Desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável para todos os colaboradores é essencial para ter funcionários satisfeitos e, por isso, mais produtivos. É esse justamente o papel do Endomarketing que iremos explorar neste post.
Essa prática surge em torno de uma necessidade: integrar equipes de diferentes setores da empresa em torno de um objetivo em comum. Essa dificuldade foi observada por Saul Faingaus Bekin na década de 70 quando o mesmo era gerente da Johnson & Johnson.
Ele percebeu que precisava modificar o ambiente de trabalho e realizar ações internas na empresa para conseguir essa integração.
Ao longo deste texto, vamos explorar esse conceito para entender como trabalhar o endomarketing na prática e quais são seus reais benefícios, veja a seguir.
O que é o endomarketing afinal?
Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia que visa desenvolver ações de posicionamento e engajamento dentro da empresa. Nesse modelo, o público não são os clientes, mas os colaboradores e outros stakeholders.
A ideia básica é buscar melhorar a imagem da empresa com os colaboradores e, com isso, ter uma equipe mais motivada e produtiva.
Se o marketing externo visa investir em estratégias e maneiras de atrair, converter e fidelizar os clientes, o endomarketing busca o mesmo, só que com o chamado “cliente interno” que na prática se trata dos funcionários da sua equipe.
Quais as vantagens reais do endomarketing na sua empresa?
Se você entendeu o que é o endomarketing talvez já tenha em mente alguns benefícios, certo? Mas para ficar claro, separamos as principais vantagens da aplicação deste modelo, na rotina da sua empresa. Confira!
Produtividade otimizada
Uma vez que a empresa se mostra preocupada, aberta a novas ideias e realizando ações para melhorar o ambiente e as condições de trabalho, os colaboradores tendem a se sentir valorizados o que os torna mais produtivos como “retribuição”.
Funcionários mais motivados
As ações aplicadas visando melhorias para os funcionários também tem um efeito na motivação dos mesmos.
Ao se sentir em um ambiente confortável e estável, eles tendem a compartilhar das ambições e “vestem a camisa da empresa”.
Maior retenção de funcionários
Uma consequência da motivação e produtividade é ter colaboradores que passam a valorizar sua posição na empresa, se sentem bem neste local, sendo reconhecidos e valorizados.
A tendência é que eles não tenham tanto interesse em procurar um outro lugar para trabalhar e a sua empresa consiga reter mais talentos e possa economizar no treinamento de novos colaboradores.
Qualidade de trabalho e bem estar
A rotina de trabalho pode ser bem estressante, não é mesmo? Imagina passar por várias situações e ainda estar em um ambiente desagradável? Ao apostar em ações de marketing interno, você melhora o bem estar, diminui o estresse e, com isso, mantém alta a qualidade do trabalho.
Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
Percebeu que usamos o termo “marketing interno” para explicar o endomarketing e não “comunicação interna”? A escolha dessa palavra é justamente para evitar a confusão entre os dois.
O primeiro se refere ao marketing, ou seja, a promoção da marca ainda que para os clientes internos, que são os funcionários. Já a comunicação interna é, basicamente, a troca de informação que precisa circular nos setores da empresa.
Assim como o marketing externo, o interno busca usar estratégias e aplicar ações para atender as demandas do mercado, neste caso o mercado são os colaboradores da empresa. Eles também possuem as suas demandas e, quando bem atendidas, geram ainda mais resultado para a empresa.
7 ações de endomarketing para sua empresa
Pronto para tornar o ambiente de trabalho melhor e ter funcionários mais produtivos e motivados? Conheça algumas das principais ações de endomarketing que você pode começar a aplicar na sua empresa.
Crie uma política de benefícios
Além dos benefícios já conhecidos como vale alimentação, plano de saúde e etc. Outra forma de estimular a produtividade e motivar a sua equipe é através de benefícios em troca de metas atingidas.
Não estamos falando apenas de metas relacionadas a resultados de vendas. É possível criar premiações para funcionários assíduos, bonificações para os mais produtivos da semana, funcionário do mês entre outros.
Capacite seus funcionários
Uma das melhores formas de aumentar a produtividade de um funcionário é ensinando novas técnicas e atualizando seus conhecimentos.
Muitas equipes ficam desequilibradas ou com alta rotatividade por conta da falta de qualificação.
À medida que você integrar cursos, palestras e participações em feiras à cultura da sua empresa, mais sua equipe estará alinhada e com alto padrão técnico para desempenhar suas funções.
Faça pesquisas interna de satisfação
Precisa saber da sua equipe quais as demandas, mas tem medo de que eles tenham vergonha de dizer? Uma das formas de resolver isso é fazer pesquisas de satisfação anônimas de tempos em tempos.
Desta forma, você consegue avaliar se o que está sendo feito está ajudando e identifica gargalos que podem ser solucionados para aumentar o desempenho do seu time.
Planeje ambientes agradáveis
Trabalhar em um local que inspire a criatividade e a inovação é, sem dúvidas, uma das melhores formas de inspirar uma sensação de acolhimento.
Quando o local de trabalho se torna algo triste e sem vida, as chances da motivação cair são bem maiores.
Por isso, planeje o ambiente de forma que você se sinta bem de chegar naquele lugar, afinal você quer que seu colaborador chegue e tenha vontade de trabalhar, não é verdade?
Utilize a identidade visual da empresa na composição do ambiente de modo que gere uma identificação com a marca.
Forneça feedbacks positivos
Na maioria dos lugares, ser chamado para “falar com o chefe” é sinônimo de bronca, problema ou demissão. Uma forma de mudar isso é criar o hábito de também chamar seus funcionários para dar feedbacks positivos.
À medida que se torna comum essa conversa com tom positivo, de elogio e reconhecimento, o sentimento de temor ao chefe deixa de existir, o que gera mais respeito e empatia com essas lideranças.
E aí, entendeu o que é endomarketing? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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