O que é empreendedorismo sustentável e como aplicá-lo na prática?

o que é empreendedorismo sustentável

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Desenvolver um negócio sustentável tem sido uma grande oportunidade para conquistar novos consumidores, adotar valores que impactam a sociedade, gerar resultados positivos para a comunidade e contribuir para a manutenção da vida no planeta. Mas, você sabe o que é empreendedorismo sustentável? Entende como criar um negócio como este? 

Essas são algumas respostas que vamos tentar responder ao longo deste artigo. Continue lendo e aproveite ao máximo nossas dicas.

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável é um tipo de negócio que não se preocupa apenas com os lucros financeiros, mas também com os impactos ambientais e sociais de suas atividades.

Um modelo de negócios sustentável busca desenvolver suas atividades considerando as consequências da aplicação dos seus projetos para a sociedade e o meio ambiente. 

Dentro do empreendedorismo sustentável é preciso que existam metas financeiras, ecológicas e sociais bem alinhadas.

Praticar o empreendedorismo sustentável passa por um posicionamento estabelecido pela empresa que mostre sua preocupação com possíveis desperdícios e danos ecológicos, bem como um cuidado com a qualidade de vida dos seus funcionários, consumidores e da comunidade no entorno da sua empresa.

O negócio sustentável é, em certa medida, um esforço do empreendedor de crescer de maneira responsável, menos individualista e contribuindo de alguma maneira com a sociedade.

É uma forma de fazer um negócio prosperar de maneira equilibrada e consciente.

6 dicas de como empreender de maneira sustentável

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo sustentável de fato e o que isso significa, separamos algumas dicas valiosas de como empreender de forma sustentável para que seu negócio cresça de forma responsável e consciente.

Tenha uma missão bem definida

Quando pensamos sobre o que é empreendedorismo sustentável, definir sua missão e valores é fundamental para que possa guiar todas as decisões da empresa a partir disso. 

A missão da empresa irá dizer qual o objetivo da sua empresa existir, qual o seu propósito e em qual direção são tomadas as decisões.

Conheça as atividades executadas por sua empresa

Se você entendeu o que é empreendedorismo sustentável talvez tenha dúvida sobre como manter e controlar se o seu negócio está seguindo os preceitos corretamente. 

Você só conseguirá ter a certeza de que os esforços estão sendo aplicados para sustentabilidade dos processos, se mantendo atento às rotinas atuais.

Saiba quais as práticas de cada setor e estabeleça protocolos para que sejam mais sustentáveis. Todos os departamentos da empresa devem participar deste trabalho, e todos devem contribuir com ideias e com mudanças de prática. 

Algumas coisas são simples, como a economia de papel. Outras práticas podem precisar de mudanças mais severas e que demandam mais tempo. 

Faça uma lista do que pode ser realizado e siga para o planejamento. 

Separe o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo, e crie um plano de ação que organize todas as etapas. 

Uma boa prática, por exemplo, que pode ser aplicada a curto e médio prazo é dar prioridade para fornecedores que trabalham com insumos e produtos que tenham origem conhecida e que possuam iniciativas sustentáveis, por exemplo, fornecedores de uma cooperativa de trabalhadores. 

Invista em diversidade na equipe

Outra forma de fazer a diferença para sociedade é equilibrar sua equipe e buscar investir na diversidade dos seus funcionários. 

Busque adotar a diversidade no meio de trabalho com a contratação de pessoas de etnias diferentes, gêneros, orientação sexual e religiões variadas. 

Além de ser uma política social para colocar fim a preconceitos e a exclusão comum no mercado de trabalho, essa mistura tende a tornar o ambiente mais criativo e produtivo.

Incentive uma consciência coletiva

Lembra da missão que destacamos em outro tópico? Ela deve ser disseminada e fazer parte da cultura organizacional, criando uma consciência coletiva sobre o que aborda. 

Tudo o que for feito dentro da sua empresa deve priorizar o cumprimento do que a sua missão designou.

Investir em uma consciência coletiva ajuda a estimular que todos usem recursos e criem processos com impacto ecológico e social, positivos.

Desenvolva o chamado capital humano

O empreendedorismo sustentável, possui preocupações ecológicas, mas também nos impactos sociais que a empresa causa, e pode vir a causar. 

Isso também diz respeito ao ambiente interno da empresa. Por isso, é fundamental investir no desenvolvimento do capital humano.

É importante incentivar os colaboradores a se desenvolverem. Deixe o espaço aberto para que apresentem ideias e inovações que possam impactar os resultados da empresa. 

Essa preocupação em dar espaço para que todos possam ajudar a empresa a ser melhor, torna seus colaboradores pessoas mais confiantes, engajadas e com uma sensação de pertencimento.

Quanto mais em que eles se sintam parte da empresa, mais conscientes, preocupados e sensíveis às questões sustentáveis eles serão.

Estabeleça processos claros

De nada adianta a sua empresa possuir uma missão bem clara de reduzir os impactos ecológicos de suas ações, se não existirem processos claros e bem definidos que mostre como isso é feito na prática.

Para fazer isso, procure fazer um estudo no seu negócio analisando os consumos excessivos, as formas de descarte, as trocas e manutenções de máquinas. Tudo isso te ajudará a focar nos pontos mais preocupantes. 

E aí, já sabe o que é empreendedorismo sustentável? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais