Neuromarketing: guia para iniciantes! Como começar a aplicar?

neuromarketing

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Existem várias razões que fazem as pessoas comprarem um produto ou adquirir um serviços: qualidade, preço, custo-benefício, moda entre outros. A verdade é que existem também os componentes emocionais que podem ser explorados pelo neuromarketing.

Entender o que faz uma pessoa comprar algo pode levar a diversas respostas e, grande parte delas, estão atreladas a emoções.

Neste caso, a ciência pode ser aliada do profissional de marketing que busca entender melhor o comportamento de seus clientes. Não entendeu? Veja o artigo até o final para descobrir. 

O que é Neuromarketing afinal?

O que chamamos de neuromarketing, se refere a uma área da ciência que estuda e busca entender quais os fatores psicológicos, incentivos e comportamentais influenciam um consumidor na hora da decisão de compra.

O termo foi cunhado pela primeira vez por Ale Smidts, da Erasmus University, na Inglaterra, mas se popularizou quando o pesquisador de Harvard, Gerald Zaltman, que era formado em medicina, decidiu utilizar aparelhos de ressonância magnética para fins mercadológicos.

Ao mapear as atividades do cérebro quando exposto a estímulos de marketing, ele foi capaz de estimar qual seria a real influência neural nas ações e comportamentos da pessoa depois desse estímulo.

Após patentear o Neuromarketing, os estudos foram se aprofundando e os métodos criados para que empresas consigam entender melhor o que acontece com os consumidores quando fazem a escolha entre um produto em detrimento de outro.

Quais as vantagens do Neuromarketing para o meu negócio?

Agora que ficou claro o que é o Neuromarketing, talvez você já imagine no que ele pode te ajudar, no entanto essa estratégia tem muito mais vantagens do que você imagina, veja abaixo as principais delas.

Aprimorar a tomada de decisão

A partir do momento que você usa as técnicas do Neuromarketing você melhora a sua compreensão sobre o que influencia na decisão de compra do seu cliente. Essas informações podem ser usadas para a criação de ações que vão explorar esses aspectos.

Neste caso, ao aplicar os métodos do Neuromarketing, é possível ter uma visão mais ampla para ler as reações dos seus clientes, tudo isso com embasamento científico.

Entretanto, é fundamental que você mantenha a ética ao trabalhar esses elementos.

Desenvolver produtos direcionados ao público

Com as mudanças do mercado, o cliente deixou de ter apenas um papel reativo e passou a se colocar como centro das decisões. 

Por isso, se antes as empresas desenvolviam produtos e os apresentavam aos clientes, agora eles é quem trazem as demandas para que os produtos e serviços sejam viabilizados.

Hoje em dia não basta apenas criar algo inovador se ele não tiver um apelo sobre a sua persona.

Você precisa saber o que seu público quer para então investir tempo e dinheiro na viabilização de um produto. Para isso você pode usar o conhecimento sobre o funcionamento das emoções e como elas influenciam o consumidor. 

Criação de campanhas publicitárias mais assertivas

A mesma lógica se aplica para as campanhas publicitárias: você pode até ter informações e dados superficiais sobre seu público-alvo e entender bem as motivações da sua persona, mas é preciso saber qual canal, tipo de campanha atrai e a mensagem que vai atingir o seu cliente e fazê-lo agir.

Neste sentido, é necessário utilizar as técnicas de neuromarketing para entender melhor como é a reação do consumidor sobre determinado formato de campanha para poder investir em campanhas comerciais mais rentáveis.

Melhorar a experiência do consumidor 

Oferecer a melhor experiência ao seu consumidor nem sempre terá relação com o produto ou serviço em si, muitas vezes a forma de abordar o cliente é que irá ditar o ritmo. 

Se você faz um vídeo descontraído e o público têm mais reações positivas que um tutorial mais complexo, por exemplo, já tem uma boa medida que pode tornar melhor a experiência do seu consumidor.

O consumidor vem se tornando cada vez mais exigente sobre a forma com que as marcas o abordam. Vivemos a chamada era do Consumidor 4.0, onde público espera e preza por uma experiência personalizada, por isso, é preciso buscar entender o que o deixa satisfeito e apostar nisso.

Como combinar Neuromarketing com conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma forma de engajar seu público alvo e atraí-lo através da produção de materiais relevantes e de qualidade.

Enquanto isso, o Neuromarketing procura mapear o cliente para entender o que o faz comprar.

Se você consegue entender o que o seu cliente quer através das práticas e técnicas do Neuromarketing, é possível usar essa informação para pautar os temas e produzir um conteúdo realmente relevante.

Veja algumas ações que podem ser combinadas para que a produção de conteúdo seja um diferencial.

Simplifique o conteúdo

No geral, o consumidor busca uma experiência mais personalizada, lembra? Nesse sentido, use as informações e parâmetros tiradas através do Neuromarketing para pautar as ideias para os seus conteúdos.

Mexa com as emoções do leitor

O gatilho emocional é bem potente. Segundo uma pesquisa do Okdork, as 3 emoções mais presentes nos artigos populares são: humor, temor e diversão. 

Caso não tenha entendido o “temor” lembre-se que os conteúdos na etapa de reconhecimento do problema podem gerar essa sensação.

Por isso, procure trabalhar essas emoções em seus conteúdos e no final de cada um se pergunte: “Qual sentimento meu conteúdo está transmitindo?

Use as imagens a seu favor

O apelo visual é outro ponto que pode melhorar a experiência do usuário. Quando bem construída, é comum que o consumidor passe mais tempo dentro de um site, por exemplo.

As imagens tem uma força cativante e carregam um significado que pode ser usado para instigar o leitor a realizar uma ação, a seguir um caminho ou mesmo ter uma reação que pode ser trabalhada.

E aí, entendeu o que é como funciona o Neuromarketing? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.


Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais