O empreendedorismo feminino é, sem dúvidas, uma das jornadas com mais desafios do mercado atual. Seja pelo preconceito ou falta de apoio, para prosperar nesse meio é preciso estar preparada. Por isso, separamos neste post algumas inspirações e dicas para quem está começando.
Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM) encomendada pelo SEBRAE, em um universo de 52 milhões de empreendedores, mais de 30 milhões são mulheres. Então respire fundo, porque você não está sozinha!
Qual a importância de estimular o empreendedorismo feminino?
Quanto maior a representatividade feminina, menor vai se tornando a desigualdade e os preconceitos que ainda sobrevivem no mercado.
Além disso, a perspectiva feminina agrega diversidade ao ambiente e novas visões, o que contribui para uma maior pluralidade de ideias.
Investir em diversidade de gênero, assim como em outros tipos de diversidade, promove uma maior simpatia e proximidade do público.
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial do Trabalho, empresas com essa preocupação contam com funcionários mais engajados e têm crescimento entre 5% e 20%.
3 mulheres empreendedoras para se inspirar
Nada melhor do que aprender com as melhores, não é verdade? Crescer no empreendedorismo feminino não é fácil, mas é possível e existem muitas de sucesso para provar isso. Conheça algumas histórias de mulheres que venceram para se inspirar.
Zica Assis
Vindo de uma família simples, Heloísa Assis começou a trabalhar cedo, aos 9 anos de idade como babá e faxineira. Sofreu preconceito por ser uma mulher preta de cabelos cacheados dos quais precisa sempre alisar para ser aceita nos empregos.
Cansada de ter que alisar seus cabelos, Zica fez um curso de cabeleireira e começou a testar produtos para tratar seus cachos. Em 1993 começou a explorar esse nicho e hoje é dona do Instituto Beleza Natural, maior rede de produtos para cabelos cacheados.
Ana Fontes
Formada em publicidade e propaganda, Ana veio de uma família do interior de Alagoas, mas fez a vida em Diadema, São Paulo. Após se formar conseguiu um emprego em uma multinacional, mas por mais que se esforçasse e melhorasse seu currículo, não era promovida.
Ana chegou a ouvir de um superior que “apesar de qualificada, não iria promovê-la por ser mulher”. Ela não se abalou e em 2009 participou de um programa da FGV que oferecia capacitação em gestão de negócios voltados para o empreendedorismo feminino.
Observou ali uma demanda de educação empresarial pouco explorada e criou a Rede Mulher Empreendedora em 2010.
A plataforma voltada para a qualificação e divulgação de negócios liderados por mulheres explodiu e hoje já ajudou mais 207 mil empreendedoras de sucesso.
Chieko Aoki
Nascida no Japão, Cheiko se mudou para o Brasil aos seis anos, onde posteriormente viria a se naturalizar. A empresária acumulou experiência trabalhando fora do país em grandes redes hoteleiras até retornar às terras tupiniquins em 1992, com intuito de começar seu negócio.
Ele fundou a rede de hotéis Blue Tree Hotel, uma das maiores cadeias hoteleiras do país. Seu sucesso é tão grande que em 2013 ela foi considerada pela Revista Forbes como a “segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil”.
5 dicas de empreendedorismo feminino
Triunfar no empreendedorismo feminino é possível, mas para isso é preciso muito mais do que apenas determinação e uma boa ideia. Veja algumas dicas que vão te ajudar a dar os primeiros passos.
Esteja sempre atenta às tendências
Ter sucesso empreendendo passa muito por farejar oportunidades e, para isso, é preciso estar sempre atenta às tendências. O mercado evolui muito mais rápido e quem se mantém conectado tem maiores chances de sair na frente da concorrência.
É preciso ficar atenta às necessidades de consumo, as novas formas de explorar um nicho e ao mesmo tempo ficar de olho nas movimentações do mercado, tanto em seus concorrentes diretos quanto indiretos.
Invista tempo e dinheiro em capacitação
Outra forma de estar sempre pronta para aproveitar uma chance de negócios e de melhorar sua capacidade de empreender é através dos cursos de capacitação.
Toda boa empreendedora está em constante evolução e para isso é preciso estudar, seja adquirindo cursos, frequentando palestras e participando de feiras, quanto consumindo conteúdos de grandes nomes da área. Vale a pena começar com o Projeto SEBRAE delas.
Procure redes de apoio a mulheres empreendedoras
Lembra da história da Ana Fontes e da Rede Mulher Empreendedora? Depois dela vários movimentos similares surgiram em todos os cantos do Brasil e são uma ótima forma de ter mais segurança para começar a empreender.
Além de construir um networking e fortalecer o movimento, você consegue trocar experiência com outras empreendedoras e até ajudar outras colegas que possam precisar da sua expertise.
Elabore um plano de negócios
Qualquer negócio que se preze precisa de um plano de negócios bem construído. Só assim será possível colocar suas ideias em prática e desenvolver o seu empreendimento. Sempre parta das seguintes questões fundamentais:
- Há demanda e mercado para a solução oferecida?
- Quem é o público-alvo e quais são suas necessidades?
- Qual o produto ou serviço oferecido?
- Quais os diferenciais do produto ou serviço em relação à concorrência?
- Como o produto ou serviço atende às necessidades do consumidor e agrega valor?
- Como a solução será precificada, distribuída e divulgada?
- Qual o capital inicial e capital de giro necessár
E aí, gostou das dicas de empreendedorismo feminino? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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