreendedor e empresário, lembre-se que investir nessas duas áreas, aumentam e muito as suas chances de sucesso no mercado. 

Aproveite que agora você já entendeu a característica de cada um e a diferença entre empreendedor e empresário, e observe quem é quem dentro do seu negócio.


Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais