Tipos de marketing e como eles funcionam na prática: 8 modelos para adotar

tipos de marketing

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O marketing tem como objetivo posicionar uma empresa no mercado, divulgar seus produtos, gerar engajamento com clientes e contribuir para os resultados de vendas. Entretanto, com a transformação digital, as possibilidades dessa área se multiplicaram. É justamente sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo ao explorar os principais tipos de marketing e como cada um funciona.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre como trabalhar com marketing digital!

Por que investir em Marketing na minha empresa?

Antes de avançarmos, vale a pena trazer alguns pontos importantes para quem está em busca de dicas sobre marketing digital para iniciantes. Começaremos apresentando a importância e as vantagens de investir nessa área. Veja os principais benefícios.

Maior visibilidade

Quando se investe em campanhas de marketing, sua marca passa a alcançar uma audiência muito maior e mais qualificada, seja por anúncios patrocinados, redes sociais ou outras ações.

Esse tipo de exposição faz com que sua marca seja mais reconhecida e encontrada mais facilmente por quem pesquisa por produtos ou assuntos similares ao que você trabalha. O resultado, geralmente, é um aumento das taxas de conversão. 

Veja também: Manual Do Empreendedor: Guia Completo Para Quem Busca O Sucesso

Segmentação de público

Além de levar a sua marca para mais pessoas, as campanhas de marketing conseguem mapear o perfil de quem está sendo impactado pela sua empresa

Em um outdoor, por exemplo, você não consegue saber quantas pessoas exatamente passaram ali, qual idade, sexo, onde moram etc. Em qualquer campanha de marketing digital esses dados são simples de conseguir.

Leia também: O Que Significa Empreendedorismo Digital? Veja O Que É Como Entrar Nesse Ramo

Análise de resultados

Uma campanha só pode ser considerada bem ou mal sucedida quando os dados mostram isso. Através das campanhas de marketing digital é possível mensurar o retorno sobre um investimento através dos relatórios e análises de desempenho.

Quais os tipos de marketing mais usados e como funcionam?

Agora sim é hora de conhecer os principais tipos de marketing:

  1. Marketing digital
  2. Inbound Marketing
  3. Outbound Marketing
  4. Marketing de Relacionamento
  5. Marketing de Conteúdo
  6. Marketing de Afiliados
  7. Marketing Viral
  8. Endomarketing

Entenda como cada um deles funciona para que você tenha uma noção dos caminhos possíveis para sua marca.

Marketing digital

Abrindo a lista de tipos de marketing temos talvez a opção mais “auto explicativa”, afinal o nome já indica que trata-se de uma modalidade onde todas as ações são executadas online.

É um modelo mais democrático que permite acesso a grandes e pequenas empresas, porque, geralmente, oferece opções mais baratas de investimento, se comparado com plataformas tradicionais como TV. 

Inbound Marketing

Com a proposta de atrair o cliente até a marca, o Inbound Marketing usa conteúdo relevante para atrair potenciais consumidores. 

Ao invés de ir ativamente atrás do cliente, essa estratégia distribui canais pela internet que funcionam como portas para atrair os clientes, fazendo com que eles venham até a empresa.

A ideia é levar o conteúdo até o seu público-alvo de forma natural e, dessa forma, ele vai sendo atraído e passa a se envolver com a sua marca. 

Também conhecido como marketing de atração, ele é ideal para quem quer se posicionar como autoridade.

Fazem parte do Inbound Marketing ações como:

  • SEO, 
  • marketing de conteúdo,
  • e-mail marketing, e mais. 

Outbound Marketing

O Outbound Marketing funciona como um oposto ao Inbound. Ao invés de atrair o usuário para que ele tenha interesse nos conteúdos e no que a empresa tem a falar, o Outbound, conhecido como marketing de interrupção, vai até o cliente e “impõe” sua presença.

Pense em uma propaganda de TV, o público é “obrigado” a consumir uma propaganda que interrompe a programação, é uma forma de pegar um cliente em potencial de surpresa.

Na internet podemos usar como exemplo os anúncios que aparecem enquanto navegamos por portais e outras redes.

Marketing de Relacionamento

Focado no processo de venda como um todo, o marketing de relacionamento é um dos tipos de marketing que visa aprimorar a experiência de compra do cliente como um todo, desde o processo de captação até o pós-venda.

Esse tipo de marketing busca uma maior identificação e proximidade com o cliente, gerando como consequência, uma maior conexão a fim de fidelizá-lo e, futuramente, até torná-lo um divulgador da marca.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo foca na criação de textos, vídeos, podcasts, e-mails e outros materiais que ofereçam conteúdo relevante e de qualidade para o consumidor final. 

Ele pode ser oferecido em blogs, e-mail marketing, ebooks, redes sociais entre outros.

No vídeo abaixo você encontra um conteúdo completo sobre o que é e como usar esse tipo de marketing na sua empresa. Vale a pena conferir.

Marketing de Afiliados

Uma boa pedida para quem trabalha com infoprodutos, o marketing de afiliados opera criando uma rede de vendedores que divulgam seus produtos através de links próprios e ganham comissões em cima das vendas feitas em seus links.

A ideia é incentivar as pessoas a divulgar seus produtos em vários canais, em troca esse produtor de conteúdo recebe um percentual de venda. Desta forma, quanto mais conversões acontecerem, maiores serão as comissões que o afiliado receberá, bem no esquema ganha-ganha.

Marketing Viral

Como o próprio nome indica, o foco deste tipo de marketing é viralizar as campanhas, ou seja, apostar em conteúdos que tenham uma grande capacidade de se espalhar rapidamente em escala.

No geral, os vídeos curtos em redes sociais como Instagram e TikTok são onde esse tipo de conteúdo tem mais potencial, mas também podem ser comerciais de TV, jingles e campanhas que grudam na cabeça e são repetidas à exaustão.

Endomarketing

Por fim, um tipo de marketing que não se pode esquecer é o interno, ou endomarketing. Ele tem como foco os colaboradores de uma empresa

A ideia é construir uma boa imagem da organização junto aos funcionários.

Investir em ações de endomarketing fará com que o engajamento e desempenho das equipes aumentem e melhorem as chances dos mesmos indicarem bons profissionais quando houverem processos seletivos.

E aí, entendeu como funcionam os tipos de Marketing? Ficou alguma dúvida?

O marketing não para de mudar, novidades aparecem, processos novos são implementados, por isso, esteja sempre por dentro dos cursos de marketing e das ferramentas da área, que vão alavancar seus resultados e manter sua competitividade de mercado. 

Aqui no Negócios em Mente você encontra uma lista de ferramentas de marketing para otimizar a sua gestão, ver anúncios da concorrência no TikTok, gerar leads e automatizar a comunicação com eles e muito mais.

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais