Gestão de redes sociais: como fazer? 6 passos para um bom plano!

gestão de redes sociais

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Manter a presença da marca, se comunicar com os seguidores, atrair clientes e ainda buscar conversões, são algumas das atividades que demandam uma boa gestão de redes sociais.

Hoje em dia é improvável pensar em uma marca que deseja ganhar mercado, e que não esteja presente em pelo menos uma rede social. 

Afinal, estamos falando de um universo que compreende mais de 5 bilhões de pessoas com contas ativas nesses canais, segundo o estudo recente da Global Overview Report.

Entretanto, a pergunta que fica é: como fazer essa gestão e quais os benefícios que isso pode trazer para o negócio. 

A seguir, apresentamos detalhadamente mais informações sobre o assunto.Continue lendo e tome nota! 

O que é gestão de redes sociais afinal?

A gestão de redes sociais envolve a realização de um planejamento com estratégias de marketing, definição de persona, cronograma de publicações, organização de conteúdo e mais. Com um planejamento como guia, o gerenciamento passa a considerar as particularidades de cada rede, analisando os resultados e tirando aprendizados para as novas campanhas. 

Qual a importância de fazer uma boa gestão de redes sociais?

Mas, afinal, porque é importante fazer uma gestão de redes sociais? Quais benefícios ela pode trazer para sua empresa? 

  • Não ficar para trás em relação a concorrência: por menor que seja o seu nicho, com certeza, você tem concorrentes e eles podem estar fazendo um trabalho melhor que seu, se destacando e atraindo mais o público. A gestão de redes sociais pode te ajudar a perceber isso e melhorar sua estratégia;
  • Evite investir tempo em algo que não dá resultado: quando você não faz a gestão de redes sociais, corre sérios riscos de gastar seu tempo e recursos em ações que não dão resultado, o que poderia ser evitado com alguns testes e relatórios;
  • Permite uma mensuração real dos resultados: quando um valor é investido, por exemplo, em um anúncio nas redes sociais, só é possível medir a sua eficácia e o retorno sobre investimento quando se tem uma gestão organizada das suas publicações.

6 dicas incríveis para melhorar a gestão das suas redes sociais

Agora que já explicamos o que é e porque é importante fazer a gestão de redes sociais, trouxemos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a aprimorar esse gerenciamento e melhorar os seus resultados. Veja, a seguir. 

Faça um planejamento embasado

Na hora de planejar as ideias de publicações para o mês ou a semana, é preciso, além de criatividade, dados para servirem de parâmetro sobre o que funciona para a sua empresa e seu público. 

Por isso, veja quais tipos de conteúdo recebem mais engajamento como curtidas e comentários. Isso também vai te ajudar a entender quais os melhores formatos, por exemplo, vídeos ou imagens. 

Tudo isso deve ser considerado na hora de planejar o que deve ou não ser postado. Se por acaso um tipo de conteúdo for trabalhoso de produzir, como os vídeos, mas ofereça melhores resultados, preze por menos postagens, mas priorize a qualidade. 

Ver também: 7 Dicas De Como Vender Pelo Instagram E Conquistar Os Melhores Resultados

Mantenha uma frequência de postagens

Defina uma frequência de publicações para que seu público tenha contato com a sua empresa continuamente e lembre-se dela. 

Um bom planejamento de conteúdo considera o perfil de cliente, o tipo de conteúdo e a análise de mercado para estabelecer o volume de publicações. 

Não adianta fazer uma publicação por semana e esperar que sua marca se torne relevante para os usuários do canal. Ao mesmo tempo, lotar o feed das empresas causa desconforto e atrapalha a experiência do usuário. Você não vai querer isso. 

Lembre-se que as redes sociais são ações de marketing de relacionamento, logo, use isso a seu favor – e não contra você. 

Priorize o engajamento

A maioria das redes sociais trabalha com algoritmos que consideram a relevância da publicação para apresentá-la para mais usuários.

Essa relevância está muito atrelada ao nível de engajamento gerado em quem já foi atingido pelo conteúdo.  

Por isso incentive comentários, participação em enquetes, compartilhamento de conteúdo e, claro, crie publicações relevantes para os seguidores.

Incentive a interação e busque o networking

Como já dissemos, a relevância é tudo nas redes sociais, por isso, quando um usuário interage com seu perfil, seja comentando uma publicação, marcando sua página ou repostando algo, sua relação com ele se estreita.

Por isso, busque fazer postagens que convidem os seus seguidores a comentarem e participarem de uma discussão. 

No Instagram, por exemplo, vale a pena dar prioridade ao Stories por conta da entrega maior e o fato de terem prazo de expiração.

Trabalhe com emoções

No geral, publicações que transmitem emoções positivas como: alegria, surpresa, riso, esperança e admiração são tipos de postagens que possuem grandes chances de viralizar.

Neste caso, esqueça o apelo comercial, o intuito desse tipo de marketing é se conectar com seu cliente, ganhar autoridade e admiração dele além das questões ligadas a produtos e serviços.

Uma forma de fazer isso é apoiando causas que seu público considere relevantes.

Invista em uma ferramenta de automação

Para que você mantenha a eficiência da gestão de redes sociais, invista em uma ferramenta de automação que reúna todas as suas contas no mesmo local. 

Esse tipo de solução facilita a gestão do dia a dia, além de:

  • fornecer dados e relatórios de desempenho das postagens,
  • permitir que você organize um fluxo de trabalho,
  • organizar uma agenda do que deve ser publicado.

Em resumo, as etapas para fazer uma boa gestão de redes sociais incluem:

  1. Faça um planejamento embasado
  2. Mantenha uma frequência de postagens
  3. Priorize o engajamento
  4. Incentive a interação e busque o networking
  5. Trabalhe com emoções
  6. Invista em uma ferramenta de automação

E aí, gostou das dicas de gestão de redes sociais? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais