Conteúdos para Instagram: formatos e ideias mais interessantes para se postar

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Fazer publicações constantes, com conteúdo de qualidade e relevante é um desafio para todos que gerenciam redes sociais, não é mesmo? Por isso, trouxemos alguns exemplos de  conteúdos para Instagram com grande possibilidade de conversão. Assim, esperamos te ajudar na sua rotina de postagens.

Quais tipos de conteúdos para Instagram que mais funcionam?

Antes de apresentarmos algumas boas ideias de conteúdos para Instagram, vale a pena relembrar alguns formatos e tipos de publicações mais importantes dentro dessa ferramenta. Confira!

Reels e outros vídeos

Segundo Adam Mossari, CEO do Instagram, a plataforma deixou de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos e vem ajustando seu algoritmo para privilegiar a entrega de conteúdos em formato de vídeos curtos.

A mudança veio, principalmente, para concorrer com o TikTok que já nasceu com esse formato.

Por conta disso, é provável que as publicações em vídeo e no Reels tenham um melhor desempenho do que outros formatos.

Postagem de Stories todos os dias

Com as mudanças que comentamos, os Stories passaram a ganhar ainda mais relevância para quem deseja vender no Instagram e apresentar sua marca.

Se antes eles já eram um dos caminhos de maior entrega e interação, agora esse formato é praticamente o carro chefe da rede social.

O ideal é que o seu perfil publique todos os dias, isso faz com que a entrega seja constante. 

A mecânica do Stories de começar um conteúdo automaticamente, um após o outro, aumenta consideravelmente o alcance e as visualizações dentro da publicação.

Caixa de perguntas

A caixa de perguntas incentiva o engajamento dos usuários que te seguem e conhecem a sua marca. 

Com o diferencial de garantir o anonimato de quem faz a pergunta, a ferramenta pode gerar um bom número de mensagens.

Aproveite o canal para responder as perguntas em texto ou em vídeo (teste a reação da sua audiência) e seja bem humorado para criar uma conexão com seus seguidores.

Bastidores do trabalho

Outro ponto que muitos usuários esperam ver em uma página do Instagram são os bastidores das marcas. Essa curiosidade é algo que pode e deve ser explorado nas suas publicações.

Mostrar algo sendo produzido, o processo de criação ou a aplicação de um serviço no dia-a-dia são ideias de conteúdo para Instagram, que despertam o interesse e a curiosidade de muitos usuários.

TOP 5 ideias de conteúdo para Instagram

Agora que você já sabe quais formatos e funcionalidades têm maior repercussão dentro da rede social, vamos ao que interessa: as ideias de conteúdos para Instagram.

A lista a seguir é feita de sugestões que podem ser usadas em todo tipo de perfil, seja ele comercial ou de criador de conteúdo.

#1 Dicas sobre o nicho em que a empresa está inserida

Um tipo de conteúdo interessante são as dicas sobre o setor da empresa e o universo que o cerca. 

Além de compartilhar informações relevantes, esse tipo de publicação ainda coloca sua marca como uma referência na área, por isso, vale a pena usar a sua experiência profissional para ensinar alguma coisa aos seus seguidores.

Você pode usar templates para o Instagram para criar publicações em modo carrossel. Entretanto, se você deseja mais sucesso em sua postagem, lembre-se que os vídeos são a grande aposta da plataforma.

#2 Tutoriais e conteúdos passo a passo

Hoje em dia as redes sociais estão infestadas de vídeos com pessoas explicando como fazer algo.

Este tipo de conteúdo também tem muita força no Instagram, porém vale sempre lembrar que:

  • o vídeo deve ser curto e acelerado em alguns momentos;
  • as imagens devem ser bem explicativas e complementarem o conteúdo;
  • os vídeos precisam ter legendas para serem assistidos sem som.

Leia mais: Ideias De Bio Para Instagram: 75 Exemplos Prontos Para Usar

#3 Cases de sucesso

Destacar clientes satisfeitos é sempre uma ideia interessante para posicionar a sua empresa como autoridade em determinado assunto e aproximar consumidores interessados. 

Publicações desse tipo funcionam como prova social e contribuem para que novos compradores se sintam mais seguros para comprar seus produtos ou serviços.

Assim como boa parte do conteúdo, o ideal é que ele seja um vídeo curto e dinâmico

Procure uma boa trilha sonora e além de trechos com a imagem do consumidor que está dando o depoimento, cubra a fala da pessoa também com imagens condizentes com o que ela está dizendo.

#4 Conteúdo de lista

Você provavelmente já caiu em um vídeo com o título “Top 5” alguma coisa, não é verdade? 

Esse tipo de ranking gera curiosidade, empatia e possui grandes chances de viralizar quando o assunto for relevante e apresentação bem humorada.

O carrossel é um formato que funciona bem para listas, mas os vídeos ainda serão o ponto forte, principalmente se a pessoa que escrever o roteiro e fizer a apresentação for alguém carismático e bem humorado.

#5 Memes do momento com contexto

Os memes são um fenômeno altamente viral, mas que no geral tem vida curta, por isso, para aproveitá-los é preciso estar sempre atento aos conteúdos mais falados no momento e ter criatividade para poder usar esse recurso.

O grande desafio aqui é pegar um meme que está bombando e tem seu contexto e trazer para sua realidade, por isso, é preciso estar sempre imerso nesse universo para ter boas sacadas nos momentos certos.

Gostou das opções de conteúdos para Instagram? Quais você já aplica no seu dia a dia? O que está em falta? 

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