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[TOP 10] Melhores livros de marketing para você ler neste ano

  • Amanda Britto
  • setembro 13, 2022
livros de marketing

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Procurando os melhores livros de marketing para conhecer mais sobre o tema e entender como aplicá-lo no dia a dia do seu negócio? Então você chegou no lugar certo! A seguir, separamos alguns dos principais livros sobre o tema. Com eles você vai aprender mais, com os principais nomes do setor no mundo. Curtiu? Então segue com a gente.

10 melhores livros de marketing para começar a ler agora!

O setor de marketing vive em constante crescimento e por isso é vital estar sempre estudando sobre o tema. Por isso, separamos os 10 livros de marketing que precisam estar na sua lista de leitura:  

  1. StoryBrand
  2. Contágio: Por Que As Coisas Pegam
  3. Isso É Marketing
  4. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI 
  5. Hacking Growth
  6. A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos
  7. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital
  8. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
  9. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar
  10. Os 10 pecados mortais do marketing: Sintomas e soluções

Entenda mais sobre cada um deles, a seguir.

1. StoryBrand

Abrindo nossa lista de livros, “StoryBrand” foi escrito por Donald MIller, consultor de marketing de várias empresas mundiais.

O objetivo do livro é ensinar ao leitor a alavancar suas vendas e fidelizar seus clientes através das estratégias de marketing. 

Na obra, o autor propõe a criação de um roteiro com sete passos para você alavancar suas vendas, a partir da criação de histórias que vão atrair seus clientes. 

2. Contágio: Por Que As Coisas Pegam

“Contágio” é um livro escrito por Jonah Berger, que por mais de 10 anos estudou e buscou entender a ciência por trás do sucesso de campanhas que viralizam, algo tão comum hoje no mundo digital. 

A partir desses anos de estudo, Berger organizou e listou 6 “ingredientes” cruciais para que uma campanha viralize, são eles:

  • Moeda Social;
  • Gatilhos mentais;
  • Emoção;
  • Público;
  • Valor Prático;
  • Histórias.

Quer entender o que cada ingrediente significa e como montar uma estratégia usando todos eles? Bom, você vai ter que ler o livro!

3. Isso É Marketing

“Isso é Marketing” é um livro escrito por Seth Godin, um dos papas do marketing atual.

Neste livro, o autor fala sobre o marketing de maneira mais humana, aprofundando e destacando a importância dos profissionais da área, de fato, cuidarem de seus clientes. 

O objetivo é ajudar a empresa a criar uma conexão de confiança com seus compradores, indo muito além do discurso de venda, no estilo “Compre Batom”.

Afinal, isso é marketing, nos dias atuais!

4. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI 

O quarto livro da nossa lista, “Marketing de Conteúdo” foi escrito por um brasileiro, Rafael Rez. 

A obra tem como objetivo apresentar a forma de trabalho profissional por trás do marketing de conteúdos. Entre os assuntos abordados estão boas práticas para todas as áreas do setor, entre elas: 

  • planejamento, 
  • tráfego, 
  • geração de leads, 
  • vendas, 
  • tecnologia,
  • ferramentas, 
  • tendências, 
  • práticas, 
  • produção, 
  • métricas e muito mais.

5. Hacking Growth

Dando sequência à nossa lista de livros de marketing não poderíamos deixar de falar sobre este livro inovador, Hacking Growth, escrito por Sean Ellis e Morgan Brown.

Em sua essência a obra tem como objetivo ensinar a metodologia Growth Hacking para empreendedores e marketeiros.

Resumidamente podemos falar que esta metodologia tem 2 principais pilares, a análise de dados e a experimentação. 

A partir disso, os autores dão o passo a passo para a implementação do modelo em sua empresa, apresentando os benefícios da prática.

6. A Lógica do Consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos

Escrito por Martin Lindstrom, “A Lógica do Consumo” fala sobre os motivos que levam os consumidores a tomarem uma decisão de compra. 

O livro, ao invés de ser baseado em opiniões e experiências, utilizou informações geradas  a partir do uso de equipamentos específicos para avaliar as atividades cerebrais dos consumidores.

Estamos falando de conceitos e resultados de neuromarketing, e sobre como nossas decisões sobem a influência inconsciente de vários elementos, que não estão relacionados diretamente a avaliação lógica de benefícios de um produto.

7. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital

Escrito por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, “Marketing 4.0” apresenta algumas das características da transformação do marketing tradicional para o digital. 

O autor apresenta alguns dos motivos que fazem uma pessoa comprar, destacando o relacionamento como indispensável para isso. 

A obra apresenta os cinco A’s do marketing, que vão conduzir os consumidores até a compra:

  • Assimilação;
  • Atração;
  • Arguição;
  • Ação;
  • Apologia. 

Para saber mais sobre como tudo isso funciona na conquista de clientes, faça agora mesmo a encomenda do livro!

8. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber

Nossa oitava indicação da lista de livros de marketing foi escrita por Philip Kotler e Milton Kotler.

“Marketing de A a Z” é ideal para quem está começando a trabalhar com marketing e quer conhecer todos os conceitos sobre o tema, como por exemplo: 

  • promoção, 
  • concorrentes,
  • criatividade, 
  • diferenciação, 
  • distribuição,
  • canais, 
  • estratégia e mais.

São 80 conceitos distribuídos de forma alfabética para que você possa se aprofundar e conhecer estratégias para trabalhar eles da melhor maneira 

9. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Seguindo na nossa lista de livros de marketing, chegou a hora de falarmos sobre o livro “As armas da Persuasão” escrito por Robert Cialdini. A obra é resultado de uma pesquisa que levou cerca de 35 anos.

O autor buscou entender os princípios psicológicos que leva uma pessoa a  

ser convencida a fazer alguma coisa (por exemplo, a fazer uma compra). O autor identificou 6 elementos principais:

  1. Reciprocidade;
  2. Comprometimento e consistência;
  3. Aprovação social;
  4. Afeição;
  5. Autoridade;
  6. Escassez.

10. Os 10 pecados mortais do marketing: Sintomas e soluções

Para fechar nossa lista de livros de marketing, separamos o livro escrito por Philip Kotler que tem como principal objetivo ensinar o que deve e o que não deve ser feito quando pensamos em marketing. 

“Os 10 pecados mortais do marketing” busca ensinar como identificar e solucionar possíveis problemas que podem acontecer em uma estratégia, ajudando você a identificá-los e eliminá-los.

A partir dos pecados o autor apresenta alternativas e soluções para estes problemas que acontecem dentro de uma empresa. 

Curtiu nossa lista? Algum livro que você considera super importante ficou de fora? Então deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar! 


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