Como ser um empreendedor? Boas práticas para aumentar suas chances de sucesso

como ser um empreendedor

Compartilhe esse post

Apesar das dificuldades para empreender, existem formas de prosperar, abrindo seu próprio negócio. Neste artigo, organizamos alguns passos sobre como ser um empreendedor e alcançar o sucesso com sua empresa. 

Afinal, o que é um empreendedor de fato?

Antes de partirmos para as dicas de como ser um empreendedor, primeiro é preciso voltar no tempo e buscar a definição deste termo. Segundo o economista Joseph A. Schumpeter, autor do livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia” de 1942, o empreendedor é um visionário.

É claro que a prática é o que vai diferenciar um empreendedor de um sonhador, se você pensar um pouco deve lembrar de algumas grandes ideias suas ou de outras pessoas que acabaram não saindo do papel.

O empreendedor é justamente a pessoa que vai agir para que aquela ideia se transforme em algo concreto e gere valor no que está sendo vendido ao público.

Ser um empreendedor passa muito pela capacidade de:

  • identificar um problema,
  • elaborar uma solução,
  • desenvolver um produto ou serviço viável.

Os aplicativos de carona, como o Uber, por exemplo, surgiram da necessidade de uma forma de transporte alternativa que fosse mais cômoda e mais barata que o serviço de táxis.

Como ser um empreendedor: 8 dicas essenciais para ter sucesso

A seguir, organizamos 8 dicas sobre como ser um empreendedor na prática, isso inclui:

  1. Faça um planejamento
  2. Compartilhe sua ideia
  3. Conheça bem seu público-alvo
  4. Organize bem as finanças pessoais e da empresa
  5. Invista em capacitação
  6. Seja paciente e persistente
  7. Utilize estratégias de marketing
  8. Escute o que seus clientes tem a dizer

Entenda cada etapa, a seguir.

Faça um planejamento

O primeiro passo para tirar qualquer ideia do papel é planejar, você só consegue mensurar o resultado de cada ação quando planeja quando cada uma será aplicada, acompanha o processo e realiza os ajustes necessários.

Por isso, crie o hábito de atualizar uma agenda com todos os compromissos e atividades que você precisa realizar para que seu projeto ande para frente:

  • liste o que precisa ser planejado, 
  • organize as tarefas que já podem ser executadas, 
  • coloque um prazo em cada atividade. 

Compartilhe sua ideia

Um dos maiores medos de quem busca como ser um empreendedor é o de compartilhar sua ideia por medo de alguém roubá-la, no entanto o importante aqui é escolher para quem você vai expor seus projetos.

Essa prática é importante porque existem diversas pessoas que investem em projetos bem estruturados e que possam dar retorno financeiro, um exemplo, são os investidores anjo

Por isso, vale a pena expor sua ideia geral, sem entrar em pormenores, para tentar chamar a atenção destas pessoas.

Conheça bem seu público-alvo

Outro ponto fundamental é conhecer bem para quem você vende ou vai vender, só será possível entregar produtos com valor se você souber o que seus consumidores anseiam.

No entanto, esse conhecimento não pode ser algo raso ou puramente um feeling, é preciso pesquisar sobre as caraterísticas do seu público, se possível encomendar uma pesquisa de mercado até definir bem as personas do seu negócio.

Organize bem as finanças pessoais e da empresa

Nenhuma empresa consegue crescer se não existe um controle das finanças. Atualmente existem aplicativos gratuitos que permitem a gestão financeira segura e simples do seu negócio. 

Caso você seja um empreendedor solo, utilize planilhas, aplicativos ou programas de controle de custos, comece enumerando os ativos da empresa e organizando o fluxo de caixa para evitar surpresas. 

Invista em capacitação

Seja qual for o empreendedor de sucesso que você se espelhar ou admirar, tenha certeza que ele está sempre se qualificando. 

O mercado é muito dinâmico e as coisas mudam muito rapidamente, por isso, um dos segredos é se manter atualizado.

Procure separar uma verba mensal destinada exclusivamente para capacitação pessoal e dos seus funcionários, desta forma, você está destinando parte do dinheiro da empresa a algo que vai gerar mais dinheiro.

Seja paciente e persistente

Um dos principais desafios de empreendedores iniciantes é a ansiedade para resultados rápidos. Isso é normal, no entanto sabemos que nem sempre as coisas vão dar certo logo de cara e, por isso, é preciso ter a cabeça no lugar e não se precipitar.

Utilize estratégias de marketing

Outra maneira de se tornar um empreendedor de sucesso é conhecer mais sobre as estratégias e ferramentas de marketing e usá-las ao seu favor. 

Com um mundo cada vez mais conectado, não importa o que você vende, sempre é possível alcançar mais pessoas.

Comece criando um fluxo de conteúdo nas redes sociais, conhecendo as ferramentas para criação de anúncios como Facebook e Google Ads e siga se aprimorando. 

Caso tenha pouco tempo, busque contratar mentorias para capacitar você e seus colaboradores.

Considere também contratar uma agência, profissional autônomo ou montar uma equipe qualificada para esse setor tão importante para o aumento das vendas.

Escute o que seus clientes tem a dizer

A melhor forma de entender se os clientes estão satisfeitos é perguntando para eles sobre experiências que viveram. 

Aplique pesquisas de satisfação, assim você consegue respostas diretas e informações quentes para fazer pequenas mudanças e alcançar excelentes resultados como:

  • aumento da fidelização, 
  • ampliação do ticket médio,
  • conversão de mais clientes por indicação, 
  • aumento das vendas.

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a se sentir mais seguro sobre o que fazer para ser um empreendedor. Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais