Ir para o conteúdo
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG
Menu
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG

Como e porque configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify? [GUIA COMPLETO]

  • Amanda Britto
  • dezembro 22, 2022
configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se o aplicativo que calcula o frete que a sua loja falha, o que acontece? Nenhum valor é cobrado? O cliente não consegue concluir o negócio? Você perde a venda ou precisa completar o valor da entrega? Todas essas perguntas podem ser melhor respondidas quando você sabe configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify.

A verdade é que mesmo a melhor tecnologia e os melhores aplicativos de frete podem falhar e você precisa estar preparado para oferecer uma solução que atenda ao consumidor no momento da conclusão da compra. 

É para isso que funciona o backup caso o app de frete falhe na Shopify.

Mas, afinal, como usar essa solução, quais opções você tem e o que melhor funciona? 

Porque é essencial configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify?

Antes de mais nada, é preciso entender porque você precisa saber configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify, o motivo é bem mais simples do que parece. 

Acontece que os aplicativos de entregas mais usados pelos lojistas, entre eles os Correios, tem uma recorrência de queda. Ou seja, o sistema trava, para de funcionar, e não oferece uma opção de frete atualizada ao comprador. 

Por conta disso, mesmo que o app apresente um valor de cobrança ao cliente, esse preço pode estar defasado no momento em que o cliente for concluir a compra. 

Ao configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify, você previne que isso aconteça. 

Afinal, os últimos valores calculados para o frete são salvos e, se o sistema cair, os preços mais recentes serão utilizados como parâmetro para o fechamento da compra.

Como configurar e quais apps fazem backup automático de frete?

Como dissemos acima, aplicativos de frete podem sofrer problemas como inatividade. Ela é identificada quando o app não responde com o preço e prazo do frete por mais de 10 segundos. 

Isso pode levar a uma perda de vendas porque os checkouts de seus clientes podem falhar e, como resultado, os pedidos podem não ser concluídos. 

Mas, é claro, isso tudo pode ser evitado e para isso é preciso configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify. 

Quando o backup é ativado o preço de frete salvo pelo sistema aparece para o comprador para que eles possam concluir a compra.

E para que isso aconteça automaticamente você tem alguns caminhos, entre eles usar um app de frete que tenha a funcionalidade de backup, como é o caso da Gadol apps, que apresenta esse recurso em seus planos mais caros.

Como ativar o backup caso o app de frete falhe na Shopify? 

Dentro da Shopify você pode ativar esse recurso de maneira simples, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o admin da sua loja na Shopify;
  • Vá até a seção “configurações” e depois na aba “Frete e Entrega”;
  • Na parte de frete, habilite a opção que diz: “Exibir taxas de backup quando as taxas de app ou transportadora não estão disponíveis”;

Pronto, sempre que seu app de frete demorar mais do que 10 segundos para responder a um comprador, irá aparecer um banner indicando que as tarifas de backup serão aplicadas.

O problema aqui é que, por enquanto, as taxas de backup da Shopify são padronizadas, não podendo ser personalizadas por você, por isso, os valores serão exibidos seguindo os seguintes critérios:

  • o endereço do local de processamento do pedido (de onde ele sai);
  • o endereço final de entrega do cliente (para onde ele vai);
  • o peso total do produto;
  • o valor total do produto.

Vale ressaltar que, caso seu produto não tenha o peso especificado em sua descrição, e essa medida faça diferença no preço do frete, quando as taxas de backup forem aplicadas, o peso será considerado zero.

Vale ressaltar que, pelo fato de ser uma plataforma canadense, a Shopify estipula esses valores das taxas de backup baseados no dólar. Logo, é possível que o custo do frete aumente significativamente caso você habilite essa função.

Fretes backup para Brasil

Usando a opção da Shopify para entregas feitas dentro do Brasil, por exemplo, a taxa padrão é de US$10, algo em torno de R$52,84. 

Já para pedidos que saem do Brasil para serem entregues em outros países, o valor é de US$20, que sai por volta de R$105,64. 

O mesmo vale para quem faz dropshipping e trabalha com produtos que vêm de outros países, mas nesse caso existem tarifas diferentes dependendo da origem e do destino. 

Para ver a tabela com as taxas de frete backup completa, acesse a central de ajuda da Shopify.

O futuro do backup para app de frete na Shopify

Como destacamos anteriormente, a Shopify é uma plataforma robusta e uma das referências do mercado e, por isso, não é comum que a mesma mantenha por muito tempo, problemas como esses sem resolução.

Entramos em contato com o suporte da empresa, para saber o que está sendo feito para facilitar para o lojista brasileiro configurar backup para caso o app de frete falhe, e a boa notícia é que a plataforma já deve lançar uma melhoria em janeiro de 2023.

A Shopify está atualizando as configurações para incluir taxas de frete backup como uma segurança obrigatória em todos os sistemas de entrega.

Essa será uma boa forma de ter acesso a taxas padronizadas que são aplicadas de maneira automática caso seu app de frete apresente problemas, evitando prejuízos e desistências por parte do cliente.

E aí, entendeu como configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais dicas para otimizar seu e-commerce acessando os nossos artigos sobre os melhores aplicativos para vendas.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

PrevAnteriorComparativo entre apps de ERP na Shopify [GUIA COMPLETO]
Próximo11 melhores apps de frete para Shopify e tudo que eles têm a oferece para o seu e-commerceNext

Explore mais

marketing

Descubra o poder do conteúdo personalizado na fidelização de clientes

Em uma era digital onde a informação é abundante, o conteúdo personalizado tornou-se o coração da estratégia do marketing. Antigamente, as empresas percebiam os consumidores

Bruna neves 6 de novembro de 2023
marketing

Tendências no mercado contábil: como se diferenciar dos concorrentes através do marketing

O mundo inteiro, nos últimos anos, vem passando por uma transformação digital, principalmente com a explosão das inteligências artificiais como o Chatgpt. E, a contabilidade,

Bruna neves 9 de outubro de 2023

Redes Sociais

© 2024 All Rights Reserved