O que é copywriter e como ele pode alavancar suas taxas de cliques e vendas?

copywriter o que é

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você está a algum tempo pesquisando sobre marketing de conteúdo para empresas, já deve ter se esbarrado com o termo copywriter. Mas, afinal, o que isso significa? Por que ele é tão importante dentro do marketing digital? Essas são algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste guia, por isso, acompanhe e tire suas dúvidas. 

Copywriter: o que é?

A produção de conteúdo é uma necessidade constante para as empresas. Ela está presente desde a criação da página de produto em um e-commerce até a publicação de um post no blog da empresa, incluindo o desenvolvimento de vídeos e publicações em redes sociais. 

Com o uso constante dos canais digitais para o relacionamento entre empresas e potenciais clientes, desenvolver conteúdo de qualidade se tornou a forma mais eficiente de apresentar, explicar e vender um produto ou serviço.

Afinal, como você pretende convencer um usuário a comprar o item que está na sua vitrine digital

Se não é possível conversar pessoalmente com esse comprador, como seria em uma loja física, cabe a você transmitir todas as informações que seriam compartilhadas cara a cara, usando como intermediários as plataformas de comunicação da marca, por exemplo:

  • blog, 
  • redes sociais, 
  • vídeos, 
  • páginas do site, 
  • e-mail marketing, 
  • anúncios pagos,
  • páginas de produtos dentro do e-commerce e mais. 

Entretanto, não basta distribuir as informações aleatoriamente em uma página de conteúdo. Para ter chances de sucesso com a estratégia de marketing digital é preciso saber como escrever. É aí que o copywriting ocupa um lugar de destaque nas ações das organizações. 

 O que é copywriting?

Copywriting é uma metodologia de produção de conteúdo que usa técnicas de persuasão com o objetivo convencer quem tem contato com o material a realizar alguma ação.

Por exemplo, considere que sua empresa criou um e-mail marketing para enviar para clientes que já compraram produtos com você, mas que estão inativos há 2 meses. 

Para reativar os leads, o e-mail apresenta a nova coleção de produtos da marca e chama o contato para clicar no botão indicado e acessar o site com as mercadorias. 

O texto que será parte do e-mail marketing precisa ser suficientemente convincente para estimular o usuário a clicar na chamada para ação, concorda? 

Pense um segundo na quantidade de e-mails que você recebe diariamente. Você abre todos eles? Clica no botão chamativo que te convida para conhecer mais sobre o que a empresa tem a apresentar? 

Eu poderia chutar que você não gera engajamento com todos os e-mails que recebe. E essa é uma realidade de todos nós.

Agora, voltemos a pensar na estratégia da sua empresa. Para que você possa ter mais chances de receber o clique e fazer o lead engajar com seu conteúdo, é preciso usar algumas estratégias na criação do material. 

Essas táticas facilitam a criação e organização de um texto capaz de convencer o usuário que recebe a mensagem a realizar a ação proposta, por exemplo, clicar no call to action do e-mail marketing e continuar o relacionamento com a marca. 

O que é copywriter?

Mas, e copywriter, o que é? Esse é o nome dado ao profissional que usa as técnicas de copywriting para criar um conteúdo persuasivo. 

Por meio do conjunto de táticas de produção de conteúdo, ela faz mais do que compartilhar uma determinada informação. 

Seu objetivo é fazer com que aquele material convença o cliente em potencial a realizar alguma ação importante para a estratégia da marca. 

Nem sempre essa ação desejada é a conclusão de uma compra. Por exemplo, ao aplicar técnicas de copywriting em um anúncio Display do Google, que será veiculado nos canais parceiros da ferramenta, o objetivo é convencer o usuário a clicar no anúncio. 

Em suma, o papel do copywriter é desenvolver materiais que compartilhem informação e estimulem o usuário a agir. 

O que faz um copywriter?

Como dissemos acima, o copywriter é o especialista na produção de conteúdo que estimula um usuário a realizar alguma ação. 

Na prática ele produz textos persuasivos para ações de marketing e vendas, para variadas plataformas de conteúdo como:

  • emails, 
  • sites, 
  • landing pages, 
  • páginas de produto, 
  • pop-ups de retenção,
  • catálogos, 
  • anúncios,
  • blogs,
  • cartas de vendas, por exemplo. 

Técnicas de copywriting

Agora que você já sabe o que é copywriter, o próximo passo é aprender sobre as técnicas que ele usa para persuadir quem tem contato com o material produzido.

Com as técnicas que apresentamos abaixo você pode começar a criar textos que geram mais engajamento. Então acompanhe e aprenda algumas técnicas que vão te ajudar a aumentar suas taxas de conversão.

1. Saiba para quem você está escrevendo

Se você não sabe com quem está falando, dificilmente conhecerá os aspectos que vão fazer essa pessoa prestar atenção em você, gerar curiosidade e despertar a vontade dela em “saber mais”. 

Por isso, antes de qualquer coisa, conheça a persona da sua empresa e saiba tudo sobre:

  • suas dores, 
  • necessidades, 
  • desejos, 
  • sonhos, 
  • objetivos. 

Compreenda também as etapas da jornada de compra dos seus clientes para saber o que falar em cada etapa desse caminho, aumentando as chances de conversão. 

2. Deixe claro o benefícios do que será apresentado

Se você sabe quais são as principais dores que o consumidor que deseja alcançar está passando, crie conteúdos que mostrem como a sua oferta pode sanar esses problemas. 

Foque nos benefícios que a solução irá trazer e não nos recursos que ela apresenta. 

Vai criar um e-mail marketing divulgando uma planilha para controle de estoque? Ao invés de divulgar quais são as variáveis controladas pelo material, concentre-se em apresentar como a planilha irá facilitar a identificação do momento certo de fazer um pedido ao fornecedor, evitando que haja um excesso ou falta de mercadoria. 

3. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro e fazem as pessoas agirem e tomarem decisões. 

Os setores de marketing e vendas usam os gatilhos mentais para convencer seus clientes em potencial a agirem.

Entre os principais gatilhos mentais usados no copywriting das empresas estão:

  1. Reciprocidade
  2. Compromisso e coerência
  3. Prova social
  4. Afeição
  5. Autoridade
  6. Escassez

Entenda tudo sobre como usá-los, no vídeo abaixo. 

4. Combine objetividade e personalização da comunicação

Seja objetivo no conteúdo que acompanha o material que está sendo produzido, mas tenha sempre em mente quem é a pessoa para qual ele está sendo criado. 

Use a voz ativa para se comunicar, crie frases curtas e diretas e seja claro nos benefícios, entretanto, garanta que tudo isso esteja alinhado ao que o cliente precisa, naquele momento. 

5. Crie um CTA eficiente

O objetivo de todo copywriter é fazer o usuário clicar no CTA, ou call to action. Logo, é indispensável pensar em fechar seu material com chave de ouro e criar um excelente CTA. 

  • Use um verbo (por exemplo, clique, compre, acesse, veja, aproveite)
  • Seja direto
  • Crie urgência
  • Use números

Em resumo, as técnicas usadas pelo copywriter incluem:

  1. Saber para quem você está escrevendo
  2. Deixar claro o benefícios do que será apresentado
  3. Usar gatilhos mentais
  4. Combinar objetividade e personalização da comunicação
  5. Criar um CTA eficiente

Quer aprofundar seu conhecimento sobre o que é copywriter, quais as melhores práticas e benefícios? Então assista ao vídeo abaixo, muito completo e didático sobre o assunto. 

Pronto, agora é possível aplicar essas dicas em todos os seus materiais de marketing e vendas. Acompanhe os indicadores de conversão, meça taxas de cliques e veja se está funcionando.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais