No mercado atual, em que bilhões de pessoas se conectam por meio de redes sociais todos os dias, manter seguidores interessados e atrair novos é um desafio para as marcas. Nesse cenário, surge o conceito de social media marketing, sobre o qual, falaremos a seguir.
O que é social media marketing?
O social media marketing, ou marketing de mídia social, é a área responsável pelo planejamento e criação de conteúdos textuais, imagens e vídeos voltadas para promoção da marca e interação dos clientes com os perfis nas redes sociais.
Uma empresa que trabalha vendendo produtos fitness, por exemplo, e publica conteúdos informativos a respeito de suplementos, treinamentos e demais assuntos relativos a esse universo está fazendo o serviço de social media marketing.
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Quais os objetivos do social media marketing?
Os principais objetivos do profissional de social media será:
- manter e incentivar a interação dos consumidores com a marca,
- aumentar o número de seguidores e o alcance,
- gerar valor nos produtos ou serviços para os clientes.
É importante salientar que essa estratégia de marketing não se trata apenas de vender, mas sim se tornar relevante para encantar os clientes e “educá-los” através de conteúdos focados em resolver seus problemas e dores enquanto consumidor.
Montando uma estratégia de social media marketing: passo a passo
Agora que ficou claro o que é e quais os objetivos do social media, que tal começar a aplicar algumas estratégias para melhorar os resultados dos seus perfis nas redes sociais?
Conheça melhor o seu público
O primeiro passo do marketing é conhecer quem você vai abordar. Quanto mais alinhados estão os produtos e serviços da empresa com os desejos, dores e desafios dos clientes, mais eficiente será sua estratégia de venda.
Caso você não tenha esses dados, vale a pena investir um tempo pesquisando o comportamento e informações do seu público, para ir criando as suas personas que serão a base das suas estratégias de marketing.
Boa parte dessas informações podem ser encontradas com algumas pesquisas, através de estatísticas do Facebook e Google, mas acima de tudo precisam ser coletadas e atualizadas sempre, neste caso vale a pena investir em um CRM.
Defina as metas, objetivos e métricas para serem acompanhadas
Uma vez que o seu público esteja definido, é a hora de estabelecer metas e objetivos claros, afinal o que você espera conseguir?
Em cima desta pergunta use a técnica SMART para definir sua meta:
- S – Específica
- M – Mensurável
- A – Alcançável
- R – Realista
- T – Temporal
No vídeo abaixo você tem acesso ao passo a passo de como criar um objetivo usando essa metodologia. Confira!
Fique de olho nos seus concorrentes
Veja bem, a ideia não é roubar ou copiar a ideia de outra pessoa, mas sim ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo, justamente para pensar em formas de oferecer mais do que eles, gerando mais valor na sua solução.
Caso você não tenha ainda uma lista de concorrentes vale a pena fazer um mapeamento.
Para isso, algumas etapas são interessantes, entre elas:
- faça pesquisas no Google usando termos relacionados ao seu nicho e vá catalogando as empresas que aparecerem;
- acompanhe quem aparece nas primeiras posições orgânicas das pesquisas feitas no Google e com que frequência os sites se repetem;
- acesse as páginas que forem mais similares ao seu negócio e faça uma análise das postagens e abordagens que as publicações dessas marcas têm nas redes sociais.
Planeje e crie um calendário de conteúdos
Não existe um marketing de social media organizado e eficaz sem um calendário de postagens.
Quem opta por criar e postar ao mesmo tempo corre sérios riscos de perder consistência e relevância muito rápido.
Além de te dar uma visão geral de todos os conteúdos que estão sendo produzidos no mês, este cronograma oferece um controle maior para manter a sua frequência sem perder nenhum prazo e acabar deixando seu seguidor sem conteúdo.
Produza os conteúdos
Agora é o momento de pôr a mão na massa, a produção de conteúdo deve levar em conta tanto o calendário (e vice-versa) e como os recursos disponíveis.
Alguns profissionais de social media também atuam como designer, mas isso não é o ideal, uma visão imparcial e segmentada garantem uma maior qualidade sempre.
Uma coisa muito importante é ter equilíbrio entre uma publicação informativa e relevante e as postagens de produtos.
Não adianta colocar um catálogo cheio de produtos se a sua audiência não demonstrou interesse e foi educada até ser abordada com uma publicação deste tipo.
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Incentive a interação com o público
As redes sociais são canais para marketing de relacionamento. Elas permitiram algo que antes era muito raro: a interação direta com o público.
Por isso, fique atento às respostas aos comentários feitos por seus clientes, resposta às interações e inventive que elas aconteçam.
Crie postagens que chamam os usuários para uma ação como um comentário, um voto em uma enquete ou responder a caixa de perguntas do Stories, por exemplo.
E aí, entendeu o que faz o social media marketing? Lembre-se que essa é uma área indispensável para seu negócio crescer e alcançar mais consumidores.
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