Marketing digital para iniciantes: canais, estratégicas, cuidados e mais!

marketing digital para iniciantes

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Procurando algumas dicas de marketing digital para iniciantes? Então bem-vindo! Aqui é o seu lugar.  

Organizamos a seguir um guia básico com dicas sobre marketing digital para iniciantes, e uma breve passagem por esse conceito. Fica de olho!

O que é marketing digital? Chegou a hora de aproveitar essa oportunidade 

Durante muito tempo, jornais, revistas, rádio e televisão foram os principais meios de comunicação usados para a divulgação de empresas. Entretanto, com a transformação digital e o crescimento da internet no dia a dia das pessoas, o marketing digital ganhou um espaço significativo no posicionamento das empresas. 

A evolução do marketing digital se confunde com o avanço da internet, assim podemos definir que o marketing digital nada mais é que as interações das empresas com seus possíveis clientes através do uso das plataformas digitais como:

  • redes sociais, 
  • sites, 
  • blogs, 
  • email marketing,
  • anúncios e muito mais!

A partir disso foram criadas diversas opções, especialmente de marketing de relacionamento, para que as empresas pudessem atrair clientes em potencial usando os recursos digitais. 

Atualmente, uma lista de estratégias de marketing digital para iniciantes e empresas acostumadas com esse tipo de ação, despontam como indispensáveis na busca por novos compradores. Entre elas: 

  • Marketing de Conteúdo,
  • Redes Sociais,
  • SEO – Otimização do Site para o Google,
  • Mídia Paga.

Entretanto, antes de pensar em começar a colocar a mão na massa, é preciso que você conheça algumas dicas de marketing digital para iniciantes, que vão permitir que seu trabalho seja sempre melhor e atraia excelentes – E REAIS – resultados. 

Ah, mas se quiser começar a se aprofundar em algumas dessas estratégias, aperte o play e assista o vídeo abaixo.

5 dicas fundamentais para marketing digital para iniciantes

Talvez você já tenha ouvido alguém falar que não teve resultado com o marketing digital. De fato, alguns comportamentos podem impedir que você tenha sucesso. Afinal, existe uma grande concorrência pela atenção de seus consumidores, e para atraí-la é fundamental tomar alguns cuidados e seguir alguns processos. 

Sobre isso, separamos 5 dicas de marketing digital para iniciantes para quem está começando:

  1. Nunca pare de se atualizar através dos estudos 
  2. Seja sempre curioso e ame o que você escolheu fazer
  3. É  importante saber o máximo possível, mas se especialize
  4. O inglês deixou de ser um diferencial 
  5. Abuse do Networking, isso faz toda a diferença 

Entenda mais sobre cada uma delas, a seguir. 

#1 Nunca pare de se atualizar através dos estudos 

Para abrir nossa lista sobre marketing digital para iniciantes não podemos deixar de falar sobre a importância de estudar sobre o tema e não parar nunca. 

Por se tratar de uma área em que não param de aparecer novidades é fundamental estar atualizado sobre o assunto. O que não falta são cursos sobre marketing digital.

Alguns temas aparecem como os principais quando o assunto é estudar sobre marketing digital são:

  • SEO
  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Mídias Sociais 
  • Google Analytics
  • E-mail marketing
  • Automação de Marketing

#2 Seja sempre curioso e ame o que você escolheu fazer

Seguindo as nossas dicas de marketing digital para iniciantes precisamos falar sobre a importância de amar o que você escolheu para sua vida profissional. 

Isso na verdade serve para todas as áreas profissionais, mas podemos dizer que para essa é fundamental.

Quando gostamos do que fazemos a vontade de aprender é contínua. Esse é um comportamento de empreendedores de sucesso. Quanto mais estamos inseridos no assunto, a criatividade, a capacidade de inventar e sair da caixa são afloradas. 

Então bora usar da criatividade para mandar bem na hora de criar estratégias, ações e soluções de seus clientes ou produtos 

#3 É importante saber o máximo possível, mas se especialize

Neste mundo tão competitivo é importante saber o básico de diferentes áreas dentro do marketing digital, entretanto, é fundamental se especializar em uma e se garantir nela. 

Caso você resolva se tornar um especialista em tráfego pago, por exemplo, é fundamental dominar tudo sobre as ferramentas de anúncio, como Google Ads e Facebook Ads

É claro que você pode se especializar em mais de uma área, mas a dica que podemos dar para os iniciantes no mercado é primeiro encontrar o seu nicho e focar nele 

#4 O inglês deixou de ser um diferencial 

Como assim falar inglês não é mais um diferencial? Isso mesmo, entender o básico que seja de inglês é quase que uma obrigação quando pensamos em trabalhar com marketing digital.

O inglês se tornou muito importante, pois vários dos melhores cursos, eventos e artigos desta área são realizados na língua inglesa. 

Mas calma, não precisa ficar desesperado caso não seja fluente. Atualmente existem ferramentas para auxiliar na tradução, mas saber o básico é fundamental para a evolução dentro da profissão. 

Então invista em si e comece a planejar adicionar o inglês no seu dia a dia.

#5 Abuse do networking, isso faz toda a diferença 

Para fechar nossa lista de dicas que vão auxiliar no marketing digital para iniciantes não podemos deixar de falar sobre a importância de se fazer um bom networking. Isso é fundamental para qualquer empreendedor.

Você é uma pessoa que não costuma se socializar com outras pessoas? Isso pode ser algo que vai te atrapalhar na profissão. Afinal, é fundamental a troca de experiências com outros profissionais e a construção de parcerias.

Ter uma rede de contatos é uma ótima estratégia para quem está começando na área também. 

Nada como conhecer novas pessoas e se tornar conhecido na área. Isso com toda certeza vai te auxiliar na profissão. Pois nenhuma propaganda do seu trabalho vai ser maior que o boca a boca e indicações de pessoas relevantes.

Com todas essas dicas sobre marketing para iniciantes é hora de arregaçar as mangas, escolher bons cursos e ferramentas e começar a crescer nesse mercado, seja para oferecer esse trabalho a outras empresas ou fazer o seu próprio negócio crescer! 

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais