Você sabe o que é copywriting? Veja quais as vantagens e como aplicar essas técnicas na prática

o que é copywriting

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Copywriting é um conjunto de técnicas de escrita com o objetivo de conversão do usuário em diferentes plataformas como blogs, anúncios pagos, e-mails e mais. Entender o que é copywriting e como ele funciona vai mudar a forma como a sua empresa se relaciona com os clientes em potencial e gera resultados. Ficou curioso? Então continue lendo!

Antes de mais nada é importante diferenciar o que é copywriting de outros termos parecidos. Copyright, por exemplo, é o direito de reproduzir uma obra de cunho intelectual, ou seja, não tem nada a ver com copywriting, apenas tem a pronúncia similar.

Já o termo “copy” é utilizado no meio para se referir ao conteúdo em si e Copywriter se refere ao profissional que produz esse conteúdo. Explicações dadas, vamos o que interessa. 

O que é copywriting?

O copywriting é um conjunto de boas práticas de escrita que tem como objetivo desenvolver um conteúdo persuasivo, que faça o leitor agir.

A estratégia surgiu para fortalecer ainda mais o papel do conteúdo dentro das ações de marketing de relacionamento e conversão. 

Em outras palavras, podemos compreender o que é copywriting como uma forma de produzir conteúdo com intuito de conduzir a audiência na tomada de decisão.

As técnicas que o copywriting trás servem para todo tipo de conteúdo produzido e publicado pela sua marca, desde textos para blog e postagens nas redes sociais, e-mails até slogans, eBooks e a descrição dos produtos dentro de um e-commerce.

O copywriting em si é uma forma de escrever, mas para isso ela precisa estar inserida em outras estratégias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, por exemplo. 

Aliado a um conteúdo relevante e de qualidade, você conseguirá guiar seu cliente durante a jornada de compra sem necessariamente focar na venda o tempo todo.

Leia também: Neuromarketing: Guia Para Iniciantes! Como Começar A Aplicar?

Se você ainda não entende para que serve o marketing de conteúdo e como ele te auxilia a ganhar clientes, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo. O material é bem completo e prático!

Quais as vantagens do copywriting para sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é copywriting, vamos trazer algumas das principais vantagens que a sua marca pode ter ao usar esse tipo de técnica nos conteúdos produzidos e publicados.

Aumentar a conversão e a geração de leads

Usando as técnicas de copywriting, a tendência é que seus anúncios patrocinados, landing pages, blog posts e outras ações, passem a converter mais visitantes em leads e em clientes.

Um conteúdo persuasivo e relevante desperta o interesse dos consumidores fazendo com que a taxa de cliques e cadastros cresça.

Ver mais: Qual A Diferença Entre Empreendedor E Empresário?

Melhorar o posicionamento e a notoriedade da marca

Utilizando o copywriting em conjunto com outra técnica essencial no marketing, o SEO, as páginas do site e do blog da empresa tendem a ficar melhor ranqueadas nos mecanismos de busca e na avaliação de qualidade

Com isso, suas páginas têm maiores chances de figurar entre os primeiros resultados das pesquisas feitas no Google. 

Isso faz toda diferença no aumento de tráfego do site, uma vez que mais da metade dos cliques acontecem nos 3 primeiros resultados obtidos.

Ver também: Como Ser Um Empreendedor? Boas Práticas Para Aumentar Suas Chances De Sucesso

Crescer a proximidade com seus clientes

No copywriting o texto é pensado e produzido com foco em um público-alvo, logo esse tipo de abordagem mais personalizada, gera uma maior identificação do consumidor com conteúdo.

Sempre que alguém pesquisa ou cai em um anúncio seu é importante que ele consiga uma informação que seja relevante para ele, que resolva uma dúvida ou que ajude em alguma questão.

Isso aproxima a marca do seu cliente ideal que, além de comprador fiel, pode se tornar um defensor da marca no futuro.

Quais as principais técnicas de copywriting e como usá-las?

Uma vez que tenha ficado claro os conceitos e as vantagens do copywriting, seguimos para o uso de gatilhos mentais na construção do conteúdo. Eles são a base de um bom copywriting e, por isso, vamos apresentar alguns deles, a seguir:

  • Reciprocidade
  • Prova social
  • Escassez
  • Autoridade

Reciprocidade

Esse gatilho mental é um dos mais usados e tem como premissa o uso de uma caraterística humana que é a de responder uma ação positiva com outra.

Quando se pensa no texto, seria como oferecer algo esperando outra coisa na mesma proporção.

Quando você fornece um material rico ou um período de teste grátis, você dá algo antes de conseguir outra coisa, nesse caso pode ser um cadastro em troca do material ou uma forma de envolver um lead que poderá usar um serviço gratuito por um tempo e depois tornar-se cliente.

Prova social

O que chamamos de prova social tem a ver com a tomada de decisão de um consumidor em potencial baseado no comportamento alheio.

Esse gatilho tem força uma vez que entende-se que quando se tem um número expressivo de pessoas realizando uma ação, isso funciona como um validador de qualidade.

Para ficar mais claro, imagine que você vai comprar um tênis em uma loja que não conhece, se você fica sabendo que essa loja já vendeu milhões de pares nos mais de 10 anos de experiência ou vê depoimentos positivos sobre a experiência de outros clientes, pois bem, esse é o gatilho de prova social.

Escassez

Um gatilho que tem muita força, a escassez busca mexer com nosso senso de urgência para aproveitar uma oportunidade. 

Exemplos clássicos são os “descontos para os 100 primeiros” ou os avisos de escassez no seu e-commerce que mostram o número de produtos que faltam para o estoque acabar.

Autoridade

Quando se fala em autoridade, estamos buscando o uso de argumentos que qualificam a marca e dão respaldo no que está escrito. 

Esse gatilho tem força porque faz com que as pessoas entendam que se trata de algo superior e que, por isso, vale a pena.

Um exemplo clássico de argumento de autoridade é a fala ou a validação de especialistas como no slogan da Sensodyne: “9 a cada 10 médicos recomendam”. Outros pontos como artigos científicos, pesquisas, reportagens e etc também são artifícios interessantes.

E aí, entendeu o que é copywriting? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.

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