10 Dicas de empreendedorismo feminino: os melhores caminhos para fazer seu negócio decolar

dicas de empreendedorismo feminino

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dar os primeiros passos na abertura de um negócio pode ser assustador, mas com algumas dicas de empreendedorismo femino você pode se sentir mais segura e acelerar seu crescimento. 

Top 10 dicas de empreendedorismo feminino

Muitos dos melhores caminhos para empreender são mais simples do que se pensa, tudo passa por ter organização, foco, persistência e a ir aos lugares certos

A seguir, organizamos 10 dicas de empreendedorismo feminino que vão desde a escolha do nicho da empresa até ações práticas que vão te ajudar no dia a dia da organização. Por isso, mesmo que você já tenha começado sua empresa, essas dicas também são para você. Acompanhe. 

1. Explore suas habilidades pessoais e escolha uma área com a qual você se identifique

A primeira das dicas de empreendedorismo feminino não podia ser outra, é preciso conhecer bem suas habilidades antes de empreender alguma coisa.

Tente encontrar seus talentos e revisitar assuntos sobre os quais você se interessa. Isso vai te ajudar a ter maiores chances de sucesso.

Um dos grandes erros de empreendedores iniciantes é apostar em áreas em que eles não têm nenhum conhecimento. 

Se você quer fazer isso, a sugestão é que traga para a equipe alguém que entenda tudo sobre o setor e que possa te ensinar. De outra forma você vai demorar muito a crescer. 

Antes de começar se questione: você gosta desta área? Se vê trabalhando nela daqui há 5 ou 10 anos?

2. Conheça bem o seu nicho de mercado

Após identificar uma área da qual você tenha afinidade e certo nível de competência, agora é a hora de conhecer bem este nicho de mercado

Nessa etapa, a dica é procurar entender como é possível empreender dentro daquele nicho, quais são suas referências, onde é possível começar, onde é possível aprender mais e por aí vai.

Busque também por espaços e demandas que ainda não foram atendidas dentro desse setor. Essa é uma forma de acelerar seu crescimento e encontrar menos concorrência. 

3. Aprenda a gerir seu tempo e a aumentar a produtividade

Um dos principais fatores que emperram o crescimento de qualquer empreendedora é a má gestão do tempo. 

No começo tudo é empolgação e a vontade é de abraçar o mundo e cair de cabeça, mas é preciso se organizar para que a produtividade seja mais alta.

Para isso, vale a pena utilizar algumas ferramentas para gerir suas tarefas como o Trello, por exemplo, e organizar sua agenda para otimizar seu tempo.

4. Invista tempo e dinheiro em capacitação

Por mais que você adore o que está vendendo e tenha conhecimento da área, sempre há algo para aprender. 

Por isso, ao organizar sua agenda separe um tempo para estudar e aprender com as referências na área.

Sempre que possível invista seu dinheiro em cursos e materiais ricos que tenham valor agregado. 

A dica aqui é ficar de olho nas empreendedoras que se destacam na mesma área e seguir as dicas de capacitação que elas dão.

5. Capriche na identidade visual da sua marca

Outra das dicas de empreendedorismo feminino valiosa é investir um tempo de qualidade no desenvolvimento da sua logomarca e na produção de uma identidade visual bem feita.

Procure profissionais de design que tenham outros trabalhos na mesma área que você, mas que sejam versáteis para criar algo que se destaque da concorrência. Procure fugir dos clichês, mas não invente demais para não descaracterizar a marca.

Se quiser fazer sua logomarca sozinha, indicamos uma ferramenta gratuita e simples de usar: Canva.

6. Planejamento estratégico é tudo

Quando pensamos em um empreendedor uma das imagens comuns é de alguém que está sempre em ação, certo? Produzir, sem dúvidas, é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas as ações precisam ser planejadas e as metas e objetivos traçados.

Por isso, em cada ciclo, procure sentar-se com sua equipe, ou sozinha se for uma empreendedora solo, e planejar tudo. 

Crie metas reais e estabeleça o caminho com as tarefas que serão desenvolvidas para alcançar seus objetivos.

7. Procure parcerias e recursos para viabilizar seu negócio

Qualquer negócio precisa de recursos e capital para sair do papel, não é verdade? 

Nem sempre temos as condições para começar a empreender, neste caso é preciso buscar alternativas como empréstimos, investidores, sócios ou parceiros.

Neste caso, busque fazer uma apresentação bem completa da sua ideia e dos produtos para apresentar para possíveis parceiros que possam se interessar em investir em você. 

Quanto melhor você conseguir “vender seu peixe” maiores as chances de atrair outros empreendedores interessados em ingressar em um negócio com boas chances de lucro.

8. Não espere por todos os recursos para começar

Se tem uma dica de empreendedorismo feminino que precisa sempre ser repetida é essa: o que mais vemos são ótimos projetos que não vão para frente, pois as empreendedoras esperam o tal “momento certo” onde todos os recursos virão para dar o start.

Esse momento não existe, e quanto mais tempo você esperar maiores as chances de que os poucos recursos que você tem precisarem ir para outro lugar. 

Por isso, nunca trabalhe apenas com o ideal, mas busque ser o mais flexível possível.

9. Participe de redes e comunidades com outras empreendedoras

Cada dia mais mulheres empreendedoras vêm se reunindo em grupos, fóruns e comunidades para se ajudarem a crescer junto. 

Procure em sua cidade ou em regiões próximas esses grupos para que todas se fortaleçam juntas. 

10. Conheça a história de grandes empreendedoras brasileiras

Por fim, a última das dicas de empreendedorismo feminino da nossa lista é um conselho que serve para quase todo tipo de negócio: conheça a história dos melhores na sua área, entenda como eles chegaram onde chegaram. 

Isso ajuda a se inspirar e persistir no seu empreendimento.

Veja algumas das empreendedoras brasileiras mais bem-sucedidas e procure conhecer a sua trajetória:

  • Luiza Trajano – Magazine Luiza;
  • Andreza Rocha – CEO Afrotech;
  • Ana Fontes – Fundadora da Rede Mulher Empreendedora;
  • Amanda Graciano – Startup Hunter.
  • Nathalia Arcuri – Me Poupe!

E aí, gostou dessas 10 dicas de empreendedorismo feminino? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais