Já aconteceu de você entrar em uma página de produto dentro de uma loja virtual e ao olhar os detalhes viu que era vendido e entregue por outra loja que não era a do site original? A dúvida por trás da natureza dessa operação explica muito sobre o que é marketplace na prática.
Na imagem abaixo, de um print feito no site da Americanas.com, mostra a notificação sobre a qual falamos acima.
O que é marketplace, afinal?
O marketplace funciona como uma grande vitrine virtual, ou shopping center online, contudo são e-commerces de grandes marcas com renome e alcance, que “alugam” um espaço para que lojas menores possam vender seus produtos.
Isso significa que, se você que tem uma loja virtual é possível anunciar seus produtos, e vendê-los, dentro de canais como a Americanas.com, sobre a qual falamos acima, bem como outros sites como Magalu e Amazon.
Para isso, acessar esses canais de venda, se cadastrar como vendedor, inserir seus produtos e anunciá-los.
Entre os benefícios do modelo está a possibilidade de apresentar seus produtos em uma plataforma maior e que atrai milhares de visitantes diários.
Também é importante dizer que você passa a ter acesso aos meios de pagamento oferecidos por essas gigantes do mercado e, em alguns casos, às opções de frete.
Em contrapartida, em cada venda feita por você é repassada um percentual para a plataforma e em algumas empresas pode ser cobrada também uma mensalidade de hospedagem da sua loja.
Suponha que você anuncia um produto a R$100 e a taxa do marketplace é de 14%, a cada venda deste produto, R$14 são repassados a empresa que hospeda e anuncia seus produtos.
Veja também: Fornecedores De Produtos Para Revenda: Como Encontrar Boas Opções?
Marketplace vale a pena? Prós e contras
Agora que ficou claro o que é marketplace e qual a sua mecânica, vamos aos principais pontos positivos e negativos desse canal de vendas e o que significa de fato trabalhar como ele como principal ou como meio complementar de comércio virtual.
Vantagens
Maior visibilidade
Talvez o principal ponto favorável ao uso do marketplace seja ter um alcance que você demoraria anos ou talvez nunca tivesse em sua loja virtual.
Para marcas novas no mercado vale muito a pena utilizar uma vitrine conhecida para alcançar mais consumidores.
Aumento nas vendas
Uma consequência de levar seus produtos para vitrines famosas será o aumento nas vendas, isso acontece tanto pela maior visibilidade quanto por pessoas que acabam comprando produtos pensando estar comprando do e-commerce que anuncia e não de terceiros.
Veja também: Como Impulsionar O Seu Negócio E Vender Nas Redes Sociais?
Maior alcance de SEO
Grandes nomes do marketplace possuem estruturas e posicionamento consolidado juntos aos motores de busca, logo sua loja acaba por tomar emprestado esses indexadores, podendo figurar nos primeiros resultados das buscas sem investir nisso.
Ver mais: O Que É SEO? Tudo Sobre Essas Estratégias Fundamentais Para Qualquer Site
Custo sob demanda
Por fim, se você entende o que é marketplace já deve ter notado que uma das principais vantagens é não precisar gastar nada caso não tenha sucesso, afinal você só paga a plataforma (na maioria dos casos) em cima de uma venda efetuada.
Desvantagens
Concorrência alta
Se por um lado a visibilidade e posicionamento de SEO são ótimos para lojas novas, por outro lado existe uma alta concorrência interna, ou seja, outras empresas concorrentes a sua que também anuncia naquele mesmo canal, o que pode ser mais um complicador em alguns casos.
Perda de personalidade da marca
Quando se trata de marketplace tudo terá a identidade do e-commerce que está anunciando, ou seja, sua marca ficará sem nenhum destaque o que dificulta que as pessoas começam a conhecê-la e cheguem a visitar o site original, podendo até achar que se trata de uma loja filial ao marketplace.
Quais os principais marketplaces do Brasil atualmente?
Uma vez que tenha ficado claro o que é marketplace, como ele funciona e quais os prós e contras, vamos conhecer quais os principais canais de venda que atuam como marketplace no Brasil atualmente.
Mercado Livre
Simplesmente o maior marketplace da América Latina, o Mercado Livre atua no Brasil a mais de duas décadas e a cada dia, ele é voltado apenas para esse tipo de venda, diferente de outras opções da nossa lista.
Seu grande diferencial é a grande variedade de produtos e usuários, indo desde produtos mais comuns como eletrônicos e vestuário, até móveis e eletrodomésticos. Com nada menos de 211 milhões de usuários e 10 milhões de vendedores ativos, o canal se destaca e costuma ser a primeira loja de muitos.
Amazon
Se o Mercado Livre é o maior marketplace, quando falamos na Amazon estamos nos referindo apenas a maior varejista do mundo e dona de um conglomerado que engloba diversos produtos e serviços.
Além de ser uma loja com produtos próprios, a Amazon também abriga diversas loja que querem usar seu alcance como canal de vendas desde de 2000, sendo pioneira e referência no comércio online há muitos anos.
OLX
Um canal diferente dos demais, a OLX surgiu como uma opção de venda C2C (customer to customer) ou seja, venda de consumidor para consumidor. A ideia era criar um canal de vendas de produtos usados ou seminovos.
No início a plataforma era encarada como um tipo de classificados, no entanto após a aquisição do BomNegócio.com a empresa subiu de patamar e atingiu o status de marketplace, estando presente em mais de 45 países, com cerca de 54 milhões de artigos publicados por mês e impressionantes 1,9 bilhão de acesso mensais.
Americanas S.A
Antiga B2W, a empresa que reúne os e-commerces das lojas Americanas, Submarino, Sou Barato e Shoptime tem uma dinâmica diferente onde o vendedor pode anunciar o mesmo produto em 4 lojas virtuais diferentes ao mesmo tempo.
Quem conhece o nome e o peso dessas marcas já deve imaginar o seu alcance, mas vale ressaltar que se trata mais de 59 milhões de visitantes por mês o que resulta em quase 610 milhões de páginas visitadas mensalmente somando os 4 sites.
E aí, entendeu o que é marketplace? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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