O que é SEO? Tudo sobre essas estratégias fundamentais para qualquer site

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Se você pesquisa sobre marketing é bem provável que você tenha visto essa sigla algumas vezes, mas, afinal, o que é SEO? Na tradução, SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Para entender na prática como e porque adotar essa estratégia no seu plano de marketing, continue a ler este artigo.

Afinal, o que é SEO?

Para entender o que é SEO é preciso pensá-lo como um conjunto de estratégias de otimização de páginas de sites, blogs, e-commerces e landing pages.  

O objetivo da otimização dessas páginas é, essencialmente, melhorar a chance delas ocuparem melhores posições nos resultados orgânicos feitos em motores de busca. 

Faça o teste você mesmo, pesquise qualquer termo no Google e veja os primeiros resultados exibidos.

É possível que, dependendo do termo usado na pesquisa, os primeiros resultados sejam de anúncios pagos, ignore-os por enquanto, veja os resultados que vêm logo na sequência.

Por que essas páginas foram escolhidas pelo Google para ocuparem as primeiras posições orgânicas (que não são posições de anúncios) para a resposta a uma pesquisa feita por um usuário? 

De maneira geral, podemos dizer que elas atendem melhor os critérios de classificação do Google. 

É justamente isso que as técnicas de SEO fazem pelas páginas da sua empresa: otimiza para que atendam melhor aos critérios de avaliação para rankeamento do Google.

Leia também: Como Empreender Em Casa? Veja Dicas E Nichos De Mercado Para Começar O Seu Negócio

O que são boas práticas de SEO?

Para entender o que é SEO e seu impacto, vamos aos principais pontos de atenção para qualquer página associada à sua empresa.

É claro que algumas regras farão mais sentido em um tipo de publicação do que em outro, mas no geral as boas práticas são universais, veja a seguir.

Título da páginas

O título de uma página precisa ser um resumo do que o visitante encontrará pela frente, além de ser convidativo, bem num esquema manchete de jornal.

Ele ainda precisa conter a palavra-chave escolhida para o texto, afinal é por ela que sua página é encontrada nos motores de busca.

Para escolher palavras-chaves interessantes você pode usar a ferramenta de busca do Google, a Keyword Planner. Ela é gratuita e basta você colocar um termo relacionado ao seu negócio e ela encontrará as palavras-chaves mais buscadas pelos usuários. Dessa forma, você poderá criar o seu conteúdo e o seu título para atender a pesquisa feita pelo termo exato. 

Foque em criar textos relevantes, descritivos e crie tags para cada página, isso ajudará os motores de busca a segmentar melhor as suas páginas e evitar algumas confusões como uma loja de bancos (cadeiras) aparecer na pesquisa de bancos financeiros, por exemplo.

Meta Title e Meta Description

São o título e a descrição de um post, que aparecem no Google. 

O Meta Title é o título que aparece em cima e a Meta Description é o texto que vem em seguida com a descrição do que se trata aquele link.

Em ambos é importante que exista a palavra-chave 

O Meta Title deve ter até 60 caracteres e deve ser chamativo, despertando a curiosidade.

Já a Meta Description, deve ter até 140 caracteres e precisa resumir bem o que será explorado na página.

Para colocar o meta title e a meta description na sua páginas você pode instalar o plugin YOAST SEO. Aprenda tudo sobre como instalar a ferramenta, em suas páginas, no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=-yujGT0dH0Q

Otimização de URL

Os links das páginas também precisam ser checados sempre antes da publicação das mesmas. No que compete ao SEO é importante que a palavra-chave esteja incluída na URL.

Navegação dentro do site

Outro ponto importante para o SEO é a organização dentro do seu site

É fundamental que a plataforma respeite uma hierarquia de informações, facilitando a busca por um conteúdo. Para isso, cria categorias e se necessário subcategorias. Lembre-se também das tags.

Veja também: Neuromarketing: Guia Para Iniciantes! Como Começar A Aplicar?

Se até aqui você ainda tem dúvidas sobre como otimizar seu site para SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo, com uma especialista que explica e aponta as principais questões que devem ser observadas para um resultado de sucesso.

Conteúdo do site

No que se refere ao conteúdo do seu site é sempre importante que ele seja bem organizado, de fácil leitura, que tenha os temas e as linguagens relevantes ao público-alvo e que seja atualizado sempre.

Lembre-se de repetir a palavra-chave ao longo do texto.

Quais as vantagens de investir em uma ferramenta de SEO?

Agora que você já sabe o que é SEO e como ele funciona, vamos às principais vantagens dessa estratégia para a sua empresa:

  • Aumentar o tráfego para o site: uma vez que suas páginas aparecem mais bem ranqueadas no Google, naturalmente seu site passará a receber mais visitantes;
  • Democratizar o acesso: se você é uma empresa com pouco capital para investir em anúncios pagos, as boas práticas de SEO farão com que seu site possa competir com outros negócios;
  • Fortalecer a autoridade da marca: sempre que uma página sua figura entre os primeiros resultados do Google, isso faz com que o nome da sua marca fixe na cabeça do seu público, que passará a vê-lo sempre que pesquisar algo relevante para ele;
  • Aumentar a taxa de conversão: por fim, o maior objetivo de tudo isso no final das contas é vender mais, não é verdade? Quanto mais suas páginas aparecem nos primeiros resultados, mais cliques receberá e consequentemente mais vendas serão convertidas.

Ver mais: Instagram Business: Como Fazer Seu Perfil Empresarial Decolar?

Para tornar toda a gestão de SEO mais eficiente, conte com sistemas especializados.

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