Bolsa de empreendedorismo: dicas e soluções para quem deseja empreender

Bolsa empreendedorismo

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Empreender vai te ajudar a aplicar o seu tempo e as suas habilidades em algo que irá te proporcionar valor profissional e independência financeira. Sem dúvida, esse é o sonho de muitas pessoas. 

Ainda é comum ouvirmos que para ser um empreendedor é necessário ter habilidades e talento que apenas poucas pessoas possuem, mas na verdade, as habilidades para ser um bom empreendedor, podem e devem ser treinadas e aprimoradas – por qualquer pessoa que realmente queira iniciar um novo negócio.

Quem deseja empreender deve buscar uma maneira de iniciar esse caminho, seja por meio de cursos ou até mesmo da bolsa de empreendedorismo, que vai dar o pontapé inicial na sua conquista. Junte a isso a motivação e a vontade de crescer.

Bolsa empreendedorismo existe? Como me preparar para começar a empreender?

Atualmente o programa mais procurado pelos empreendedores é o Bolsa Empreendedor. Para se cadastrar, em primeiro lugar você precisa fazer parte do programa Bolsa do Povo.

A Bolsa do Povo é um programa de assistência social criado pelo Governo do Estado de São Paulo e vai beneficiar mais de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa possui sete eixos: 

  1. Assistência social
  2. Educação
  3. Esporte
  4. Habitação
  5. Qualificação profissional
  6. Saúde
  7. Trabalho

Para atender a cada um desses eixos são desenvolvidas e aplicadas ações sociais diversas.

Como funciona o programa Bolsa Empreendedor?

O programa está sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e tem o objetivo de apoiar empreendedores informais em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo.

O programa se estrutura com base em 3 pilares: 

  • curso de qualificação para empreendedores,
  • formalização do Microempreendedor Individual (MEI),
  • uma bolsa de empreendedorismo no valor de R$1.000, divida em duas parcelas de R$500. 

Quem pode participar e obter a bolsa de empreendedorismo?

Para participar do programa e se candidatar à bolsa de empreendedorismo é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles: 

  • ser alfabetizado,
  • ter mais de 18 anos,
  • estar desempregado ou ser MEI,
  • ser morador do estado de SP.

Vagas prioritárias

Cumprindo essas exigências, existem ainda algumas prioridades consideradas pelo programa para a distribuição da bolsa empreendedorismo, são elas:

  • pessoas com baixa renda,
  • mulheres,
  • pretos, pardos ou indígenas,
  • jovens (18-35 anos),
  • pessoas com deficiência.

Cronograma da Bolsa Empreendedorismo 2022

Para aproveitar os benefícios, como os cursos de capacitação, e o apoio financeiro do Bolsa Empreendedorismo, é importante que você esteja atento às datas do edital: 

  1. As inscrições podem ser feitas no site do programa Bolsa do Povo e serão de Março a Setembro de 2022. Os cursos terão 130 mil vagas disponíveis e serão ofertados de Abril a Outubro de 2022.
  2. Todos os meses os selecionados vão ser notificados por e-mail e SMS e convocados para ingressar no programa no mês seguinte. Caso o participante não seja chamado, mas for elegível, segue para a lista de espera.
  3. Os cursos terão a carga horária média de 10 horas (com a duração de uma semana).

Mas, afinal, quais são esses cursos e quem oferece? O curso será oferecido em parceria com o Sebrae no programa Empreenda Rápido.

É disponibilizado no formato online conforme as vagas disponibilizadas.

Serão enviadas todas as informações de acesso ao curso por SMS e e-mail pelo Sebrae.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o programa, acesse https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/bolsa-empreendedor/.

Confira alguns cursos que vão de auxiliar em sua jornada como empreendedor

Agora que você já descobriu como conseguir uma bolsa de empreendedorismo e como se cadastrar no programa Bolsa Empreendedor, vamos trazer alguns cursos que irão colaborar muito para o seu desenvolvimento. 

Estes cursos são muito importantes para quem deseja empreender com sucesso, e o melhor, são gratuitos!

Empreendedorismo: como investir no seu negócio

Este curso funciona como um guia para o empreendedor, vai te auxiliar desde o início e te preparar para começar o seu negócio. 

Nele você vai aprender a montar um plano de negócios e também a administrar o dia a dia da sua empresa.

É necessário se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.

Marketing digital: planejar para vender pela internet

O Sebrae é uma ótima opção de apoio para o empreendedor, e neste curso gratuito em especial, ele nos leva ao mundo do marketing digital. 

Com ele você irá aprender a identificar as oportunidades para o seu negócio online e como usá-las a seu favor, conhecer a influência da internet nos negócios e os canais de venda pela internet.

A importância estratégica da marca: conceitos básicos

Um curso oferecido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) é importantíssimo para quem deseja empreender e colocar a sua marca no mercado. 

Abordando conceitos de branding como centrais de marca, imagem e reputação, o curso também traz uma ampla visão dos componentes que envolvem um projeto de branding.

Planejamento estratégico para empreendedores

O curso da Endeavor é essencial para quem está iniciando como empreendedor, ou para aqueles que têm dificuldade com o planejamento estratégico do seu negócio. 

Com este curso você irá conhecer a metodologia e as etapas do planejamento, entender os modelos de gestão necessários para executar sua estratégia e construir um plano de ações para criar e desdobrar as suas metas.

Mantenha-se em evolução

Não é apenas com uma bolsa de empreendedorismo que iremos garantir o sucesso do nosso negócio não é mesmo? 

É preciso que você se prepare para o mercado e planeje passo a passo suas ações para minimizar qualquer problema que vier a impactar o seu negócio. 

Agora que você já tem em mãos ótimas opções de cursos para alavancar o seu negócio e também como conseguir a sua bolsa de empreendedorismo como forma de apoio, que tal dar o primeiro passo rumo ao sucesso da sua empresa? 

Qualquer dúvida que você tiver sobre o mundo do empreendedorismo, teremos o prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais