Você sabe qual a diferença entre empreendedor e empresário? Guia completo

qual a diferença entre empreendedor e empresário

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por serem termos muito semelhantes, é normal que muitas pessoas não saibam apontar qual a diferença entre empreendedor e empresário, no entanto elas existem e o melhor, podem se complementar. Continue lendo e entenda como essa dobradinha pode ajudar o seu negócio.

Afinal, qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Empreendedor e empresário não é a mesma coisa, entretanto, ambos são figuras muito importantes dentro de uma empresa.

A seguir vamos compreender o que é cada um deles e qual a diferença entre empreendedor e empresário.Confira!

Empresário

A figura do empresário remete a um cargo ou a uma profissão. O empresário é aquele que detém um capital, investe em um negócio, produz e gerencia produtos ou serviços a serem ofertados.

Tipos de empresário

Existem basicamente dois tipos de empresários: individual e coletivo. Eles se caracterizam pela presença ou não de outros acionistas ou sócios que possam exercer papéis semelhantes.

  • Individual: trata-se de uma pessoa física que investe e organiza uma empresa de firma individual, ou seja, sem acionistas;
  • Coletivo: é uma pessoa jurídica que, pela união de outras pessoas com o mesmo objetivo, investe, organiza e explora uma atividade econômica.

Empreendedor

Diferente do empresário, o empreendedor não é exatamente um cargo ou profissão, mas sim um perfil de comportamento.

O empreendedorismo não significa apenas ter um negócio, mas se trata de uma mentalidade voltada à ação e à inovação.

É possível empreender em vários cenários diferentes, a ideia está muito mais ligada a uma capacidade de enxergar oportunidades, ter proatividade, criatividade e uma vontade de agregar mais valor a um produto ou serviço. 

Tipos de empreendedor

Quando se trata dos tipos de empreendedor podemos separar em 3 principais: Individual, Digital e Social. Neste caso, as diferenças são maiores e dizem respeito ao local de atuação, quais as causas defendidas e objetivos traçados.

  • Individual: trata-se de uma pessoa física ou jurídica que atua com uma empresa própria;
  • Digital: são aqueles vendem produtos ou serviços pela internet, os mais comuns são os e-commerces, porém existem outros meios para empreender no âmbito digital como dropshipping e marketing de afiliados;
  • Social: o empreendedor social é aquele que identifica um problema social e se organiza em ONGs, institutos e empresas do terceiro setor.

Empresários + Empreendedor: união que resulta em sucesso

Uma vez que fica clara qual a diferença entre empreendedor e empresário dá para notar que existem apenas alguns pontos onde eles se distanciam, mas o fato é que a mentalidade empreendedora é valiosa para qualquer pessoa, principalmente para empresários.

O empresário é o responsável por trazer recursos e aplicá-los da maneira correta, no momento propício e com intuito de fazer a empresa lucrar mais. 

Enquanto isso, o empreendedor é quem traz soluções criativas e identifica demandas.

Dessa forma, ambos têm muito a ganhar um com o outro. Uma vez que a empresa assume um papel empreendedor ela tem a capacidade de se destacar através da inovação e passa a ter um potencial muito maior.

5 Dicas valiosas para empreendedores e empresários

Agora que você já sabe qual a diferença entre empreendedor e empresário e como eles podem se unir e gerar mais sucesso para um negócio, vamos trazer algumas dicas valiosas que servem tanto para o empresariado, quanto para os empreendedores, veja a seguir.

Conheça o seu público-alvo

Entender para quem você vende é um passo essencial para criar soluções que os clientes querem, fazer abordagens assertivas e conduzir o seus leads durante a jornada de compra, por isso, é essencial ter esse conhecimento bem embasado.

Um dos erros mais comuns de empreendedores e empresários é confiar apenas em sua experiência ou em um feeling comercial. É preciso entender de verdade como se comporta seu consumidor e para isso será necessário investir tempo estudando e pesquisando a respeito.

Estude bem o mercado antes de um passo maior

Todo empreendedor sabe que para prosperar em um negócio é preciso assumir riscos. No entanto, é importante estar atento ao mercado e calcular o quão arriscado pode ser investir em alguma coisa, sobretudo quando se tem um fluxo de caixa menor.

 A dica aqui é sempre ficar atento a conteúdos relacionados ao seu nicho de vendas, mas também em política e economia, tudo isso irá te dar informações sobre quais tipos de investimentos podem ser viáveis em cada momento.

Conheça ao máximo os seus concorrentes

Já ouviu a frase “mantenha seus amigos perto e os inimigos mais perto ainda”? Pois bem, um ponto muito importante é ficar atento às ações dos seus concorrentes e isso vai desde suas referências no ramo até os concorrentes diretos.

Manter esse olhar atento irá permitir que você monitore quais ações eles estão promovendo, qual a repercussão das mesmas e os resultados obtidos.

Mantenha as finanças organizadas

Uma preocupação que independe da natureza do negócio é o cuidado com as contas da empresa. Ter o controle financeiro do seu negócio é essencial para que você controle os gastos e faça investimentos quando for realmente viável.

Para saber como fazer um planejamento financeiro assista o vídeo abaixo:

Planejamento deve ser um norte, nunca uma âncora

Só será possível alcançar um objetivo e mensurar a eficácia das ações através de um planejamento. Por isso, é importante que você faça planos para todas as ações que irá executar.

No entanto, é importante que você não faça deste planejamento um âncora, ele precisa ser flexível, afinal mudanças acontecem e dificilmente um planejamento é seguido à risca sem alterações do início ao final de um ciclo.

E aí, entendeu qual a diferença entre empreendedor e empresário? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.  Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais