Tudo que você precisa saber sobre checkout na Shopify

O que é o checkout Shopify

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Antes de te mostrarmos todas as opções na Shopify, precisamos explicar o que é checkout de pagamento (ou etapa de pagamento), Gateway e muito mais. Caso você já saiba o que são, pode avançar mais para baixo nesse texto.

O que é a etapa de pagamento no checkout, afinal?

Um checkout é a etapa de pagamento, dentro de um e-commerce. Ela acontece após a montagem do carrinho de compras. 

O checkout pode ser nativo, ocorrendo dentro da loja virtual em que o produto está exposto, ou acontecer em outros site, nesses casos, o comprador é direcionado para uma plataforma externa para finalizar o pagamento. 

Esse processo, geralmente, envolve preencher um formulário com informações de pagamento, como o número do cartão de crédito e a data de validade, e fornecer informações de entrega, como o endereço do destinatário.

Após preencher esse formulário, o cliente envia sua solicitação de compra para o site e, se tudo estiver correto, o pagamento será processado e a compra será concluída. 

Como você pode imaginar, o checkout é uma parte importante do processo de compra , afinal, é quando o comprador realiza o pagamento pela mercadoria e confirma seus dados para que a entrega seja iniciada.

Contudo, para que tudo isso aconteça, o e-commerce precisa garantir que os pagamentos sejam processados de forma segura e confiável.

O que são gateways de pagamento para e-commerce?

Dentro da etapa de checkout, o gateway de pagamento é um recurso indispensável. Afinal, ele permite aos clientes concluírem os pagamentos de forma segura

Esses gateways, geralmente, estão integrados ao checkout do site e oferecem uma camada adicional de segurança para proteger os dados dos clientes.

Na prática, quando um cliente preenche as informações de pagamento no checkout, elas são encaminhadas para o gateway, que as processa e as envia de volta ao site para confirmação e autorização do pagamento.

Dessa forma, os clientes podem fazer compras no site com confiança, e ter a segurança de que seus dados estão protegidos. 

Vale ressaltar que os gateways são sistemas que processam os pagamentos como PagSeguro ou PayPal. Não confunda com as operadoras de cartão como Visa ou MasterCard.

Quais as diferenças entre checkout e gateway de pagamento?

Apesar de serem dois termos que às vezes são usados no mesmo contexto, na verdade, checkout e gateway de pagamento são coisas diferentes. 

O checkout é o processo no qual os clientes preenchem um formulário com suas informações de pagamento e de entrega. Já o gateway é um serviço que irá processar essas informações de pagamento e enviá-las de volta ao site para confirmação e liberação do pedido. 

Ou seja, o checkout de pagamento é a interface pelo qual os clientes vão inserir as informações, enquanto o gateway é o serviço que vai processá-lo e proteger as informações  compartilhadas.

Para saber mais sobre as diferenças fundamentais entre checkout e gateway de pagamento, assista o vídeo a seguir:

Um dos grandes responsáveis pelo abandono de carrinho em e-commerces é a presença de processos confusos no processamento dos pagamentos. Se o checkout é complexo, longo ou demorado, as chances do consumidor abandonar a sua loja são grandes.

Além de tornar o processo de finalização de uma compra mais rápido e oferecer uma melhor experiência do consumidor. Ter ao seu lado um sistema de checkout da Shopify, aumenta a segurança para você e para seus clientes. 

E quando o assunto são as compras online, a segurança é um aspecto que precisa ser priorizada, não é mesmo? 

Isso é especialmente importante no Brasil, afinal, como mostra uma pesquisa da Visa, o país é o 2º país em número de fraudes em compras online no cartão de crédito. 

Já a pesquisa “Mapa da Fraude”, indica que, somente no primeiro semestre de 2022, 2,8 milhões de tentativas de fraude aconteceram por aqui. 

Diante disso, ter a certeza de que o seu e-commerce tem um checkout eficiente se torna uma prioridade. 

Por isso, a seguir, você vai conhecer as opções de parceiros de pagamento integrados com a Shopify que melhor se adaptam às suas necessidades como lojista. Confira!

Principais opções de gateways integrados da Shopify

Apesar de trabalharem com serviços bem similares como a venda por cartões de crédito, parcelamento, boleto e PIX, as opções de gateways integrados ao checkout da Shopify tem funcionalidades, taxas e preços bem distintos.

Para conhecer quais são elas e qual é a melhor escolha para você, indicamos que continue lendo e conheça os serviços disponíveis. 

Veja, a seguir, a lista completa das principais opções de gateways de pagamento da Shopify:

  1. Mercado Pago;
  2. PagSeguro;
  3. PagBrasil;
  4. PagarMe;
  5. PayPal;
  6. Cielo;
  7. dLocal Go;
  8. Stripe.

As taxas mencionadas abaixo são informativas e podem estar desatualizadas com o passar do tempo. Por isso colocamos o link para cada opção mencionada para que você possar ter mais detalhes sobre as taxas e condições atuais.

Mercado Pago

O Mercado pago é o segundo gateway de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Ele funciona como um processador de pagamentos desenvolvido pelo Mercado Livre, mas que pode ser usado no seu e-commerce.

O sistema disponibiliza a função de checkout transparente na shopify, em que o processamento do pagamento é feito dentro da loja virtual, sem levar o usuário para uma página externa. 

Além disso, aceita pagamentos via PIX e tem ótimas taxas, a partir de 3,99% para recebimento de pagamentos.

Também é possível usar a carteira digital da empresa para movimentar esses valores.

Saiba mais: Melhores Cursos Do Mercado Livre Para Ser Um Líder De Vendas Na Plataforma

PagSeguro

Se o Mercado Pago é o segundo processador de pagamentos entre os brasileiros, isso se deve ao PagSeguro que lidera com folga esse ranking, com mais de 50% de todas as vendas online em âmbito nacional sendo processadas por este gateway.

Com taxas bastante competitivas, o PagSeguro oferece mais de 25 meios de pagamento, checkout transparente e várias opções de maquininhas, ideais para caso você tenha lojas físicas.

PagBrasil

Outra parceira nacional da Shopify, a PagBrasil tem um app exclusivo dentro da loja de aplicativos da plataforma, o que facilita ainda mais a integração ao seu e-commerce. 

Além disso, a ferramenta ainda oferece:

  • checkout transparente; 
  • validação de endereço; 
  • confirmação de CPF; 
  • repasse de juros para pagamentos parcelados. 

Pagar.me

Uma opção que vem crescendo atualmente, o Pagar.me é uma parceira recente da Shopify.

Ela oferece taxas a partir de 3,19% para pagamentos à vista e uma taxa adicional de R$0,99 por transação. Já para as compras parceladas, é adicionada uma taxa de 1,59% por parcela.

Além das opções comuns de pagamento, o Pagar.me também tem as seguintes funcionalidades:

  • integração com Antifraude;
  • opção Auth and Capture (Autorização e Captura);
  • opção Auth only (Somente Autorização);
  • captura parcial ou completa pelo painel da Shopify;
  • estorno parcial ou completo pelo painel da Shopify;
  • cancelamento pelo painel da Shopify.

PayPal

Uma das mais veteranas e reconhecidas em todo mundo, o PayPal é uma das parceiras mais antigas da Shopify.

Ela é mais uma opção que oferece a própria carteira digital para os clientes fazerem pagamentos e para que você possa recebê-los.

Além disso, o processador de pagamentos ainda oferece:

  • garantia de devolução do dinheiro em caso de fraude;
  • sistema de cashback;
  • checkout transparente.

Cielo

A Cielo é uma marca bastante conhecida, principalmente, por suas maquininhas de cartão, contudo, ela também oferece um gateway de pagamento com checkout, sistema antifraude e mais.

A única diferença é que a empresa não apresenta seus planos, preços e taxas no seu site, sendo necessário entrar em contato com o suporte por e-mail ou telefone, explicar a demanda para depois receber um plano personalizado.

dLocal Go

Não podemos deixar de mencionar o gateway de pagamento d.Local, que te permite vender para a África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. Ao total são 33 países que você pode operar. É ideal para empreendedores que vendem para fora do Brasil.

Eles oferecem suporte fiscal e operacional (então você oferta o produto na moeda do país de venda, e pode escolher em qual moeda você quer receber na sua conta).

Além de ter sistema anti-fraude e fácil integração com a Shopify, ele também é um gateway de pagamento flexível, que te permite aceitar cartões locais, parcelado e as mais relevantes formas de pagamento como por exemplo: Boleto e PIX.

Stripe

Por fim, outra opção de gateway de pagamento para Shopify, a Stripe exige que você abra uma conta bancária dentro dela para receber os valores das vendas processadas. O primeiro pagamento cai em até 7 dias.

A ferramenta oferece uma opção de checkout otimizado e bem simples, possui sistema antifraude, um app móvel, permite a personalização de fluxos, mas também só informa os valores ao ser contactado por e-mail, chat ou telefone. 

Como configurar o gateway de pagamento na Shopify? Passo a passo

Antes de ver o passo a passo de como configurar o checkout na Shopify, vale um esclarecimento: é importante que você escolha o gateway de pagamento que será adotado em sua loja com atenção e cuidado.

Para isso, é fundamental que você conheça bem seu negócio, suas demandas, seus objetivos e o perfil de seus clientes antes de escolher seu provedor de pagamento que será integrado ao seu checkout.

Após a escolha é hora de configurar o checkout na Shopify. Cada gateway de pagamento pode apresentar características diferentes, mas no geral para fazer a configuração do checkout na Shopify basta seguir esses passo:

  1. Faça o login da sua loja no Admin da Shopify;
  2. Vá até o menu configurações;
  3. Clique em provedores de pagamento;
  4. Habilite a opção “aceitar cartão de crédito”;
  5. Clique em selecionar provedor;
  6. Neste momento irão aparecer os processadores de pagamento que estão instalados na sua loja, escolha qual será habilitado;
  7. A Shopify irá te pedir as credenciais para confirmar seu acesso que no geral será o Client_ID e Client_secret;
  8. Vá até o site do provedor de pagamento e pegue essas chaves;
  9. Volte para a Shopify, cole as credenciais e clique em ativar.

Para saber mais informações sobre a configuração do checkout na Shopify, assista esse vídeo produzido pelo canal da plataforma no Brasil:

Quais as opções de checkout transparente na Shopify?

Caso você tenha configurado o gateway de pagamento direto na sua loja Shopify, já pode começar a receber pagamentos para os seus produtos, gerando vendas. No entanto, na hora concluir a compra, seu cliente é redirecionado para a página onde o pagamento será processado (saindo do seu site).

Para evitar isso existe o checkout transparente, que, como falamos acima, nada mais é do que uma forma das compras serem concluídas sem sair do seu site.

Além de ser mais prático, esse tipo de app dá mais comodidade ao seu cliente que vê que todo o processo de compra dele é feito no mesmo lugar.

Confira abaixo quais as opções de apps de checkout transparentes nativos da Shopify:

  • Mercado Pago
  • PagBrasil
  • Stripe
  • dLocal Go

E aqui uma tabela com alguns informações resumidas para ajudar na sua escolha:

Checkout Transparente com a Shopify (Fev. 2023)Mercado PagoPagBrasilStripedLocal Go
Cartão de Créditosimsimsimsim
Cartão de Crédito com parcelamentosimsimnãosim
Cartão de Débitosimsimnãosim
Boletosimsimnãosim
Pixsimsimnãosim
Personalização da página de endereçosimsimnãonão
Aceita ativação de outros Gatewaysnãonãosimsim
Aceita comprador de fora do Brasil?nãonãosimsim

Mercado Pago

Se você é cliente da Shopify e já usa o Mercado Pago como processador de pagamentos, saiba que tem direito ao checkout transparente que, além das formas tradicionais de compra, também aceitam pagamentos via PIX. 

O processo de instalação é bem simples, primeiro você deve ter o Mercado Pago como gateway de pagamento habilitado, depois é só baixar o app gratuito de checkout transparente na loja de apps da Shopify. 

Pronto! Automaticamente ela estará disponível para que você personalize no admin do seu e-commerce.

PagBrasil

Caso você opte pelo PagBrasil como gateway de pagamento, também tem disponível um aplicativo de checkout transparente. 

A única diferença para os demais desta lista é que o app só é gratuito para lojas com faturamento bruto mensal acima de R$50 mil.

Ele permite que você otimize seu checkout oferecendo descontos percentuais em métodos de pagamento específicos e ainda oferece os exclusivos boletos flash (que confirma o pagamento em menos de uma hora). 

Stripe

Caso você prefira uma opção já integrada envolvendo gateway de pagamento e checkout transparente, vale a pena conhecer a Stripe.

Com ela, você tem os dois serviços juntos, sem necessidade de instalação de outros aplicativos.

Ou seja, no momento em que você tornar a Stripe a sua processadora de pagamentos, ao mesmo tempo ela irá habilitar o checkout transparente. 

No entanto, como já mencionamos antes, para contratar a empresa é necessário entrar em contato com a equipe de vendas. E que por enquanto a Stripe só possui cartão de crédito sem opção de parcelamento, nem possui PIX e nem Boleto.

dLocal Go

A dLocal Go é a opção de checkout transparente mais recente lançada para a Shopify.

A ferramenta tem como objetivo melhorar a experiência de compra dos clientes. O sistema permite que você venda produtos a outros países, na moeda local dos compradores.

Além de oferecer mais de 100 meios de pagamento entre todas as opções internacionais. Para o Brasil possuem boleto, cartão de crédito e PIX, a opção de checkout ainda facilita a gestão de tudo através da mesma plataforma.

Quer mais um benefício? Com a dLocal Go o vendedor recebe o pagamento do cliente em 7 dias, para vendas feitas no cartão, e em 3 dias, para transações que envolvam boleto e PIX.

Checkout transparente externos não autorizados pela Shopify

Além das opções integradas a Shopify, existem algumas outras marcas conhecidas que oferecem a funcionalidade de checkout transparente através de uma conexão por API, no entanto, diferentemente das opções nativas, aqui você terá um custo extra.

Geralmente a cobrança pode ser feita por mensalidade ou cobrando um percentual de cada venda, por isso, vale a pena colocar na ponta do lápis antes de contratar alguma delas. Veja os principais nomes não diretamente autorizados pela Shopify:

E aí, gostou das opções de checkout nativo da Shopify? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais dicas para otimizar seu e-commerce acessando os nossos artigos sobre os melhores aplicativos para vendas, como funciona o marketplace e os melhores cursos para aprender sobre dropshipping.

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