Ter um relacionamento próximo com seus consumidores em potencial é uma das chaves para vender mais, não é mesmo? No entanto, para ter esse canal aberto é preciso que você invista na geração de leads.
O que é geração de leads?
Leads são contatos que se relacionam com a sua marca, seja visitando seu site, suas redes sociais ou outro canal, e realizam um cadastro para ter acesso a algum benefício ou para se comunicar com a empresa.
Geralmente, um lead preenche um cadastro para ter acesso a um material rico como um ebook, por exemplo.
Desta forma, o visitante preenche o formulário com dados relevantes como nome, telefone, e-mail e etc, e com isso, se torna um lead.
Logo, a geração de leads nada mais é do que o investimento em estratégias que estimulam esse cadastro.
Afinal, a transformação de visitantes em leads permite que você comece a se comunicar diretamente com potenciais clientes.
Leia também: O Que São Leads E Como Trabalhá-Los Para Vender Mais?
Qual a importância da geração de leads para uma empresa?
Como apresentamos acima, um lead é alguém que escolheu fornecer dados pessoais para a sua empresa, em troca de algum material como um ebook, um guia, planilha etc.
Essa ação, implica um certo grau de interesse dele na sua marca, no setor em que ela atua ou no que ela tem a oferecer.
Isso significa que esse contato tem potencial para se tornar um cliente um dia e, por isso, deve receber conteúdo da sua empresa, até que esteja pronto para comprar.
Veja mais: O Que São Leads: Por Que E Como Usar Na Sua Estratégia?
Quais as vantagens de investir na geração de leads?
Leads são muito valiosos para as empresas porque permitem uma comunicação direta com usuários que já conhecem, a em algum grau, a organização e se interessaram pelo o que ela tem a dizer.
Todavia, existem outras vantagens de investir nesse tipo de estratégia, entre elas:
- ganhar o consentimento do cliente em potencial para enviar e-mails informativos;
- criar autoridade dentro do seu nicho;
- educar o mercado a respeito da área de atuação da sua marca;
- compreender melhor os interesses dos visitantes do seu site ou redes sociais;
- nutrir esse contato, direcionando ele para as etapas finais do processo de compra;
- qualificar contatos;
- ampliar a fonte de oportunidades de vendas, abastecendo o setor com leads qualificados;
- aumentar o volume e a recorrência das vendas.
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O que eu preciso para começar a captar leads para o meu negócio?
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e as vantagens de investir na geração de leads, que tal começar a aplicar essa estratégia na sua empresa?
Para isso você terá de colocar em prática algumas ações de Inbound Marketing, veja as principais a seguir.
Estabeleça suas personas
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é definir para quem você vai vender, dessa forma, você consegue estabelecer:
- o tom de voz que será usado;
- em quais canais investir;
- tipo de conteúdo criar.
As personas são representações fictícias do perfil de cliente ideal da marca e devem ser baseadas em dados sobre seus melhores compradores.
Defina dados demográficos, mas também motivações, interesses, dores, objetivos e tudo que for relevante para aprimorar a abordagem a elas.
Para aprofundar o seu conhecimento sobre como criar uma estratégia de geração de leads eficiente e dar continuidade até a transformação dele em cliente, indicamos que conheça o curso “Inbound Marketing – O Marketing Que As Pessoas Buscam” para tornar as estratégias de marketing do seu negócio muito mais sustentáveis, aumentando consideravelmente as taxas de conversão de vendas.
Invista na produção de materiais ricos e relevantes às suas personas
Como dissemos, os leads precisam de algo em troca para que tomem a decisão de informar dados tão valiosos.
Afinal, a troco de que você entraria em um site e informaria seus dados pessoais?
Esses materiais ricos funcionam como iscas de leads, mas para serem eficazes, precisam ser pensados e criados em cima de temas relevantes para sua persona.
Uma das formas de descobrir isso é criar um blog, fazer postagens e medir o nível de interesse em cada assunto.
Crie landing pages para conversão
Também chamadas de páginas de captura, são endereços na internet totalmente projetados e criados para levar o visitante a preencher o formulário em troca de um material rico que interesse a ele.
Para criar as suas, vale a pena investir em uma ferramenta de automação, dessa forma você já tem alguns modelos pré-prontos e pode personalizá-los.
A Leadlovers é uma ferramenta completa para você enviar e-mail marketing, construir landing pages para captura de leads, falar com o seu cliente através de email, SMS ou WhatsApp e vender muito mais. Conheça a ferramenta e entenda como gerar e gerenciar seus contatos.
Instale pop-ups no seu site
O que chamamos de pop-ups são as janelas que se abrem de maneira automática nos navegadores. Essa aba pode servir para levar o visitante diretamente para a landing page ou tentar evitar que ele deixe o site.
No entanto, esse é um artifício que deve ser usado com cautela, quando se abusa demais deles o visitante tende a criar uma resistência ao site.
O ideal é colocá-los operando para aparecer caso o visitante ameace sair da página e quando 50% da página já foi vista.
Invista em tráfego pago
Por fim, uma maneira de atrair visitantes para seu site e para suas landing pages e, consequentemente, aumentar as chances de gerar mais leads, é através do tráfego pago feito no Facebook e Google Ads.
Ao criar anúncios nessas duas ferramentas, você consegue aumentar seu alcance e segmentar seu público, dessa forma aumentam as chances da sua persona ser atingida pelo seu conteúdo.
Não sabe como criar campanhas de tráfego pago? Conheça três cursos que vão te ajudar a criar campanhas poderosas para atrair visitantes para as suas páginas:
E aí, gostou das dicas para aumentar sua taxa de geração de leads? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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