Chegou a hora de se inspirar! Exemplos de empreendedorismo no Brasil e no mundo

exemplos de empreendedorismo

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Procurando grandes exemplos de empreendedorismo? O Brasil é o 7º país com mais empreendedores registrados do mundo, com empresas com mais de 3,5 anos. São aproximadamente 14 milhões de empreendedores segundo uma pesquisa realizada em 2021.

Isso mostra como nos dias atuais cada vez mais brasileiros sonham em abrir o próprio negócio e buscam sua independência financeira.

Para te ajudar a dar continuidade a essa empreitada, nada melhor do que se inspirar em bons exemplos de empreendedorismo, não é verdade?

No artigo de hoje, além de dar alguns exemplos nacionais e internacionais de grandes empreendedores, vamos falar sobre as características necessárias para se tornar um deles. Confira!

O que é empreendedorismo?

Antes de darmos alguns exemplos de empreendedorismo precisamos entender sobre o que é exatamente empreender.

Segundo o dicionário, empreender é “a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios”. 

A partir disso podemos dizer que as pessoas que pensam em empreender buscam ocupar um espaço vago no mercado, a partir da inovação e da solução de um problema existente

Junto a isso, os empreendedores também são estimulados por outros motivos para começar a empreender como:

  • desejo pela independência financeira,
  • impactar na sociedade positivamente,
  • resolver problemas,
  • aumentar a qualidade de vida. 

Mas para empreender é necessário possuir algumas características fundamentais, que vão te ajudar a atingir objetivos e criar uma empresa de sucesso. 

Algumas dessas habilidades são fundamentais para ser um empreendedor, independente do ramo que você for trabalhar. Entre elas são: 

  • persistência,
  • coragem,
  • comunicação,
  • autoconfiança,
  • liderança,
  • inteligência estratégica,
  • resiliência,
  • capacidade de planejamento,
  • criatividade,
  • visão de futuro,
  • capacidade de atualização.

Se você identifica em si mesmo um combinado dessas características, saiba que possui perfil empreendedor.

Exemplos de empreendedorismo

Agora que já falamos sobre o que é empreender e as características fundamentais para ser um bom empreendedor, precisamos destacar quais são os diferentes tipos de empreendedores e de empreendedorismo possíveis. 

Quando pensamos em diferentes tipos de empreendedorismo precisamos falar de três modelos que se destacam: 

  1. Empreendedorismo social
  2. Intraempreendedorismo
  3. Empreendedorismo de negócio

Empreendedorismo Social 

Quando pensamos em exemplos de empreendedorismo social precisamos pensar em empresas que tem como principal objetivo resolver algum problema que existe na sociedade.

Esses serviços geralmente são realizados na região onde o próprio criador mora, já que, em grande parte das vezes, a criação da empresa visa resolver algum problema enfrentado pela sociedade local. 

A grande diferença para outro modelo de empreendedorismo é que neste exemplo de empreendedorismo o foco não é – apenas – o lucro. 

A importância do intraempreendedorismo

Diferente de outros modelos, no intraempreendedorismo o empreendedor não é dono do negócio, ele é um funcionário remunerado que age como empreendedor dentro de uma empresa. Muitas vezes liderando uma equipe de funcionários.

Apesar de não ser o dono do negócio, o funcionário normalmente possui um alto salário, pois além de conduzir processos importantes dentro da empresa, também precisa gerir uma equipe. 

As características são as mesmas do empreendedor comum e é necessário paixão, criatividade e motivação.

Empreendedorismo de negócios

Para fechar nossa lista chegou a hora de falarmos do modelo de empreendedorismo mais tradicional que nada mais é que o empreendedorismo de negócio, no qual o empreendedor consegue observar uma lacuna de serviços ou tecnologias e investe no mercado.

Com o objetivo direto de ser competitivo no mercado e conseguir novos clientes para assim gerar um maior lucro possível. 

O empreendedorismo de negócios é modelo que gera a maior margem de lucro para o empreendedor já que os ganhos não possuem um teto. 

Modelos de empreendedores 

Além disso, precisamos falar sobre os diferentes tipos de empreendedores que existem. 

Por exemplo, o empreendedor individual, ele cria o seu próprio negócio sozinho e abre a empresa do zero. 

Outro modelo é o empreendedor cooperado que é aquele que participa de uma cooperativa para realizar vendas dos produtos de maneira organizada, em conjunto 

E para fechar existem os franqueados que são aqueles que abrem um negócio a partir de um negócio já consolidado e existente. 

Grandes exemplos de empreendedores no Brasil

Agora que já aprendemos mais sobre as diferentes maneiras de empreender e algumas das principais características necessárias para ser um bom empreendedor, chegou a hora de falarmos sobre alguns dos principais exemplos de empreendedorismos no Brasil 

Sempre que pensamos em empreendedores de sucesso, é comum pensarmos pensamos logo em alguns nomes internacionais e famosos como:

  • Jeff Bezos
  • Steve Jobs
  • Walt Disney
  • Mark Zuckerberg
  • Elon Musk
  • Larry Page
  • Bill Gates

Estes nomes são extremamente conhecidos e relevantes no mundo, mas se engana quem acha que no Brasil não existem nomes respeitados mundialmente e liderando grandes empresas em todos os cantos. 

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre três desses grandes  exemplos de empreendedorismo no Brasil, que fazem sucesso pelo mundo afora e que construíram verdadeiros impérios. 

Luiza Helena Trajano 

Empresária que transformou uma pequena loja familiar em um verdadeiro império. É a proprietária do Magazine Luiza, uma das principais lojas varejistas do Brasil e do mundo.

Atualmente, dona de uma fortuna de aproximadamente 4,9 bilhões de dólares segue como uma das líderes do programa Mulheres do Brasil   

Alexandre Costa

Alexandre é criador e CEO da maior rede de chocolates finos do mundo. A Cacau Show foi criada quando o empreendedor tinha apenas 17 anos. Atualmente a empresa fatura na casa dos bilhões por ano.

A Cacau Show abriu sua primeira loja física em 2001 e apenas 5 anos depois já era a maior loja do ramo no Brasil. 

Flávio Augusto da Silva 

Com 19 anos Flávio começou a vender cursos de inglês e em 4 anos virou diretor regional da empresa.

Com apenas 23 anos viu uma oportunidade e pegou um empréstimo e abriu sua própria escola de inglês conquistando seu primeiro milhão em apenas 1 ano. 

Atualmente é um dos principais empresários brasileiros dono da Wise Up e acaba de vender o clube que comprou na MLS, o Orlando CITY , por um valor que gira em torno de $400 milhões e $450 milhões. 

Pronto para iniciar seu negócio, conquistar sua independência e alcançar o sucesso? Lembre-se de se manter constantemente atualizado! Faça cursos, pesquise sobre o mercado e aproveite as ferramentas que vão aumentar sua produtividade.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais