Ideias de anúncios para negócio local

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Se você tem um negócio local e está buscando formas de aumentar sua cartela de clientes e consequentemente, aumentar suas vendas, está no artigo certo, pois é exatamente isso que vou te ensinar hoje, vou te falar ideias de anúncios que você pode fazer.

Algo importante a mencionar é que no caso de um negócio local, e que não seja online, é você focar os anúncios filtrando pela sua região, se você vende apenas no estado de Santa Catarina, por exemplo, não faz sentido anunciar para o Brasil inteiro.

E no Facebook Ads, você pode fazer um filtro para que o anúncio apareça somente na cidade X, ou só em tal estado, assim você não queima dinheiro com clientes que não vão comprar em sua loja.

O que é completamente diferente no caso de uma loja virtual que vende para o Brasil inteiro, nesse caso você pode acessar nosso canal no Youtube, Negócios em Mente, para aprender mais sobre outras formas de anunciar e sem ser para negócio local.

Mas agora direto para as formas de anunciar seu negócio local:

1. Facebook Ads

O principal aqui é no momento de configurar seu anúncio, filtrar o local em que será veiculado.  

Além disso, eu recomendo que você faça seus anúncios utilizando vídeos. As pessoas estão dispostas a assistir a um vídeo por mais tempo do que normalmente lêem. Além disso, você também pode dizer mais em um curto período de tempo com vídeo do que em um post escrito.

Esse primeiro anúncio vai te permitir conhecer melhor o seu público alvo, e saber direcionar suas próximas campanhas.

No facebook Ads, você tem acesso a informações como por exemplo, quantos % das pessoas assistiram 10% do vídeo, ou 50%, 80%. 

Com isso, você pode fazer uma nova campanha, focada em quem assistiu 80%, que são clientes muito propícios a adquirir seu produto, e os que assistiram menos tempo, precisam de mais conhecimento sobre sua marca/produto antes de você fazer uma oferta.

2. Google

Seu perfil comercial do Google é uma ferramenta de publicidade local gratuita que pode fazer com que você seja encontrado no Google de duas maneiras: é como sua empresa aparece no Google Maps e na Pesquisa do Google.

Vamos supor que alguém da sua cidade está procurando uma papelaria, ela digita no google papelaria, e pela localização o Google mostra as papelarias próximas, mas para isso você precisa cadastrar seu negócio no Google, mas fique tranquilo porque esse é um passo fácil e grátis.

Mas essa não é a única maneira que o Google pode te ajudar a conquistar clientes locais. Você pode adicionar a seção de perguntas e respostas no seu perfil comercial do Google para destacar dúvidas importantes e aumentar a confiança do cliente.

Você também pode postar promoções, eventos, fotos e produtos em seu perfil para incentivar ainda mais os clientes a fazer negócios com você.

Além de também ser possível fazer anúncios pagos, em que o Google te coloca nas primeiras opções quando alguém busca algo relacionado ao seu negócio.

Seu perfil comercial do Google tem outro benefício: ele permite que você colete avaliações, uma estratégia de marketing local sensacional, já que seus clientes podem compartilhar com as outras pessoas a experiência que teve no seu negócio.

As avaliações podem funcionar como publicidade gratuita para sua empresa, pois contam com seus clientes satisfeitos promovendo sua empresa e compartilhando os principais motivos pelos quais as pessoas devem escolher você em vez da concorrência.

Além disso, as pessoas confiam nas avaliações. Sabemos que 93% das pessoas leem avaliações antes de fazer uma compra e 84% das pessoas confiam nas avaliações online tanto quanto confiam nas recomendações de amigos ou familiares.

Ao se concentrar na coleta de comentários, você pode aumentar suas chances de aparecer em pesquisas que contenham “melhor” no Google (o Google mostra listagens com 4 estrelas ou mais) e permitir que seus clientes satisfeitos façam publicidade para você.

Depois de receber comentários sobre sua empresa, também é importante respondê-los. Embora responder às avaliações seja importante para aumentar a satisfação do cliente , resolver reclamações e criar confiança com clientes em potencial, também pode funcionar como publicidade gratuita para sua empresa.

Em suas respostas a avaliações positivas, você pode destacar pontos feitos por seus clientes para destacar ainda mais os profissionais de sua empresa para clientes em potencial que lêem suas avaliações.

3. Programa de Fidelidade

Um programa de fidelidade do cliente é uma ótima maneira de recompensar seus clientes atuais e incentivá-los a continuar voltando, e até acabar indicando para seus conhecidos.

Faça seu programa de fidelidade trabalhar para você determinando qual incentivo você fornecerá aos clientes, com que frequência eles podem ganhar recompensas e como você acompanhará tudo isso.

Muitas empresas usam um sistema de cartão perfurado ou carimbo, que é uma maneira fácil de mostrar aos clientes quantas visitas faltam até que recebam sua próxima recompensa.

Os programas de fidelização de clientes funcionam como publicidade local gratuita porque mantêm a sua empresa em destaque e recompensam as compras repetidas. E todos sabemos que é muito mais econômico reter um cliente existente do que atrair um novo.

4. Prêmios para negócios locais

Sua empresa é digna de prêmios? Claro que é! Ganhar prêmios pode aumentar o reconhecimento do seu negócio, atrair novos clientes e criar maior confiança no que você tem a oferecer.

E, para sua sorte, há muitas maneiras de ganhar prêmios para sua empresa (muitos deles gratuitos!) para obter publicidade local adicional.

Primeiro, verifique com os meios de comunicação locais para ver se eles oferecem algum prêmio de “melhor de”. Então, você também pode verificar com revistas ou sites da comunidade para ver se eles compilam prêmios para leitores.

Então você vai querer criar entusiasmo para sua empresa em torno desses prêmios, pedindo a seus clientes satisfeitos que o indiquem ou votem em você. Você pode compartilhar isso nas mídias sociais, bem como em seu site.

Depois de ganhar (uhuuul), você pode promover o prêmio da sua empresa em seu site, sites sociais, em sua empresa com sinalização e em qualquer outro material de marketing. Muitas publicações também apresentarão esses prêmios em seus sites e impressos para que você possa obter alguma exposição adicional (e publicidade local gratuita!).

5. Parceria com um influenciador local

O marketing de influenciadores não é mais apenas para grandes marcas. Empresas em crescimento também estão entrando em ação, fazendo parcerias com influenciadores locais e microinfluenciadores. 

Essa ideia de publicidade local pode ajudar você a alcançar um novo público complementar à sua empresa. Basta um pouco de planejamento e alguma divulgação.

Você deve identificar um micro-influenciador (que é um influenciador que tem seguidores menores, mas ainda assim saudáveis) que esteja no seu nicho de mercado, poste sobre negócios relacionados ao seu ou destaque negócios locais. Isso lhe dará a maior chance de atingir o público certo.

Por exemplo, fechar uma parceria com uma influenciadora da sua cidade, para ir até o seu estabelecimento e comentar sobre, ou até fazer uma postagem nos stories sem precisar comparecer, mas sendo um negócio local, a parceria ideal é com o influenciador indo até o local.

A publicidade local permite que você alcance consumidores quando eles pesquisam empresas como a sua diretamente em sua área, e isso é algo que não pode ser desconsiderado. 

Pense em como seus clientes estão pesquisando empresas, como eles gostam de se envolver com empresas em potencial e os lugares em que passam o tempo – online e offline – para ajudar a determinar a estratégia de publicidade local certa para sua empresa.

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