Quando se fala em ranquear melhor suas páginas nos motores de busca, é normal que se pense mais em sites tradicionais, como o Google. No entanto, outras plataformas de pesquisa também podem ser consideradas e, pensando nisso, criamos este artigo com um guia como fazer SEO para Youtube.
Afinal, o Youtube também é um mecanismo de busca acessado por usuários que estão em busca de conteúdos específicos.
A diferença crucial é clara: enquanto o Google oferece, em sua maioria, resultados em texto, o Youtube apresenta respostas em vídeo.
Contudo, assim como no Google, dependendo dos termos utilizados ao longo do material, os vídeos podem alcançar a primeira posição da lista de vídeos apresentados como respostas às pesquisas dos usuários.
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization significa otimização para motores de busca. Na prática, é um conjunto de estratégias de otimização que uma empresa deve aplicar a um conteúdo, considerando elementos que vão ajudá-lo a alcançar um melhor posicionamento na lista de resultados de um motor de busca, como o Google e o Youtube.
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Vale mesmo a pena investir no SEO para Youtube?
Agora que você já sabe como funciona o SEO, talvez ainda tenha dúvida se vale a pena investir no canal para promover a sua marca. A seguir, listamos algumas vantagens de implementar essa estratégia em sua empresa. Confira!
Aumento de visibilidade
Um levantamento recente da Statista, apontou que o Youtube tem cerca de 2,6 bilhões de usuários ativos, só no Brasil são 138 milhões de contas, isso aponta o potencial deste canal.
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Ganho de engajamento
Segundo dados do próprio Youtube, os usuários da plataforma de vídeo passam em média, uma hora por dia consumindo conteúdo audiovisual.
Essa média é alta e permite um amplo engajamento dos usuários com os conteúdos, o que facilita a qualificação da audiência.
Além disso, o Youtube tem uma ferramenta bem completa de analytics que te permite destrinchar e analisar o desempenho dos seus vídeos.
Desta forma, você consegue testar formatos, duração do conteúdo, assuntos e muito mais, para encontrar o que funciona melhor para atrair seu público.
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Presença no mobile
Segundo o mesmo levantamento feito pela Statista, cerca de 70% dos acessos ao Youtube são feitos por dispositivos mobile, logo a plataforma se torna uma ótima opção para aumentar o alcance da sua marca em dispositivos mobile, cada dia mais presentes no dia-a-dia do consumidor.
Melhores dicas de SEO para Youtube
Mas, afinal, como adotar uma estratégia de SEO no Youtube? Uma vez que tenha ficado claro porque vale a pena criar conteúdo audiovisual, seguimos para dicas valiosas de implementação.
#1 Faça pesquisa de palavras-chave
Se o assunto é SEO temos que começar com as palavras-chave, por isso, antes mesmo de criar um roteiro para o vídeo, ligar a câmera e sair falando, o assunto que vai pautar o seu conteúdo deve ser escolhido em cima de um termo que tenha força de busca.
Para isso você pode usar algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Semrush e vidIQ, além de acompanhar os temas mais falados, os trend topics e tudo que for te dando um termômetro de que se trata de uma termo que pode ser muito buscado.
#2 Capriche no seu título
O seu título do vídeo é a principal forma do seu material ser encontrado no Youtube, por isso, inclua a palavra-chave escolhida para o conteúdo.
A ideia é a seguinte: quanto mais próximo seu título for da palavra usada pelo usuário para fazer uma pesquisa no YouTube, maior é a sua chance de fazer com que esse material se destaque entre os demais.
Como todo bom título, ele também deve ser atrativo e estimular a sua audiência a clicar.
Também é recomendado criar um título de no máximo 60 caracteres e usar alguns artifícios com palavras em caixa alta e emojis no meio para que ele se destaque entre os demais.
#3 Crie uma descrição completa
A descrição é um campo muitas vezes desperdiçado por muitos canais, contudo ele é mais um espaço que você deve usar para incluir a palavra-chave do texto.
A sua estrutura da descrição do vídeo deve ser similar a de um blog post, parágrafos separados de no máximo 3 linhas cada.
Nessa área, coloque um resumo do que será apresentado, mas sem entregar totalmente o conteúdo.
Crie um texto não muito longo, no máximo 5 parágrafos e que seja envolvente. Lembre-se de usar técnicas de copywriting.
Se você não sabe o que é isso, temos duas indicações: a primeira é o vídeo abaixo, com dicas de como usar a escrita persuasiva para fazer potenciais clientes se relacionarem com a sua marca.
A segunda sugestão é se inscrever em um curso online como o “Profissão Copywriter”, que custa menos de R$100 e oferece uma lista de técnicas de copywriting, para que você aprenda tudo sobre como escrever de forma persuasiva e conquistar sua audiência.
#4 Não se esqueça das tags dos vídeos
As tags são outra coisa muitas vezes ignoradas pelos criadores de conteúdo, mas que contam como metadados relevantes para os motores de pesquisa.
Elas são basicamente etiquetas que servem para categorizar os conteúdos e ajudar a refinar a busca do usuário.
Por isso, procure criar pelo menos 3 tags relacionadas à palavra-chave escolhida, além do próprio termo, isso ajuda ao seu vídeo ser encontrado por quem de fato quer consumir seu conteúdo.
E aí, gostou das dicas de SEO para Youtube? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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