Melhores livros de Warren Buffett: lista de obras indicadas ou escritas a respeito do investidor

warren buffett livros

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Um dos investidores mais bem sucedidos de todos os tempos, Warren Buffett é referência quando o assunto é empreender e encontrar boas formas de investimento. 

É possível encontrar muitos materiais sobre ele e indicados por ele, afinal alguém com quase 100 bilhões de dólares de patrimônio sem dúvida tem algo útil para compartilhar. 

Por isso, para te ajudar a saber o que exatamente consumir, organizamos este artigo em duas listas: 

  • livros indicados por Warren Buffett
  • livros sobre Warren Buffett

Vamos a elas!

5 livros indicados por Warren Buffett

Como falamos no início deste artigo, Warren Buffett é um importante investidor e empreendedor, logo, o que ele fala se torna importante pela simples indicação. 

Exatamente por isso, compilamos as indicações de livros feitas por Warren Buffett ao longo da vida, com destaque nas obras mais marcantes:

  1. Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street
  2. Security Analysis
  3. The Most Important Thing Illuminated
  4. Poor Charlie’s Almanack, The Wit and Wisdom of Charles T. Munge
  5. The outsiders

Conheça mais, a seguir.

1. Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street

No final dos anos 1990, Bill Gates perguntou a Warren Buffett qual livro favorito do investidor, o mesmo respondeu enviando ao fundador da Microsoft uma cópia de “Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street”, em português “Aventuras nos negócios: Doze contos clássicos do mundo de Wall Street”, de John Brooks.

O livro reúne uma série de histórias de Brooks na empresa New Yorker e, apesar de publicado em 1969, relata histórias atemporais com aprendizados da vida corporativa e financeira. Uma curiosidade é que o livro também veio a se tornar o favorito de Gates.

Leia também: Qual A Real Diferença Entre Empresário E Empreendedor?

2. Security Analysis

Livro que Warren Buffett leu durante seu período como estudante na Universidade de Columbia, o Security Analysis foi escrito por Benjamin Graham e David L. Dodd que eram seus colegas na mesma época de faculdade.

Segundo Buffett, os autores e o livro mudaram sua vida e, desde então, ele tem seguido a estratégia de investimento deles e, aparentemente, parece que deu certo, não é mesmo?

Então, não poderíamos deixar essa obra fora desta lista de livros. Confira!

3. The Most Important Thing Illuminated

Classificado por Buffett como “uma raridade útil”, esta obra era para ser um compilado de cartas que o autor Howard Marks trocou com seus clientes, que só seria publicado quando o autor se aposentar.

O curioso é que antes de virar livro, Warren Buffett já tinha acesso às cartas e apressou o autor para que publicasse a obra. 

Deu certo, Marks lançou “The Most Important Thing” em 2011, e posteriormente expandido como “The Most Important Thing Illuminated”.

Leia também: Neuromarketing: Guia Para Iniciantes! Como Começar A Aplicar?

4. Poor Charlie’s Almanack, The Wit and Wisdom of Charles T. Munge

Escrita pelo amigo e vice-presidente da Berkshire Hathaway (empresa da qual Buffett é o principal acionista) por muitas décadas, o livro lançado em 2005 é um compilado de seus discursos e apresentações.

O livro que fez Buffett chamar o colega de “reencarnação de Benjamín Franklin” explica, entre outros assuntos, o que leva as pessoas a gastarem mais nas festas e leilões da Tupperware.

5. The outsiders

Fechando nossa lista de indicação de livros por Warren Buffett, temos a obra de William Thorndike Jr.

A obra aborda o papel dos CEOs na alocação de capital e foi recomendado pessoalmente pelo maior acionista da empresa em 2012.

Warren Buffett: 3 livros escritos sobre o maior investidor do mundo

Além de indicações de livros, Warren Buffett também é alvo de muitos autores que escrevem obras para contar suas histórias, compartilhar sua experiência ou mesmo buscar entender o sucesso desse investidor tão bem-sucedido.

Entre os livros escritos sobre Warren Buffett estão: 

Warren Buffett e a análise de balanços

Escrita pela ex-nora de Buffett, a obra traz exemplos práticos de estratégias usadas e elaboradas por Warren Buffett em seus investimentos, além de apresentar várias dicas úteis para investidores de vários níveis.

O livro ainda destaca alguns pontos interessantes sobre como Buffett:

  • interpreta as demonstrações financeiras e os balanços patrimoniais para avaliar uma empresa;
  • aplica os coeficientes e cálculos financeiros para identificar companhias que possuem uma vantagem competitiva durável;
  • delimita o volume de dívidas que acredita que uma organização pode suportar antes de se tornar um investimento de risco;
  • avalia as empresas que evita, apesar da baixa cotação de suas ações.

O jeito Warren Buffett de investir

Focado mais na história e trajetória de Buffett, este livro escrito por Robert G. Hagstrom busca mostrar como o investidor se tornou tão bem sucedido, o que passou durante essa trajetória e apresenta ensinamentos tirados da experiência do investidor.

Os pontos fundamentais trabalhados no livro são:

  • as técnicas de Warren Buffett;
  • 12 princípios básicos que orientam suas compras de ações;
  • formação intelectual e os mestres em que se inspira;
  • seu foco no investimento a longo prazo;
  • novos estudos de caso, com suas mais recentes aquisições.

Saiba mais: 7 Documentários Sobre Empreendedorismo Para Você Ver E Se Inspirar!

A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida

Por fim, o livro escrito por Alice Schroeder é uma biografia autorizada que conta em detalhes a trajetória e história do investidor com um acesso nunca antes concedido a ninguém.

O livro conta toda a história do investidor que, desde pequeno, já demonstrava interesse no mundo dos investimentos, passando pela grande depressão até os dias atuais, trazendo lições e ensinamentos que ele teve ao longo de várias décadas.

Você já leu algum dos livros sobre ou indicados por Warren Buffett? Então nos conte sobre a sua experiência nos comentários! Se tiver alguma outra indicação, não deixe de fazê-la!

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais