O que é afiliado digital e como se tornar um? Comece um novo negócio

afiliado digital

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Já ouviu falar em afiliado digital? Sabe como funciona? Quem pode ser? Quais os benefícios desse tipo de negócio? 

Se essas perguntas ainda te causam incertezas, você está no lugar certo. Nosso objetivo, ao longo deste artigo, é responder a essas e outras dúvidas comuns sobre o assunto. Por isso, acompanhe e entenda se esse negócio é para você. 

Leia também: O Que Significa Empreendedorismo Digital? Veja O Que É Como Entrar Nesse Ramo

O que é afiliado digital?

Afiliado digital é um profissional que atua na divulgação de produtos e serviços oferecidos por outras empresas e recebe uma comissão a cada venda iniciada a partir do link compartilhado e divulgado por ele. 

Geralmente, o afiliado é um produtor de conteúdo digital que usa seus canais para divulgar as soluções oferecidas por outras marcas, em troca de um percentual por venda. 

Ao invés de precisar desenvolver o próprio produto e serviço, o afiliado digital atua exclusivamente na divulgação do que está sendo vendido por outra marca. 

Se você quer empreender, mas não sabe com o que, o marketing de afiliados pode ser a resposta certa para dar os primeiros passos. Afinal, estamos falando de uma opção de empreendimento barata, simples de executar e que pode ser iniciada em pouco tempo.

Além disso, é possível fazer parte de vários programas de afiliados ao mesmo tempo, divulgando diferentes tipos de produto e serviços e multiplicando sua a fonte de renda, sem precisar aumentar, na mesma proporção, o investimento realizado.

Qualquer pessoa pode ser um afiliado, e cada programa tem suas regras, por isso é preciso ficar atento se você cumpre todos os requisitos da empresa da qual deseja se tornar parceiro. 

O que é marketing de afiliados? 

Marketing de afiliado é o nome da estratégia de marketing e vendas usada pelas empresas para ampliarem o alcance de suas ofertas. 

Afinal, por meio de afiliados digitais a organização consegue levar seu produto ou serviço para um grupo de pessoas que acompanham o produtor de conteúdo parceiro.

Além do alcance, é importante destacar que o marketing de afiliados é uma estratégia com baixo custo para a organização, afinal, a comissão apenas será paga ao afiliado em caso de sucesso da estratégia.

Esse sucesso pode ser medido de formas diferentes. Em alguns casos a comissão é paga apenas quando uma venda é realizada, em outros programas existe uma comissão também para cada visitante que o afiliado é capaz de levar ao site da empresa que vende a solução. 

Se você pretende criar um programa de afiliados para seu negócio, pode escolher o modelo de remuneração de acordo com a sua estratégia.

Como funciona o programa de afiliados? 

O programa de afiliados é o canal pelo qual produtores de conteúdo e empresa se unem. 

Um negócio que deseja investir nessa tática precisa criar um programa para que os afiliados possam se cadastrar e receber as instruções necessárias para iniciar o trabalho de divulgação. 

Grandes empresas como Amazon, Booking e Hotmart oferecem programas como este e aproveitam a audiência de outros canais para ampliar suas vendas. 

Não é necessário que haja uma contratação do parceiro que irá divulgar os produtos ou serviços da marca. Geralmente, o afiliado apenas precisa se cadastrar em uma página especialmente criada dentro do site da empresa que oferece o programa. 

Observe, a seguir, a página do programa de afiliados do Booking

Depois do cadastro, o afiliado recebe um link exclusivo que identifica todas as conversões que tiveram origem em suas plataformas.

Em outras palavras, todas as vezes que um usuário acessar o site da empresa usando o link exclusivo do afiliado, a empresa irá identificar qual parceiro conseguiu essa conversão e contabilizará a comissão que deverá ser paga. 

É preciso, entretanto, que o afiliado fique atento para divulgar o link exclusivo em seus conteúdos, afinal, apenas por ele a empresa parceira é capaz de contabilizar novos usuários em sua carteira digital.

Benefícios de se tornar um afiliado digital

Se você ficou interessado em se tornar um afiliado digital, organizamos algumas das vantagens de dar esse passo:

  • trabalhar como afiliado significa que você estará iniciando um negócio seu como empreendedor, se tornando seu próprio chefe, 
  • é possível começar com baixo custo inicial, já que você não precisa criar um produto ou serviço e pode empreender em casa
  • trabalhe onde, como e quando quiser, 
  • fale sobre os assuntos que você gosta, divulgue produtos desse setor e ainda ganhe por isso, 
  • se você quiser pode começar hoje mesmo!

Por onde começar? 

O primeiro passo é definir o nicho de mercado em que deseja atuar e por quais canais deseja divulgar conteúdo e os links de afiliados, por exemplo, você pode falar sobre games e usar a Twitch, Youtube e um blog para produzir conteúdo e divulgar os links de afiliados. 

Depois disso é hora de encontrar um ou mais programas que estejam alinhados à sua persona e ao assunto que você aborda. Faça seu cadastro e mãos na massa!

Para fazer o cadastro em programas de afiliado, geralmente, você só precisa de: 

  • ter um email válido;
  • possuir um documento de identidade;
  • ter 18 anos ou mais.

Pra você que vai começar sua empreitada como empreendedor, te convidamos a conhecer o portal Negócios em Mente. Aqui você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais