Tendências no mercado contábil: como se diferenciar dos concorrentes através do marketing

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O mundo inteiro, nos últimos anos, vem passando por uma transformação digital, principalmente com a explosão das inteligências artificiais como o Chatgpt. E, a contabilidade, assim como os demais setores, têm a obrigação de evoluir para acompanhar os avanços do mundo tecnológico e se diferenciar em um mercado tão competitivo. 

Mas, saber por onde começar, nem sempre é fácil, principalmente se você é um contabilista que atua apenas no modo tradicional.  Por essa razão, hoje viemos te apresentar as principais tendências no mundo do marketing digital para contadores. Confira!

O que mudou no mercado contábil nos últimos anos?

O mercado contábil é considerado um dos mais tradicionais na economia dos países. E além disso, é tido também como um mercado essencial em qualquer país. Apesar de muitos afirmarem que este mercado cairia no esquecimento, a verdade é que a necessidade por serviços contábeis é contínua, independente da classe social. 

Contudo, ao que os contabilistas devem se atentar é a crescente digitalização e a evolução de ferramentas de marketing que está impactando todos os setores, logo, o mercado contábil não poderia ficar de fora. A saber, ainda hoje, muitos escritórios contábeis seguem atuando de maneira tradicional.

Isso limita bastante a promoção do escritório e do profissional atuante, já que o mercado está saturado. Dessa forma, faz-se necessário que o contabilista se reinvente apostando em ferramentas tecnológicas e marketing digital para assim diferenciar seu negócio dos demais concorrentes.

Como se diferencia no novo mercado?

O novo mercado contábil é caracterizado pela digitalização e estratégias de marketing digital que foca no cliente. Uma vez que, agora é necessário mostrar ao cliente maior valor agregado aos produtos e serviços oferecidos e estar sempre flexível às novas demandas e mudanças do mercado.

Mas, por onde o contabilista deve começar para adaptar seu escritório às novas demandas do mercado? A resposta é buscando conhecimento. O primeiro passo para isso é saber quais as tendências deste mercado e ir mudando aquilo que for necessário em seu negócio. Confira agora as principais tendências no mercado contábil:

Fazer marketing digital bem feito

A primeira tendência do novo mercado é o marketing digital. Isso mesmo, Marketing digital para contabilidade! Este desempenha um papel indispensável na estratégia de qualquer negócio. Afinal, é por meio do “marketing bem feito” que o contabilista aumenta sua visibilidade na Internet e fica mais acessível a potenciais clientes.

O marketing também serve para criar a presença digital da sua marca, gerando assim confiança e credibilidade. Estratégias como otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade online e marketing de conteúdo, ajudam a gerar leads qualificados, ou seja, pessoas interessadas nos serviços contábeis.

Um diferencial do marketing na Internet é que por meio dele é possível segmentar o público que deseja impactar. Contudo,  estas não são as únicas vantagens que o marketing digital oferece a contadores, logo, não é atoa que é conduzido uma ferramenta poderosa.

Utilizar ferramentas e processos na gestão

 

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Diante do atual mercado moderno contábil utilizar ferramentas e processos de gestão é fundamental para garantir o sucesso do escritório, isso porque tais recursos otimizam tarefas repetitivas economizando assim tempo e reduzindo erros.

Algumas das ferramentas de marketing para contabilidade que é interessante implementá-las no seu seu escritório de contabilidade são: softwares de contabilidade, ferramentas de gestão de documentos eletrônicos, ferramentas de análise de dados, CRM, medidas de segurança cibernética, aplicativos de agendamento e gerenciamento de tarefas, ferramentas de comunicação, ferramentas de gestão de projetos, etc.

Ter automações

Para aqueles contabilistas que desejam ter mais eficiência e fornecer serviços de alta qualidade aos seus clientes recorreram a automação é uma opção valiosa. Visto que esta oferece diversos benefícios para melhor a qualidade dos serviços contábeis.

Logo, a automação te ajudará, como já citado anteriormente, na economia de tempo, pois por meio da automação de tarefas rotineiras você poderá se dedicar a tarefas mais importantes. Junto a isso, ela também ajuda a reduzir erros humanos, proporcionando cálculos e registros precisos.

Outras vantagens da automação para contadores é que está ferramentas reduz custos, ajuda na segurança dos dados, aprimora o atendimento ao cliente e fornece recursos de comunicação mais eficientes, como é o caso das notificações automáticas e chatbots para suporte ao cliente. A saber, ardida que o negócio vai crescendo a automação faz-se ainda mais necessária.

Ser especialista em algum nicho ou sub nicho de mercado

Outra grande tendência no mercado contábil e que somado a boas estratégias de marketing fará grande diferença é a especialidade em determinado nicho. Possuir tal qualidade fortalece sua posição no mercado.

Isso acontece, porque ao se apresentar como especialista você mostra conhecimento profundo sobre determinado assunto, o que passa aos potenciais clientes credibilidade. Além disso, ao se dedicar em determinada área você consegue trabalhar melhor a segmentação. Ter uma especialidade no mundo contábil, também é um diferencial importante.

Ter um pós vendas personalizado

A implementação de um serviço de pós-venda personalizado no mercado contábil pode ser altamente benéfica para construir relacionamentos duradouros com os clientes e promover a fidelização. Isso porque, o pós venda demonstra ao cliente que você o valoriza e que tem comprometimento em ajudá-lo.

Algumas maneiras pelas quais você pode oferecer o serviço de pós-venda aos seus clientes é oferecer conteúdo relevante, que mantenha este informado. Os feedback e avaliação são outros recursos que auxiliam no pós-venda e são excelentes fontes de autoavaliação. Além disso você pode:

     

      • Oferece solução de problemas;

      • Demonstrar interesse genuíno;

      • Disponibilizar treinamento personalizado;

      • Realizar reuniões presenciais com os clientes;

      • Ofertas personalizadas;

      • Lembrar das datas importantes.

    A especialização em nichos de mercado, aliadas a estratégias de marketing bem elaboradas, são diferenciais para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

    A utilização de ferramentas de gestão, automação de tarefas e um serviço de pós-venda personalizado também são diferenciais que podem fortalecer a relação com os clientes e aumentar a credibilidade no mercado.

    Nesse contexto, a adaptação e evolução do mercado contábil não são apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade de crescimento e sucesso para os profissionais da área.

     

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