O que é empreendedorismo feminino? Tire dúvidas e veja exemplos de sucesso

o que é empreendedorismo feminino

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O empreendedorismo feminino pode ser muito inspirador. Conhecer mais sobre tudo o que envolve esse conceito pode levar você a conquistar a sua independência.  

As mulheres já fazem parte do mercado de trabalho há muito tempo, mas essa posição ainda está longe do ideal. 

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade machista e por isso entender sobre o que é o empreendedorismo feminio se torna fundamental para estimular outras mulheres a darem o primeiro passo nesse movimento. 

O que é empreendedorismo feminino?

Quando falamos sobre o que é empreendedorismo feminino precisamos pensar nas mulheres em um lugar de comando dentro das empresas. 

Este lugar de comando pode ser em altos cargos dentro de alguma empresa ou como dona do seu próprio negócio, mesmo que pequeno.

Para se configurar o empreendedorismo feminino as mulheres precisam ter lugares de destaque na hierarquia da organização e serem responsáveis por tomar decisões estratégicas que buscam o desenvolvimento do negócio.

Principais números do empreendedorismo feminino

Segundo o estudo realizado pelo PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o empreendedorismo feminino chegou no final do quarto trimestre do ano de 2021 com mais de 10,1 milhões de mulheres à frente de uma empresa ou negócio. 

Destes 10,1 milhões apenas 1,1 milhões são de empresas que contratam outros funcionários. Assim, a maioria das empresas lideradas por mulheres são negócios no modelo MEI ou de profissionais registradas como autônomas.

Apesar destes números inicialmente parecerem animadores, isso representa apenas 34% dos negócios do país tendo liderança feminina. 

A importância do empreendedorismo feminino  

Agora que já falamos sobre o que é empreendedorismo feminino precisamos falar da importância de investir, oportunizar e acreditar no empreendedorismo femino.

O empreendedorismo feminino oferece uma oxigenação fundamental para o mercado, trazendo visões diferentes sobre negócios, gestão e inovação. 

Quanto mais diversificado o mercado, mais dinâmico e relevante ele se torna.

É fundamental para a sociedade diminuir as diferenças entre homens e mulheres, colocando por terra conceitos antigos e buscando a real igualdade de direitos e deveres. 

É fundamental também lembrar que o empreendedorismo femino tem um papel social muito importante, porque surge como uma oportunidade de independência financeira, que liberta as mulheres de situações opressoras vividas com maridos e pais.

Segundo a Lei Maria da Penha existem 5 tipos de violências domésticas e familiar contras as mulheres, são elas:

  • física, 
  • psicológica, 
  • moral, 
  • sexual ,
  • patrimonial.

Infelizmente na sociedade atual muitas mulheres se veem obrigadas a aceitar situações de violência por causa da dependência financeira. 

Diante desse cenário fica claro o impacto social que o empreendedorismo feminino pode gerar na sociedade, não apenas no mercado. 

E é claro que esse é apenas um dos motivos de ser fundamental compreender o que é empreendedorismo feminino e gerar mais oportunidades para seu crescimento. 

No ano de 2014, a Organização das Nações Unidas, devido à importância do assunto, criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro

Quais são os principais desafios das mulheres empreendedoras?

Depois de responder a pergunta sobre o que é empreendedorismo feminino, é importante entender os principais desafios que as mulheres encontram ao se tornarem empreendedoras. 

O principal deles ainda é enfrentar a discriminação e o preconceito no meio coorporativo.

Além disso, a necessidade de conciliar as responsabilidades profissionais com as domésticas, que em muitos casos não são compartilhadas com os maridos, filhos e outros homens que vivem no ambiente.

Mais uma vez, ainda vivemos em uma sociedade que mantém o comportamento cultural de deixar sob responsabilidade exclusiva da mulher as obrigações da casa como cozinhar, limpar e cuidar dos filhos.

Empreendedorismo feminino, veja alguns exemplos de sucesso 

Depois de conhecer algumas das dificuldades que as mulheres ainda enfrentam e entender sobre o que é o empreendedorismo feminino, precisamos nos inspirar, não é verdade?

Separamos alguns exemplos de empreendedoras de sucesso que podem servir como inspiração para dar os primeiros passos rumo à independência financeira. 

Leila Velez e Zica Assis

Para abrir nossa lista de exemplos de empreendedoras mulheres não poderíamos deixar de falar das amigas criadoras do Instituto Beleza Natural

O primeiro instituto de beleza com o objetivo de atender com qualidade e exclusividade mulheres de cabelos crespos e ondulados.

Hoje o instituto conta com 25 filiais e mais de 50 colaboradores. 

O que começou como necessidade por falta de tratamentos específicos para o público, hoje é um grande case de sucesso. 

Cristina Junqueira

Co-fundadora do Nubank, maior banco digital da atualidade, não poderia ficar de fora dessa lista, não é verdade?

Depois de abrir mão de uma carreira promissora no Itaú, Cristina, junto com seus sócios, resolveu criar uma nova financeira: o Nubank. Atualmente, a empresa possui 30 milhões de clientes.

Sônia Hess

Dona da famosa marca de roupas Dudalina, Sonia Hess iniciou o negócio por acidente, customizando algumas peças de roupas da loja da família. 

Após assumir o pequeno negócio da família, transformou a marca em uma das principais exportadoras de camisas do país.

Janete Vaz e Sandra Costa

As amigas bioquímicas resolveram sair dos seus empregos e investiram em abrir um negócio próprio. 

Abriram um laboratório com algumas diferenças em relação à concorrência, como resultados online e com exames na parte da tarde.

Donas do grupo Sabin de laboratórios, possuem mais de 4 mil funcionários, sendo cerca de 80% mulheres.

Esses são apenas exemplos do empreendedorismo feminino na prática. Existem muitos outros que devem servir como guia para que você inicie seu próprio negócio. 

Nunca se esqueça de investir em conhecimento sobre gestão, empreendedorismo e inovação. Com isso, você tem tudo para alcançar o sucesso!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais