O que são leads: por que e como usar na sua estratégia?

o que é leads

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Lead é um dos termos mais usados no marketing digital, mas você sabe o que ele significa e porque vem se mostrando tão importante? Se a sua resposta é não, então continue com a gente neste artigo. 

Nosso objetivo é ajudar você, empreendedor, a compreender tudo sobre esse assunto e começar a construir uma estratégia de marketing de relacionamento que seja de fato eficaz. Curtiu? Então vamos lá!

O que são leads?

Dentro da empresa de marketing digital, leads são contatos de pessoas que chegaram até a sua empresa, demonstrando algum interesse em seu produto, serviço ou conteúdo. 

Esse lead então pode ser considerado uma oportunidade de negócio para a sua empresa. 

Sendo isso, é fundamental que haja uma estratégia para transformar essa oportunidade em um cliente real. A esse conjunto de ações damos o nome de gestão de leads. 

Ao mesmo tempo, se os leads são oportunidades de venda, sua empresa também deve investir em gerar mais contatos com este, correto? É por isso que é cada vez mais comum vermos táticas de captação de leads no escopo de um plano de negócio. 

O fluxo funciona da seguinte forma: 

  • captura (geração),
  • gestão, 
  • conversão.

Antes de continuar, saiba que o marketing de conteúdo será indispensável para a sua estratégia, por isso, se você ainda não sabe como ele funciona, aperte o play e tire suas dúvidas.

Como gerar leads?

Vamos recapitular: o lead é uma oportunidade de venda que chegou até a sua empresa, demonstrando algum interesse no que ela tem a dizer ou oferecer. 

Uma vez que estamos falando de alguém que chegou até a sua empresa, podemos falar que o lead é fruto de uma estratégia de Inbound Marketing

No Inbound Marketing a empresa usa canais e conteúdos para atrair os usuários da internet, a partir da participação no processo de pesquisa e compra dele. 

Calma, eu explico! 

Imagine que um usuário está em busca de uma solução para controlar as finanças da empresa que gerencia. É um pequeno negócio e ainda não há nenhum tipo de acompanhamento sobre o assunto. 

Do outro lado da moeda está uma empresa que oferece um sistema simples de gestão financeira que ainda integra estoque e cadastro de clientes. 

Em uma pesquisa no Google, o usuário encontra um post em um blog que indica uma planilha gratuita de controle de fluxo de caixa. 

Ele clica no link, acessa a página para fazer o download da planilha, preenche os dados que estão sendo solicitados como nome e e-mail. Depois disso, a recebe o material na caixa de entrada do e-mail. 

Essa planilha, entretanto, foi oferecida pela empresa que citamos acima, a mesmo que oferece um sistema simples e completo de gestão para pequenos empreendedores. 

Uma vez que o usuário cadastrou seu dados em para obter um material oferecido por uma empresa, ele se mostra interessado e, por isso, passa a ser chamado de lead!

A etapa da gestão de leads

Ao capturar um lead a empresa precisa realizar a gestão desse contato. De maneira bem simplificada, esse gerenciamento significa estabelecer uma comunicação relevante, com o intuito de mostrar ao lead que a solução que a organização oferece é a melhor opção para solucionar os problemas que ele apresenta. 

Perceba que a planilha que foi oferecida na etapa de captura do lead ajuda na solução do problema apresentado, mas é manual e não tão eficiente quanto um sistema completo como o oferecido pela empresa.

A gestão desse lead pode começar a ser feita a partir do e-mail marketing, por exemplo. Outros canais como SMS e redes sociais também podem ser considerados. 

O objetivo dessa etapa é oferecer mais conteúdos relevantes para os usuários e contribuir para que eles avancem no funil de vendas, até que tomem a decisão de comprar a oferta. 

Para isso a empresa pode usar publicações em blog, depoimentos de outros clientes, promoções, outros materiais ricos como ebooks e vídeos.

Não seja chato e insistente. Ao contrário, busque sempre oferecer materiais de qualidade, que sejam relevantes para o lead. 

Para que isso possa ser feito com eficiência é fundamental que você conheça tudo sobre seus contatos:

  • desejos, 
  • necessidades, 
  • comportamentos, 
  • interesses, 
  • dores e mais. 

Ao conhecer o cliente que a sua empresa deseja atingir, existe uma chance maior de atrair leads qualificados, já na etapa de geração desses contatos, e aumentar a taxa de conversão desses leads em clientes, na etapa de gestão. 

Entenda tudo sobre como criar a persona da sua empresa, no vídeo abaixo.

Conversão de leads em clientes

Depois de todo o trabalho de gestão do lead, sua empresa tem mais chances de transformar esse usuário, que inicialmente estava apenas procurando por dicas sobre como melhorar o controle financeiro, em um cliente pagante.

Para isso, entretanto, é fundamental que haja alinhamento entre os benefícios da solução com as necessidades e com o perfil do cliente.

Isso inclui o preço do produto, a facilidade de uso e implementação, a oferta feita, a qualidade do atendimento e mais.

Lembre-se de usar recursos como copywriting para produzir conteúdos que convençam o usuário a fazer um teste da sua solução, por exemplo.  

Benefícios de uma estratégia de gestão de leads

Inclui uma estratégia de leads, como a que apresentamos acima, oferece a sua empresa diferentes benefícios como:

  • ampliar o alcance da marca, produtos e serviços, 
  • alcançar mais clientes em potencial qualificados, 
  • melhorar a relação entre a empresa e prospects, 
  • aumentar as taxas de conversão, 
  • contribuir diretamente para a jornada de compra do cliente, 
  • diminuir o ciclo de venda e mais.

Agora que você sabe tudo sobre o que são leads é hora de colocar a mão na massa. Para isso, você vai precisar de softwares que vão contribuir para a geração e gestão de leads. 

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra uma lista de ferramentas de marketing para tornar sua gestão mais eficiente. Além disso, tenha acesso também a muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais