O que significa empreendedorismo digital? Veja o que é como entrar nesse ramo

o que significa empreendedorismo digital

Compartilhe esse post

Ter um negócio virtual de sucesso é o sonho de muitos empreendedores, mas para você o que significa empreendedorismo digital, de fato? Neste post, vamos apresentar como ele funciona na prática e como entrar neste ramo tão em alta no mercado.

Afinal, o que significa empreendedorismo digital?

O chamado empreendedorismo digital remete ao ato de criar um negócio que tenha uma operação virtual em funcionamento.

Dentro dessa metodologia, a internet é o meio usado pelo empreendedor para trazer inovação e transformar ideias em negócios.

Mesmo que o termo empreendedorismo tenha se popularizado com o crescimento de empresas que vendem produtos e serviços na internet, a ideia do empreendedor como alguém capaz de identificar oportunidades e se antecipar com novas soluções é algo bem anterior à transformação digital.

Empreendedorismo digital, vale a pena? Veja 4 razões positivas

Agora que ficou claro o que significa empreendedorismo digital, será que esse modelo vale a pena? A seguir, organizamos quatro razões que nos fazem acreditar que sim:

  • Versatilidade,
  • Dinamismo nas negociações
  • Maior facilidade para alcançar mais pessoas
  • Custo reduzido para começar

Entenda mais sobre cada um, a seguir.

Versatilidade da internet

O mercado digital vem mudando muito rápido, com isso, várias novas formas de se ganhar dinheiro na internet vem surgindo. 

Além do e-commerce tradicional, por exemplo, ainda existem outras modalidades para quem deseja fazer vendas online, como:

  • marketplace, 
  • dropshipping
  • marketing de afiliados, entre outros.

Além disso, cada dia mais pessoas estão conectadas à rede mundial de computadores, segundo pesquisa da PwC, mais de 70% dos brasileiros estão ao menos parcialmente conectados, o que mostra que o alcance da internet também vem crescendo.

Dinamismo nas negociações

Ao entender o que significa empreendedorismo digital perceberemos que não é mais necessário um encontro de um vendedor ou mesmo de um produto com um consumidor, o que torna tudo muito mais dinâmico e rápido.

Se antes um cliente precisava visitar diferentes lojas procurando produtos e comparando preços, agora com apenas alguns cliques tudo isso é feito rapidamente. 

Essa simplicidade e flexibilidade torna a experiência de compra bem mais agradável para os consumidores e o processo mais barato para os empreendedores.

Maior facilidade para alcançar mais pessoas

Por mais famoso que seja, um estabelecimento físico possui a sua limitação de alcance. Mesmo que esteja em uma grande cidade, é improvável que possa ampliar sua atuação para atender ao mesmo número de visitas que recebe virtualmente.

Apostando no empreendedorismo digital, é possível expandir mercados e vender para pessoas de todos os cantos do mundo. Tudo isso sem precisar lidar com custos como salário de vendedores, aluguel, limpeza e etc.

Custo reduzido para começar

Como já destacamos anteriormente, apostar em um empreendimento digital reduz custos significativos que são recorrentes para quem mantém uma loja física, como manutenção da loja e aluguel do espaço, por exemplo.

Para criar uma loja virtual, geralmente, os custos são menores, incluindo:

  • custos com domínio e hospedagem do site;
  • plano da plataforma de e-commerce ou custo com programador;
  • investimento em marketing digital.

É claro que existem lojas virtuais criadas com investimento milionários, mas é possível começar com muito pouco, principalmente, em negócios que não demandam estoque, como o marketing de afiliados e o dropshipping.

Como se tornar um empreendedor digital? Passo a passo

Muito mais que entender o que significa empreendedorismo digital e porque se aventurar nele, é importante saber como dar os primeiros passos, não é mesmo? Existem alguns pontos que são fundamentais para isso. 

Encontre um nicho de mercado

Só quem sabe de verdade o que significa empreendedorismo digital entende o peso da decisão de começar um negócio. Afinal, escolher o nicho de mercado que a sua loja irá explorar irá definir praticamente todo o resto.

Escolher quais produtos você irá vender direciona várias outras escolhas como o nome da loja, logomarca, identidade visual, posicionamento da marca e etc. 

Por isso, é importante pesquisar sobre os nichos e escolher um que tenha um bom volume de vendas, mas que você também tenha certa identificação.

Quais serão os canais de venda?

Tão importante quanto o nicho é saber onde você irá expor seu produto ou serviço para venda. 

Alguns dos principais canais de vendas online são:

  • e-commerce tradicional,
  • aplicativos,
  • marketplaces, 
  • redes sociais, 
  • WhatsApp e mais. 

Planejamento é tudo

Seja em ambiente físico ou virtual, o planejamento é ponto crucial para qualquer negócio, por isso, após escolher o que vender e onde vender é importante planejar as ações, estipular cenários e prever ações em cima de cada resultado obtido.

O planejamento deve servir de norte, ele é o responsável por apontar as ações que devem ser executadas para que você alcance os objetivos traçados. Entretanto, um plano nunca pode ser um entrave que não permita mudanças e revisões pertinentes.

Dificilmente um planejamento irá iniciar e terminar sem que haja alterações.

Defina as formas de monetização do seu negócio

Saber como o seu negócio irá te trazer dinheiro e gerar lucro é parte fundamental do processo de implementação do empreendedorismo digital. 

É preciso ter esse controle para que não existam investimentos, empréstimos e aportes financeiros desnecessários.

É importante definir alguns pontos relevantes como:

  • Qual sua margem de lucro? Ela é satisfatória?
  • As pessoas irão pagar por um produto ou serviço?
  • Esse serviço será realizado uma única vez ou em formato de assinatura?
  • Os custos da sua empresa podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade?
  • Em quanto tempo pretende ter retorno sobre seu investimento?
  • Qual o percentual de retorno esperado?

E aí, entendeu o que significa empreendedorismo digital? Já sabe como iniciar seu próprio negócio? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais