Empreendedorismo feminino: Quais os desafios das mulheres e como encontrar seu espaço

empreendedorismo feminino

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ser um empreendedor carrega alguns desafios, no entanto, quando se trata de empreendedorismo feminino, os problemas podem ser ainda maiores. Veja neste post como é o cenário brasileiro nacional e conheça algumas dicas para prosperar como empreendedora brasileira.

Como é o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil?

Um levantamento recente do SEBRAE apontou que cerca de 9,3 milhões de mulheres no Brasil estão à frente de um negócio

Deste total, 45% também são chefes de família e, muitas vezes, responsáveis pela única renda de seus lares.

Se destacarmos as mulheres que são MEI (microempreendedor individual) temos um cenário bem dividido, sendo que 48% de todos os CNPJ’s dessa natureza são pertencentes a mulheres.

Ou seja, as mulheres estão presentes no empreendedorismo quase tanto quanto os homens, no entanto, apesar de terem um nível de qualificação 16% mais elevado que a média deles, seus negócios lucram 22% a menos e muito disso tem a ver com os desafios enfrentados por elas e com o machismo que ainda assola a nossa sociedade.

Quais os principais desafios do empreendedorismo feminino?

Para muitas mulheres, empreender é uma forma de emancipação, a maternidade e o machismo é algo que faz com que as mulheres tenham uma dificuldade maior em conseguir alguns cargos e mesmo conseguindo, recebem em média 20,5% a menos que os homens para exercer a mesma função.

Outro dado do SEBRAE aponta que a taxa de conversão de mulheres empreendedoras em “donas de um negócio” é 40% mais baixa do que a dos homens. Se cruzarmos com dados que apontam que quase metade das mulheres à frente de um negócio são chefes de família, começamos a entender a razão.

No Brasil, existem mais de 20 milhões de mulheres que precisam tocar famílias de maneira solo e, por isso, precisam lidar com muito mais atribuições que vão muito além da gestão do negócio.

Caso consiga entrar no meio corporativo, as mulheres ainda precisam lidar com outros problemas como assédio e preconceito. 

Segundo uma pesquisa da Deloitte, apenas 8,6% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

Todas essas dificuldades fazem com que muitas mulheres busquem formas de empreender, mas a dificuldade é grande justamente pelo fato de que muitas delas encaram, na maioria das vezes sozinhas, uma jornada dupla entre o trabalho e tarefas domésticas.

Segundo dados da Rede Mulher Empoderada, cerca de 53% das empreendedoras brasileiras possuem filhos e precisam da flexibilidade que um negócio próprio pode oferecer para conciliar os negócios com tarefas domésticas.

Segundo uma pesquisa do IBGE o trabalho “invisível”, aquele não remunerado como afazeres domésticos, significa cerca de 20 horas semanais para mulheres, junte isso ao tempo dedicado por elas para cuidados pessoais (outro ponto que tem uma cobrança muito maior do que para os homens) e perceberemos que os desafios são gigantescos. 

6 dicas para prosperar no empreendedorismo feminino

Apesar do cenário complicado e cheio de desafios, existem formas para prosperar dentro do empreendedorismo feminino, por isso, separamos algumas dicas fundamentais para que você possa aumentar suas chances de sucesso, veja a seguir.

#1 Aposte no seu talento

Para aquelas que estão começando e ainda não sabem no que empreender, uma dica interessante é buscar identificar seus maiores talentos e pensar em formas de monetizá-los.

Dedique-se a buscar algo em você goste de fazer ou com o que goste de trabalhar e tenha confiança em começar um negócio com mais firmeza.

#2 Conheça mais sobre o seu nicho de mercado

Por mais que você ache que conhece bem as pessoas que irão consumir seus produtos ou contratar seus serviços, na maioria das vezes, esse conhecimento é raso ou baseado em apenas um cenário vivido por você.

Por isso, antes de começar a investir em produtos, matéria-prima e maquinário, vale a pena investir um tempo pesquisando sobre este nicho de mercado, em portais especializados, especialistas e até através de pesquisas.

#3 Esteja em constante capacitação

Sabemos que o mercado é muito dinâmico, as inovações tecnológicas e as tendências mudam muito rápido, por isso, aqueles que não estão sempre estudando e buscando se capacitar, tendem a perder oportunidades e ficar para trás.

Uma empreendedora acomodada é um dos maiores riscos para um negócio, por isso, sempre separe uma parte do dinheiro da empresa para capacitação.

#4 Trabalhe seu marketing pessoal e do negócio

Já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, isso também é verdade quando se trata de negócios, por isso, invista em uma identidade visual e logomarca que transmita a essência da sua marca.

Além disso, procure aprimorar sua postura e a forma de se comunicar, tudo isso te ajudará a passar maior credibilidade e derrubar barreiras preconceituosas que infelizmente são comuns contra empreendedoras mulheres.

#5 Busque investidores nos locais certos

O investimento é essencial para a saúde e prosperidade de uma empresa, por isso, é importante que você corra atrás de um aporte financeiro para que seu negócio possa crescer ainda mais.

Pensando nisso, que tal buscar uma sócia? Ou mesmo captar investimentos e parcerias com outras mulheres empreendedoras e visionárias? Procure ter um diálogo franco e honesto para cativar esse tipo de investidor.

#6 Esteja presente em redes e comunidades com outras empreendedoras

Além de parcerias e investimentos, outra dica importante é buscar conhecer e participar de redes e comunidades virtuais com outras empreendedoras

Procure conhecer os grupos de mulheres empreendedoras na sua cidade e entre em contato para participar.

Ao fazer isso, você poderá ter um ambiente para compartilhar histórias, receber conselhos e criar uma rede de suporte entre mulheres que buscam crescer em um mercado tão dominado por homens.

E aí, gostou das dicas de empreendedorismo feminino? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais