Tamanho do post no Instagram: tudo sobre as resoluções das imagens e medidas do textos

tamanho post instagram

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe qual o padrão de tamanho do post no Instagram? Conhecer as medidas corretas para cada tipo de publicação faz toda diferença na hora de criar postagens, postar sem cortar nenhuma informação e otimizar os resultados do seu perfil.

Criado em 2010 com intuito de compartilhar fotos, o Instagram vem se tornando cada dia mais um canal de vendas. 

Segundo dados do Kantar, a rede social já possui mais de 25 milhões de anunciantes que usaram, ao menos uma vez, seus perfis para gerar negócios.

Porque é importante saber o tamanho do post no Instagram?

Por ser uma mídia essencialmente visual, a resolução correta e o tamanho ideal das postagens costumam ser fatores preponderantes para:

  • atrair mais likes, 
  • gerar mais engajamento, 
  • oferecer um maior alcance nas publicações.

Neste caso, é essencial que você saiba qual o tamanho do post no Instagram para cada um dos tipos de postagens da rede social de modo que não limite o potencial das mesmas. 

No caso de perfis profissionais isso é ainda mais relevante dado a alta concorrência.

Por fim, outro ponto que reforça a necessidade de conhecer todos os tamanhos de posts no Instagram é o baixo alcance das publicações orgânicas, menos de 10%, ou seja, não dá para comprometer uma margem que já é pequena.

Tamanhos e resoluções das imagens para o Instagram

Agora que ficou claro porque é importante saber o tamanho do post no Instagram, vamos listar aqui todos os tamanhos e resoluções para cada tipo de postagem possível dentro da rede social, veja a seguir. 

Medida para post no feed do Instagram

O Instagram hoje permite dois tipos de formatos para postagens no feed: quadradas e retangulares, essa segunda opção pode ser tanto na vertical quanto na horizontal. As medidas são:

  • Fotos quadradas (1:1): No mínimo 1080x1080px;
  • Fotos horizontais no estilo paisagem: 1080x566px;
  • Fotos verticais: 1080x13350px.  

Medida para stories do Instagram

A postagem de storie tem como padrão a proporção 9:16 tanto para imagens quanto para vídeos. Este último só pode ter 15 segundos por storie e as fotos são exibidas durante 5 segundos.

  • Resolução padrão de Storie: 1080px x 1920px.

Medida para Instagram Reels

Criado para rivalizar com o sucesso do TikTok, o Reels tem as mesmas regras, características e medidas dos Stories, uma vez que possuem a mesma proporção na tela.

  • Resolução padrão de Reels: 1080 x 1920 px.

Medida da imagem de perfil

Como aparece em forma circular, a imagem de perfil precisa ser quadrada para que nenhuma informação seja cortada e ela possa ser centralizada. 

Como elas geralmente aparecem em miniaturas no celular, o ideal é que tenham uma resolução mínima para que fique nítida.

  • Tamanho recomendado para foto de perfil: 320px x 320 px.

Medida para vídeos para o IG TV

Lançado em 2018, o IGTV veio, inicialmente, da necessidade de se poder postar vídeos com mais de 1 minuto. Com o tempo o tamanho foi aumentando e hoje eles podem ter até uma hora de duração. Eles têm essencialmente o mesmo formato do Storie.

  • Tamanho de vídeos para IGTV: 1080px x 1920px
  • Tamanho da foto de capa dos vídeos de IGTV: 420px x 624 px

Medida de vídeo para feed

Os vídeos têm a mesma medida das postagens para feed. No entanto, ele só pode ter 1 minuto de duração, senão entrar como vídeo do IG TV e fica a mercê de outras regras.

  • Vídeos quadrados (1:1): No mínimo 1080x1080px;
  • Vídeos horizontais no estilo paisagem: 600x315px;
  • Vídeos verticais: 600x315px.

Qual o tamanho ideal do texto da legenda das postagens?

Se por um lado os tamanhos dos posts no Instagram são tabelados, por outro o tamanho ideal de texto não é. Existe um limite de caracteres, mas nenhuma indicação do que seria muito ou pouco texto. O que fazer neste caso? 

Adeque-se ao perfil da sua conta

O tamanho do seu texto deve levar em consideração qual o perfil da sua conta, afinal se a sua empresa estiver compartilhando algo muito completo, não será possível ser sucinto demais. 

Apesar disso, tente colocar as informações em tópico e de forma mais resumida.

Caso você tenha um perfil ligado a área da saúde ou educação, áreas que possuem muito conteúdo denso, prefira textos mais resumidos e crie um canal fora do Instagram (Blog, Canal no Youtube e etc) para se aprofundar sobre os assuntos. Convide o seguidor para saber mais por lá.

Conheça bem seu público

Dentro das informações fornecidas pelo Instagram para perfis profissionais existe uma parte onde você consegue ver métricas. 

Neste caso, busque quanto tempo as pessoas passaram nas postagens e o nível de engajamento com cada publicação.

Entre as boas práticas associadas a essa tópico estão:

  • faça testes intercalando postagem com mais e menos texto, 
  • veja qual o nível de engajamento de cada, 
  • quantos comentários, 
  • quantas curtidas, 
  • quantas novas contas você atingiu com cada uma,
  • tire a conclusão em cima dos dados.

Alinhe-se ao objetivo do seu perfil

Qual o objetivo do seu perfil no Instagram? Você busca abrir contatos de vendas? Gerar autoridade? Se for vender não faz sentido textos muito grandes, o ideal é ser sucinto e focar nas informações realmente relevantes.

Agora se a sua intenção for se colocar na rede como uma autoridade no assunto, faz mais sentido utilizar a legenda para se aprofundar mais nos temas relevantes. Isso vale para profissionais da área da saúde e influenciadores no geral.

Estrutura seu texto de forma atrativa e criativa

Por fim, a forma como você estrutura seu texto independe do tamanho, você deve seguir alguns parâmetros e usar elementos como storytelling para organizar as informações. 

Entenda mais sobre essa técnica no vídeo abaixo:

Aproveite outras dicas como:

  • Frase chamativa e foto interessante: Fará seu seguidor parar e ver a postagem;
  • Primeira frase: Destaque a melhor frase do texto para gerar um desejo na pessoa de ler até o final;
  • Primeiro parágrafo: conte uma história que prenda atenção e vá revelando as informações aos poucos;
  • Segundo parágrafo: esquente o assunto e vá dando mais informações de forma a preparar o leitor para o que importa;
  • Terceiro parágrafo: momento ideal para passar a informação que você quer, mas lembre-se que ela precisa ser coerente com a história contada até aqui.

E aí, entendeu qual o tamanho do post no Instagram? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais