5 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer

estratégias de marketing digital

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Usar boas estratégias de marketing digital é um dos principais caminhos para aumentar as suas vendas, atraindo mais clientes. Cada uma das táticas tem o seu papel na busca por divulgar sua empresa, no entanto quando usadas em conjunto os resultados são ainda mais poderosos. Por isso, continue lendo e se ligue nas dicas que separamos para você, empreendedor.

5 estratégias de marketing digital com ótimos resultados

A seguir, listamos 5 estratégias de marketing digital que você deve considerar para o seu negócio: 

  1. Inbound marketing
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Técnicas de SEO
  4. Tráfego pago
  5. E-mail marketing

Entenda, a seguir, como aplicar cada uma delas e qual é a sua importância.

#1 Inbound marketing

Uma das estratégias mais abrangentes, o Inbound Marketing é ramificado em outras ações que falaremos a seguir. Sua premissa básica consiste em atrair o cliente até a marca através da produção de conteúdo relevante. 

Essa estratégia busca distribuir conteúdos em canais que funcionam como portas para atrair os clientes, fazendo com que eles venham até a empresa.

A ideia é levar o conteúdo até o seu público-alvo de forma natural, respondendo a perguntas que ele faz. Por exemplo, uma empresa de contabilidade pode escrever conteúdos que respondam a dúvidas como “quem precisa emitir nota fiscal?”.

Um bom conteúdo, otimizado de acordo com os critérios do SEO, pode ocupar as primeiras posições de uma lista de resultados do Google e levar um potencial a se relacionar com a marca. 

O que é SEO? É um conjunto de boas práticas para otimização de sites que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos de plataformas de pesquisa como o Google. 

Voltando ao Inbound Marketing, dentro dessa estratégia, podemos ainda citar algumas táticas como:  

  • SEO, 
  • marketing de conteúdo,
  • e-mail marketing, e mais.

Veja também: Mix De Marketing: O Que É, Como Aplicar E Quais Os Benefícios?

#2 Marketing de Conteúdo

Acima já citamos o Marketing de Conteúdo que é justamente a produção de conteúdos que podem ser blogposts, podcasts, vídeos, entre outros, que tratam de assuntos que interessam à sua persona, nome dado ao perfil de cliente ideal da marca.

O processo de produção deve seguir a lógica do funil de vendas que inclui:

  • produção de topo de funil para atrair visitantes, 
  • depois produção de meio de funil para envolver o lead,
  • o fundo de funil onde é trabalhada a conversão.

Veja mais: Estratégias De Marketing: 5 Táticas Para Bombar Os Resultados Da Sua Empresa

#3 Técnicas de SEO

Também falamos sobre ele acima, o termo é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e diz respeito às formas do Google de classificar a relevância de uma página.

Em resumo, sempre que uma página é publicada na internet, o Google (e outros motores de busca) irão indexá-la para que ela seja encontrada através de uma pesquisa. Utilizar técnicas de SEO dentro das suas páginas resultará em um melhor ranqueamento delas.

As chamadas boas práticas de SEO mais comuns são:

  • uso de links internos e externos;
  • trabalhar o uso de palavras-chave relevantes ao seu negócio;
  • menções a sua marca na rede em outras páginas;
  • conteúdo relevante e de qualidade;
  • site responsivo.

Saiba mais: Como Usar O SEO No Marketing? Tudo O Que Você Precisa Saber

Para entender melhor como trabalhar o SEO no seu site, vale a pena assistir nosso vídeo a seguir:

#4 Tráfego pago

Destacar seu site na internet é uma tarefa árdua, a concorrência é cada vez maior e tudo fica mais complicado e demorado para quem está começando. Por isso, para alavancar os resultados é essencial investir em tráfego pago.

Fazer anúncios em plataformas como os gerenciadores de anúncios do Facebook e Google é a forma que você tem de impactar o seu público-alvo pagando para que sua propaganda seja exibida diretamente para quem te interessa.

Não sabe criar anúncios do Facebook Ads? Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

Ver também: Top 5 Melhores Cursos De Tráfego Pago Do Mercado + Bônus

#5 E-mail marketing

Criar campanhas de e-mail marketing é uma das estratégias mais rentáveis para se relacionar e converter leads na internet. 

A boa notícia é que algumas ferramentas para ecommerce são bem simples e intuitivas de se usar, além de possuir boas opções até mesmo na versão gratuita, por exemplo o Mailchimp.

Essas ferramentas te permitem criar campanhas do zero ou adaptar modelos já prontos com sua logo e identidade visual, organizar as listas de disparos e acompanhar as métricas relevantes como taxa de abertura, clique em links entre outros.

Saiba mais: Marketing Digital Para Iniciantes: Canais, Estratégicas, Cuidados E Mais!

4 livros para aprender mais e aprimorar suas estratégias de marketing digital

Aprender boas estratégias de marketing digital é muito importante, no entanto para conseguir aplicá-las de maneira eficaz é preciso estudar sobre os assuntos. 

Uma das melhores formas de se tornar melhor nisso é lendo livros de referência no assunto, veja algumas boas indicações:

  • Livro Story Brand: neste livro o autor estabelece sete pilares considerados fundamentais para aperfeiçoar sua conexão com os clientes e expandir seus negócios a partir disso;
  • Livro Isso É Marketing: aqui o autor busca ensinar como utilizar o público para resolver problemas da sua empresa e usar o marketing para solucionar os problemas dos consumidores;
  • Livro Hacking Growth: o livro apresenta a estratégia de Growth Hacking, famoso por levar empresas a crescimentos acelerados. Desenvolvida no Vale do Silício, essa metodologia abrange profissionais multidisciplinares, e tem como base o foco nos clientes;
  • Livro Contágio: por que as coisas pegam: a obra explora elementos que tornam alguma coisa popular, abordando segredos do marketing boca a boca e da influência social que faz com que algo passe a ter um pico de vendas.

Esperamos que com essas dicas você comece agora mesmo a alavancar suas ações e resultados de marketing, para vender mais.


Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais