Perfil empreendedor: principais características e como desenvolvê-las?

perfil empreendedor

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você também faz parte daquele grupo de pessoas que deseja abrir um negócio próprio ou ocupar um alto cargo dentro de uma empresa já consolidada? Para isso precisamos falar sobre a importância de possuir um perfil empreendedor.

A oportunidade de mudar de vida com um salário mais elevado ou abrir um negócio próprio de sucesso, é o sonho de muitas pessoas. Para isso, entretanto, é preciso mais do que apenas ser bom no que você faz. 

Neste artigo, vamos mostrar algumas características fundamentais para empreendedores e líderes que desejam levar sua equipe rumo ao melhor resultado possível.

Um empreendedor não precisa abrir seu próprio negócio

Quando pensamos na palavra empreendedor é comum considerarmos apenas aquela pessoa que abriu um negócio próprio. Mas, será que é mesmo necessário possuir uma empresa para se apresentar como um líder que leva o negócio ao sucesso? 

Logo de cara podemos responder que não. Para ser líder e empreendedor não é necessário ser dono do seu próprio negócio

Você pode liderar uma equipe dentro de uma grande empresa e para isso também será necessário possuir um perfil empreendedor. 

Quando isso acontece chamamos de intraempreendedorismo, que é justamente a posição de empreendedor dentro de uma outra empresa, liderando projetos, ideias e melhorias.

É possível desenvolver esse perfil empreendedor?

Quando pensamos em um perfil empreendedor é normal ouvirmos que determinada pessoa nasceu para liderar, não é verdade? Isso não é mentira, realmente algumas pessoas podem possuir uma maior facilidade para exercer essas funções.

Entretanto, mesmo uma pessoa que não tenha essa facilidade natural pode trabalhar e estudar para desenvolvê-las

Logo, é possível sim desenvolver características e criar um perfil empreendedor e de liderança, a partir de cursos, treinamentos e, claro, muito trabalho.

Nesse sentido, algumas características do perfil empreendedor que devem ser trabalhadas incluem:

  • autoconfiança,
  • criatividade,
  • curiosidade,
  • iniciativa,
  • coragem,
  • persistência, 
  • resiliência.

O que fazer para desenvolver seu perfil empreendedor

Agora que já sabemos o que é e o porquê é importante possuir e desenvolver um perfil empreendedor, seja ele dentro da sua empresa ou dentro de uma organização que já existe, chegou a hora de falarmos mais especificamente sobre algumas características fundamentais que todo trabalhador com perfil empreendedor deve possuir. 

Separamos 5 comportamentos fundamentais que fazem toda a diferença na hora de empreender. São elas: 

  1. Capacidade de observação de oportunidades 
  2. Compreensão de que “errar faz parte, o importante é recomeçar” 
  3. Foco em se manter atualizado sobre o mercado e o setor 
  4. Habilidade de criar uma rede de contatos 
  5. Desenvolvimento da habilidade de delegar funções   

Observe as oportunidades

Uma característica muito importante no perfil empreendedor é de observar uma oportunidade de mercado e criar oportunidades para ocupar este espaço. 

É muito comum pensar em abrir um negócio em um ramo que esteja dando certo, mas muitas vezes esse nicho pode estar saturado, tornando mais difícil seu crescimento.

Por isso, é fundamental estudar as novas oportunidades e as necessidades do mercado.

Antes de abrir um negócio estude o mercado e escolha algo que tenha a ver com você, pois outro erro comum é escolher um ramo de negócio sem levar em conta o seu perfil pessoal. 

Errar faz parte, recomece

Quando pensamos em grandes exemplos de empreendedores de sucesso, sejam eles brasileiros ou não, muitos deles têm algo em comum: projetos que não deram certo. 

O que diferencia esses empreendedores de tantos outros que ficaram no meio do caminho?

A resiliência de recomeçar os projetos e a capacidade de reinventar ou ajustar o seu projeto inicial. 

Continue sempre se atualizando

Por muitas vezes, manter uma empresa ou equipe de trabalho no topo pode ser mais difícil do que alcançar o sucesso pela primeira vez.

Quando pensamos em um perfil empreendedor é fundamental considerarmos a busca constante por conhecimento e atualização.

Todos os dias novas oportunidades e tecnologias aparecem e você, como um excelente líder, não pode ficar parado no passado. 

Por isso é fundamental escolher um ramo que você goste para que a busca constante por aprendizado não se torne uma tarefa penosa demais.

Crie uma rede de contatos 

Quando pensamos em empreender é fundamental saber escolher nossos parceiros, pois é impossível realizar todas as funções sem depender de parceiros que tornam viáveis os projetos. 

Então, busque sempre a melhor relação possível com três stakeholders principais:  

  • fornecedores, 
  • clientes,
  • parceiros comerciais.

Com os parceiros certos seu negócio tende a decolar em menos tempo.

Saiba delegar funções

Fechando nossa lista de características importantes para quem deseja desenvolver o perfil empreendedor, vamos destacar a habilidade de delegar funções

Ser líder é saber delegar funções aos colaboradores para tornar os processos mais rápidos e eficientes possíveis. 

Você como empreendedor não vai dominar todos os processos então saiba montar sua equipe e delegar funções as pessoas que fazem parte dela. 

Contar com profissionais capazes e bem treinados, é indispensável para quem deseja alcançar o sucesso.Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais