Mix de Marketing: o que é, como aplicar e quais os benefícios?

mix de marketing

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A área do marketing é formada por uma série de conceitos que estão em constante evolução. Mesmo com as mudanças frequentes e as inovações mercadológicas, existem quatro pilares estratégicos que se mantêm: produto, preço, praça e promoção. Eles formam o mix de marketing.

Criado na década de 1960 pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler, o conceito dos 4 Ps define como uma marca alcança o seu público-alvo. 

A partir dele, define-se o posicionamento do negócio e o caminho que deve ser traçado em direção aos principais objetivos da empresa.

Mix de marketing na prática

Não é por acaso que o mix de marketing permanece sendo utilizado, mesmo com a sua criação atravessando décadas. 

Com ele é possível orientar o seu planejamento e criar estratégias de marketing que sejam de fato relevantes para a posição da sua empresa no mercado.

Hoje, nossa conversa visa explicar o que é o mix de marketing, colocando os 4 Ps em evidência. Como resultado, chegaremos à importância deles para a prosperidade do seu negócio. Vamos lá?

Definindo o Mix de Marketing

O mix de marketing é um conjunto de elementos (4 Ps) fundamentais para um planejamento eficiente

Sua finalidade é despertar o interesse dos potenciais clientes. Consequentemente, visa gerar desejo de compra e melhorar a experiência com seu produto e/ou serviço. 

Nesse sentido, ele nos ajuda a trabalhar com:

  • público-alvo e personas definidos e segmentados;
  • precificação adequada;
  •  diferenciais do produto/serviço estruturados;
  • resultados tangíveis;
  • posicionamento determinado e atrativo.

Conheça os 4 Ps do marketing

Agora, você já sabe que é o mix de marketing, então o próximo passo é entender o que cada um dos “Ps” engloba. 

Afinal, para gerarem resultados positivos para o seu negócio, eles precisam estar em equilíbrio. Segundo Philip Kotler, os 4 Ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas.

Isso significa que precisam ser decididos internamente e que influenciam um ao outro, criando uma percepção única da marca.

1. Produto

O primeiro pilar é o produto. Aqui, é preciso ter em mente o que está sendo vendido e como isso agrega valor para o seu cliente. 

O que o produto tem de diferente para se destacar dos concorrentes? 

Como ele resolve os problemas do seu cliente? 

O que o torna único? 

Responder essas perguntas é essencial.

2. Preço

Em segundo lugar, temos o preço. As estratégias de precificação estão ligadas à receita da empresa, à capacidade de produção e à visão que o público possui da marca. 

Nesse sentido, é importante encontrar um ponto comum do preço lucrativo e do preço que condiz com o mercado, levando em conta o valor agregado do que você está oferecendo.

3. Praça

Chegando à praça, é hora de pensar como o cliente chega ao seu negócio. 

Aqui, consideramos, principalmente, os canais de distribuição e venda

Eles envolvem toda a logística que você precisa para entregar seu produto e/ou realizar o seu serviço. 

Nesse processo, vale ter em mãos quem é sua persona e qual é a sua rotina.

4. Promoção

Por fim, mas não menos relevante, a promoção define suas ações de marketing para promover a marca. 

Logo, é necessário não confundir com descontos e liquidações. Nesse caso, estamos falando das estratégias para estimular a demanda por seu produto

É nessa etapa que acontece a comunicação da marca ao público, despertando interesse e criando expectativa.

Leia também: Marketing De Relacionamento: O Que É, Para Que Serve E Como Implementar Na Sua Empresa?

Para que você consiga ter sucesso ao aplicar o seu mix de marketing, você vai precisar seguir estas 4 dicas: 

  • Defina o seu público alvo: essa é uma etapa essencial para traçar as suas estratégias. Mas lembre-se, os seres humanos são complexos, e a sua persona representa uma descrição fria do seu público ideal.
  • Faça uma pesquisa de mercado: base do seu planejamento, a pesquisa de mercado vai ser o ponto inicial do seu embasamento para aplicar o mix de marketing.
  • Alinhe a sua estratégia com a participação da equipe: a gestão do líder é muito importante, mas os colaboradores conhecem e vivem a realidade da empresa, incluí-los na sua estratégia pode trazer informações valiosas.
  • Abuse do ambiente digital: você com certeza já sabe da importância da internet, e para o mix de marketing é primordial estar no contexto da era digital. 

E, afinal, por que esse assunto é tão importante? Trabalhar os 4 Ps é uma premissa básica para todo empreendimento que deseja crescer e ocupar o topo da mente dos seus consumidores. Com eles, criamos relações duradouras de confiança com os clientes e abrimos portas para o crescimento da empresa em sua área de atuação.

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