Como usar o Trello: aprenda de uma vez por todas!

trello como usar

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Buscando aprender como usar o Trello? Você está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar para vocês uma das principais plataformas de gerenciamento de projetos que existem no mercado. 

Afinal, atualmente, é cada vez mais fundamental utilizar as plataformas que visam melhorar e facilitar o dia a dia da gestão da sua empresa.

Entre as diversas ferramentas que tem esse objetivo, conhecidas como plataformas de gerenciamento de projetos, estão entre as mais importantes e mais utilizadas.

Logo, o objetivo deste artigo é justamente ensinar como usar o Trello e aproveitar ao máximo o que a ferramenta tem a oferecer. 

Vamos apresentar funcionalidades, além de falar sobre os diferentes serviços e planos.

O que é a plataforma Trello?

Mas, afinal, o que é o Trello? Antes de começar a usar, precisamos entender o que é essa ferramenta faz e qual é o seu objetivo.

De maneira geral, ass plataformas de gerenciamento de projetos tem como foco: 

  • padronizar e organizar os processos da empresa e da execução das tarefas;
  • facilitar o acesso a documentos e informações;
  • compartilhar informações importantes;
  • aumentar a agilidade na execução dos projetos;
  • melhorar a gestão.

A partir deste entendimento, fica fácil descobrir porque estas plataformas se tornaram tão importantes no dia a dia de qualquer empresa, independente do tamanho e do número de colaboradores. 

O Trello, por exemplo, é uma plataforma de gerenciamento que usa um sistema de quadros, listas e cartões para organizar as atividades que precisam ser executadas por uma equipe, para que um projeto seja iniciado e finalizado com sucesso. 

Permitindo que as equipes de trabalho visualizem facilmente o progresso do projeto, gerenciem as tarefas, atribuam responsabilidades e acompanhem o trabalho em tempo real. 

O Trello permite que as equipes adaptem a plataforma às suas necessidades específicas, podendo ser usado para gerenciar projetos pessoais ou projetos profissionais.

trello como usar

Como usar o Trello da melhor maneira possível? 

Agora que já entendemos o que é a plataforma e como ela funciona, chegou a hora de falarmos mais especificamente como usar o Trello, aproveitando todos os recursos que esta plataforma pode oferecer. 

O primeiro passo é criar uma conta no Trello. A partir disso você terá acesso ao plano básico que é gratuito. 

Em seguida, já poderá criar um quadro para organizar as etapas do seu projeto e adicionar listas de tarefas. 

A plataforma possui vários recursos onde você pode usar dentro de cada card, como:

  • descrições;
  • anexos;
  • checklists;
  • comentários;
  • etiquetas.

 Você também pode adicionar membros para cada cartão, com o objetivo de atribuir tarefas para cada colaborador.

O Trello é altamente personalizável e pode ser adaptado às necessidades de sua equipe ou projeto.

Quais são os planos da plataforma Trello?

Atualmente a plataforma Trello possui quatro planos para os usuários, sendo o primeiro gratuito e ideal para as pessoas que pretendem começar a organizar suas tarefas de maneira mais profissional.

Esse plano oferece recursos básicos de gerenciamento de projetos, como quadros ilimitados, listas e cartões,integrações básicas com plataformas como:

  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • OneDrive. 

No entanto, ele tem algumas limitações, como um número reduzido de membros por equipe, armazenamento e recursos de segurança limitados. 

Caso você necessite de um serviço mais completo existem os planos que são pagos. Os três planos pagos são: 

  • Standard;
  • Premium;
  • Enterprise.

Eles são voltados para empresas maiores que necessitam de mais ferramentas do que o plano gratuito oferece. 

Para conhecer mais sobre o que cada um dos planos oferece, clique aqui e tenha acesso ao que cada um desses planos oferecem.

Principais opções de plataformas de gerenciamento de projetos 

Agora que já apresentamos como usar o Trello e quais são as vantagens de escolher esta plataforma como sua plataforma de gerenciamento de projetos chegou a hora de falarmos um pouco sobre as outras plataformas que oferecem serviços parecidos com o Trello

Vale lembrar que cada plataforma apesar de oferecer serviços parecidos tem suas especificidades o que pode tornar ela mais adequada ou não para sua realidade. O que torna muito importante pesquisar e aprender sobre cada uma delas antes de implementá-las no seu dia a dia.

Chegou a hoa de apresentar rapidamente 5 opções de plataformas que existem além do Trello.

Asana

 A Asana é uma plataforma de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a acompanhar o trabalho e colaborar em tempo real. Com uma interface fácil de utilizar, ela oferece recursos de gerenciamento de projetos, equipes, tarefas e colaboração. 

Possui uma capacidade de rastrear tarefas em tempo real e sua flexibilidade para trabalhar com vários projetos e equipes aparece como ponto forte. 

Além disso, oferece recursos avançados de colaboração e integração com outras ferramentas populares.

Leia também: O que é a Asana? Vantagens de usar a plataforma de gestão de projetos

Jira

O Jira é uma plataforma de gerenciamento de projetos desenvolvida especialmente para equipes de desenvolvimento de software, pois oferece recursos avançados de gerenciamento de bugs, sprints e equipes.

Além disso possui integração com outras ferramentas populares de desenvolvimento de software e sua personalização para atender às necessidades específicas de cada equipe aparece como ponto forte 

Basecamp

O Basecamp é uma plataforma de gerenciamento de projetos que oferece alguns importantes serviços que se destacam, como:

  • recursos de gerenciamento de tarefas, 
  • calendários, 
  • bate-papo 
  • check-ins, 
  • listas de tarefas 
  • compartilhamento de arquivos.

Além disso, sua interface intuitiva e fácil de usar e a capacidade de gerenciar múltiplos projetos e equipes aparecem como ponto forte.

Microsoft Project 

 O Microsoft Project é um software de gerenciamento de projetos desenvolvido pela Microsoft que oferece recursos avançados de gerenciamento de projetos e integração com outras ferramentas Microsoft.

A possibilidade dessa integração com outros programas facilita a utilização de algumas plataformas fundamentais no dia a dia de trabalho.

Monday.com 

Fechando nossa lista de outras plataformas que podem ser boas opções para você e sua equipe não poderíamos deixar de fora a Monday.com.

Esta é uma plataforma de gerenciamento de projetos baseada em nuvem que oferece recursos avançados de gerenciamento de projetos, como gerenciamento de equipes, colaboração em tempo real e automação de fluxo de trabalho.

Sua interface visualmente atraente e fácil de usar e sua capacidade de personalização para atender às necessidades de cada equipe e projeto aparecem como ponto forte desta plataforma 

Contudo, se você está em busca de uma alternativa a essas soluções, o Click Up também surge como uma das soluções mais interessantes do mercado. 

E o melhor é que você começar pelo plano pago, porque nós oferecemos um excelente desconto para você. Acesse o desconto do ClickUp e comece hoje mesmo a melhorar a gestão do seu time. 

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais