O que é growth marketing, quais seus princípios e como começar?

growth marketing

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Growth marketing, ou marketing de crescimento,  é uma estratégia que pode ser adotada por qualquer empresa e costuma ser utilizada principalmente por startups. A ideia da metodologia é atrair novos clientes e fidelizar sua audiência com o objetivo de aumentar a receita, investindo pouco, ou sem precisar investir em propaganda ou marketing direto.

Podemos definir o growth marketing como um conjunto de táticas e  estratégias usadas por empresas para aumentar seu número de clientes, fidelizar sua audiência e solidificar a marca.

Um profissional de marketing de crescimento é alguém especializado em atividades orientadas para o desenvolvimento veloz do negócio, como:

  • Aquisição: obter novos usuários por meio do acompanhamento da jornada do cliente;
  • Retenção: manter os usuários existentes envolvidos com o produto;
  • Engajamento: aumentar a atividade do usuário no site ou aplicativo.

Mas não são apenas especialistas da área podem adotar o growth marketing. Ao contrário, empreendedores, administradores, gerentes e qualquer cargo que seja tomador de decisões dentro de uma empresa pode usar a estratégia para alcançar os seus objetivos.

Como utilizar o growth marketing?

Que o growth marketing tem o objetivo de atrair mais clientes e obter mais visibilidade para sua marca com um custo-benefício positivo nós já sabemos, mas como aplicar essa estratégia de marketing em um negócio?

Para que a sua estratégia dê resultados é preciso inteligência e intuição para:

  • entender o que os consumidores querem, 
  • quando querem, 
  • quanto estão dispostos a pagar pelo seu serviço/produto,
  • quão fácil ou difícil será adquirir essa informação.

Ao implementar a sua estratégia de growth marketing, é necessário se atentar a alguns pontos cruciais para ser assertivo e minimizar falhas no seu processo. Vamos listar algumas delas abaixo:

  • Identificação do público-alvo;
  • Entenda quais são os seus potenciais clientes;
  • Selecione os seus canais de comunicação com cuidado;
  • Crie conteúdo de forma assertiva;
  • Teste seus resultados regularmente.

Se relacionar é tudo, mantenha o seu cliente engajado

Em vez de se concentrar em vendas diretas, o growth marketing se concentra na construção do relacionamento com seu cliente. 

Ao utilizar essa estratégia você deve se preocupar em fornecer valor aos seus clientes e ajudá-los a atingir seus objetivos. 

Na aplicação do growth marketing é necessário se concentrar em criar uma experiência incrível para o consumidor ao longo de sua jornada de compra com a marca.

Aqui estão alguns pontos que você deve pensar na hora de utilizar o growth marketing para expandir o seu negócio:

  • Valor: qual é o valor que você oferece aos seus clientes? Como você pode melhorar isso?
  • Experiência: o que é uma experiência incrível? Como podemos torná-la ainda melhor?
  • Jornada: como é a jornada dos consumidores quando interagem com nossa marca? Estamos tornando mais fácil para eles passarem por esse processo? Entendemos onde eles lutam e como podemos ajudá-los a superar esses desafios?
  • Necessidades e problemas: quais são as necessidades do público-alvo, tanto a curto quanto a longo prazo (ou seja, o que eles precisam agora e o que eles precisarão daqui a  6 meses)? Quais problemas nossos concorrentes resolvem melhor agora? Como podemos nos diferenciar da concorrência e resolver os mesmos problemas de forma mais assertiva?

Definindo o growth marketing e entendendo a sua aplicação

O livro “Hacking Growth” de Sean Ellis & Morgan Brown apresenta o conceito com uma estratégia de marketing inovadora, ideal para as empresas de rápido crescimento.

É uma excelente indicação para quem deseja aprofundar seu conhecimento no assunto e aprender como colocar a tática em prática. 

O ponto chave na aplicação do growth marketing, é entender que a estratégia não pode ser utilizada apenas para a conversão de novos clientes, mas principalmente na retenção dos mesmos.

É importante saber que ao utilizar o growth marketing você precisa se basear em dados para informar e tomar as suas decisões, concentrando-se em métricas que indicam:

  • crescimento, 
  • número de usuários ativos por mês, 
  • quanto tempo as pessoas se envolvem com seu produto ou serviço, 
  • quantas referências receber de clientes existentes e muito mais.

O growth marketing é uma metodologia que busca entregar valor aos clientes para que as vendas aconteçam naturalmente, criando e nutrindo relacionamentos com os clientes, em vez de apenas tentar converter usuários em potencial em clientes pagantes. 

Para fazer isso, você precisa ser capaz de atrair leads e usar o marketing de conteúdo (criando conteúdo valioso para o seu mercado-alvo). 

Você então nutre esses leads pelo funil de vendas até que eles se tornem clientes pagantes.

Por fim, entendemos que o growth marketing é uma forma de fazer com que sua marca seja mais conhecida e seu produto/serviço tenha maior visibilidade, o que gerará resultados positivos no longo prazo para a empresa. Agora que você já entendeu como funciona a estratégia, crie o seu planejamento e mãos à obra!

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