Como criar um canal no Youtube: Passo a passo para colocar seu canal no ar

melhores horários para postar no instagram (1)

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Maior rede social de vídeos do mundo, o Youtube conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo e está presente em mais de 100 países. Por conta de todo esse potencial, não é de se espantar que muitos pesquisem como criar um canal no Youtube, não é mesmo?

Neste post, elaboramos um guia completo com um passo a passo bem explicado para você como criar o seu canal, personalizá-lo, com o que se preocupar antes de publicar e como colocar seus vídeos no ar. Curtiu? Então continue lendo!

Como criar um canal no Youtube? Passo a passo

O primeiro passo de como criar um canal no Youtube é ter uma conta no Google, só é possível criar canais vinculados a essa conta. Lembrando que primeiro você precisa criar um canal pessoal e depois pode criar outros canais “profissionais“ vinculados a essa conta.

Os dois têm pequenas diferenças, mas vamos primeiro ao passo a passo de como criar um canal no Youtube de caráter pessoal:

1. Faça login da sua conta do Google dentro do site do Youtube;

2. Acesse as configurações de conta, clique no seu avatar e depois em configurações;

3. Digite seu nome e sobrenome e depois clique em Criar canal;

4. Pronto, seu canal já está ativo.

Mais a frente veremos como personalizar este e outros canais, mas para criar um canal com um nome de uma marca ou algo do gênero que esteja vinculada a você, basta seguir os passos novamente:

1. Faça login da sua conta do Google dentro do site do Youtube;

2. Acesse as configurações de conta, clique no seu avatar e depois em configurações;

3. Na aba “sua conta”, clique em Criar um novo canal;

4. Agora basta digitar o nome do canal e clicar em criar.

Depois disso o seu canal estará criado, o grande diferencial do canal pessoal é que você consegue atribuir este canal a outros e-mails, ou seja, caso exista outra pessoa que vá subir e gerenciar vídeos, ele pode fazer sem precisar usar o seu acesso. 

Como personalizar seu canal?

Um bom canal no Youtube conta com uma boa apresentação. Pense bem, em um espaço de tanta concorrência como é o Youtube, não vale a pena perder um usuário por ter uma interface mal feita, não é mesmo?

Por isso, seu canal precisa ter uma logomarca e uma identidade visual. De cara você precisará de pelo menos:

  • Imagem de perfil (proporção 1:1);
  • Imagem de capa do canal (2.560 x 1.440 pixels e tamanho de até 6 MB).

Com o que se preocupar antes de começar a produzir seus vídeos?

Mais importante do que saber como criar um canal no Youtube e como publicar seus vídeos, é saber o que pensar antes mesmo de começar a gravar. 

Ainda que seja apenas um hobby, todos queremos notoriedade e muitas visualizações, não é mesmo? Por isso, é preciso ter claro alguns pontos fundamentais, sobre os quais falaremos a seguir.

Defina seu público-alvo

A criação do seu conteúdo precisa ser baseada no que seu público quer ver e, definir isso, não é algo simples. Por mais que você conheça um pouco de quem você acha que vai assistir seu tipo de vídeo, quando se trata de Youtube é necessário testar sempre e se perguntar:

  • Qual deve ser o tamanho (em minutos) dos meus vídeos?
  • Qual deve ser a minha frequência de postagem?
  • Quais temas eu devo abordar?
  • Quais formatos funcionam melhor?

Produza conteúdo relevante e de qualidade

Uma vez que você passe a conhecer melhor o seu público, é possível que você comece a entender sobre o que ele dá valor de fato.

Esse filtro é essencial para que você produza conteúdos relevantes e claro, nunca se esqueça da qualidade.

Se você tem limitações técnicas e de equipamento, tente compensar com excelentes conteúdos. Pesquise mais sobre o que está falando e busque outros Youtubers do mesmo segmento como referência. Aprender com os melhores é sempre um caminho.

3 dicas de como otimizar seus vídeos antes de publicar

Uma vez que seu vídeo esteja gravado, editado e pronto para publicar, é chegada a hora de otimizar seu conteúdo para alcançar o máximo de pessoas. Antes de colocar um vídeo no ar sempre lembre dessas 3 dicas:

Crie uma miniatura para cada vídeo

A miniatura é uma espécie de preview do seu vídeo, através de uma imagem chamativa você consegue muito mais cliques, sem falar que ao compartilhar o vídeo a miniatura aparece junto o que já dá uma prévia do que se trata o vídeo.

Por isso, ela precisa ser sucinta, direta e chamativa, a ideia é que ela instigue a curiosidade, que vai gerar o clique, mas não seja misteriosa demais para não confundir o usuário.

Utilize técnicas de SEO

O que faz com que seu vídeo apareça nas pesquisas, tanto no próprio Youtube, quanto no Google como um todo, é o serviço de SEO. 

Essas técnicas consistem em utilizar bem a palavra-chave principal do vídeo na descrição, no título e na legenda do mesmo para rankear melhor seu conteúdo nos motores de busca. Para saber melhor como otimizar seus vídeos com técnicas de SEO, veja o vídeo abaixo:

Insira tela final e cards interativo

No marketing digital os conteúdos podem possuir um CTA, que nada mais é que um botão com um link que indica ao usuário o que fazer em seguida. Na prática, ele tem como objetivo, fazer com que o usuário siga consumindo conteúdo e dê os próximos passos na jornada de compra.

No Youtube essa lógica é similar, afinal quem não quer um seguidor que assista a todos os vídeos certo? 

Para isso, você deve criar cards para fazer link building durante o vídeo. Ou seja, dentro de um vídeo você indica outros vídeos do seu canal, para que o usuário possa seguir para receber outras informações. Dessa forma você instiga quem está assistindo a ir para outro vídeo do canal e seguir consumindo seu conteúdo.

Sempre que puder cite um outro conteúdo e adicione um card ao vídeo, mas cuidado para não perder a mão e acabar com uma taxa mais baixa de visualização média. No final coloque outras playlists de vídeos para incentivar o consumo a mais vídeos seus. 

E aí, já sabe como criar um canal no youtube? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais