Ir para o conteúdo
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG
Menu
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG

O que é o Instagram analytics, como acessar e porque ele é essencial em sua estratégia?

  • Amanda Britto
  • agosto 19, 2022
instagram analytics

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Toda estratégia de marketing que se preze precisa se basear em dados concretos na hora de tomar qualquer decisão. E é por isso que existem recursos como o Instagram analytics. Neste artigo, vamos te ajudar a usar essa ferramenta para a inteligência da sua rede social.

O que é o Instagram analytics?

O  Instagram analytics é um recurso da rede social que permite a coleta de dados referentes à movimentação da sua conta e das publicações. Similar ao Google Analytics, a funcionalidade disponibiliza uma série de dados e métricas que podem ser usados para aprimorar os resultados do seu perfil.

Leia também:Templates Para Instagram: como Utilizar De Forma Estratégica

Como acessar o Instagram analytics?

Para ter acesso a esse “centro de inteligência” a primeira coisa a se fazer é ter uma conta profissional dentro da rede. Afinal, o recurso não está disponível para perfis comuns ou pessoais. Feito isso basta seguir os passos:

  1. Abra o app do Instagram e clique no seu perfil;
  2. Clique nas 3 listras no canto superior direito da tela;
  3. Escolha a opção de “informações”.

Pronto, todos os dados estarão disponíveis. Vale lembrar que esse recurso (até o presente momento) só pode ser acessado pelo celular, logo você precisará estar logado na sua conta para ter acesso a essas informações.

Quais as principais informações obtidas pelo Instagram analytics?

Informações sobre público

As informações às quais você tem acesso podem ser segmentadas para uma visão direcionada a cada postagem ou oferecer uma visão geral, sobre o perfil médio do público. 

Os dados são muito relevantes para que conheça mais sua audiência e use esse conhecimento para aprimorar suas estratégias de marketing.

As opções segmentações para os seguidores são:

  • Dados demográficos;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Crescimento de público;
  • Principais horários em que seus seguidores estão no Instagram.

Atividade da conta

Outro ponto muito importante, é a visão sobre a atividade da sua página nos últimos sete dias. Essa visualização permite que você observe métricas importantes como:

  • alcance, 
  • impressões,
  • o número total de interações com as suas publicações.

Para quantificar a taxa de engajamento da sua página em porcentagem basta fazer uma conta simples:

Nº de interações/Alcance total = Resultado x 100 (taxa de engajamento em %).

Visão geral das postagens

Como o próprio nome já indica, nesta aba é possível acessar as principais informações sobre as publicações, stories e de algum eventual anúncio.

Dentro da aba “publicações” é possível acessar muitas informações relevantes que podem ser filtradas de três formas:

  • tipo de publicação, 
  • período, 
  • tipo de interação. 

Por tipo de publicação

  • Todos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Publicações em carrossel
  • Publicação de compras

Por período

  • 7 dias
  • 30 dias
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • 2 anos

Por tipo de interação

  • Alcance
  • Cliques no link
  • Cliques no site
  • Começaram a seguir
  • Como chegar
  • Compartilhamentos
  • Curtidas
  • Emails
  • Envolvimento
  • Impressões
  • Ligações
  • SMS
  • Salvamentos
  • Visitas ao perfil

Caso você deixe todos os filtros marcados, o Instagram Analytics irá exibir todas as publicações ranqueadas de acordo com o desempenho de cada uma, pegando todas as postagens de até 2 anos atrás.

Saiba mais: Instagram Business: Como Fazer Seu Perfil Empresarial Decolar?

Quais as vantagens de usar o Instagram analytics?

Agora que ficou claro como acessar o Instagram analytics e quais dados podem ser tirados de lá, você deve ter imaginado algumas vantagens desse recurso, certo? Separamos uma lista com as três principais, veja a seguir.

#1 Conhecer melhor sua audiência

Uma das principais vantagens do Instagram analytics é poder conhecer mais sobre os seus seguidores. 

Qual o dia e horário que eles mais consomem suas publicações? Quais formatos geram maior engajamento?

Essa visão analítica irá te permitir avaliar o conteúdo e se basear em dados na hora de planejar os próximos posts com mais assertividade.

Veja também: Ideias De Bio Para Instagram: 75 Exemplos Prontos Para Usar

#2 Descobrir o alcance das suas postagens

Que o alcance orgânico do Instagram é bem baixo não é novidade para ninguém, por conta disso, é importante se manter atento aos tipos de publicações, formatos, datas e horários onde eles têm mais chances de performar melhor.

A métrica de alcance, por exemplo, permite saber para quantas pessoas seu post chegou, bem como quantas pessoas chegaram a ele e de que forma. 

Já a métrica de impressão mostra quantas vezes um post foi visto, já o KPI de visitas ao perfil revelará quem decidiu conhecer a sua página após ver aquele post.

#3 Entender o comportamento do seu público

Complementando a respeito das métricas, algumas delas conseguem revelar informações como a origem do público e para onde foram as pessoas alcançadas por sua conta. 

Você consegue saber quem viu a postagem e depois curtiu, quem só viu, quem visitou o seu perfil depois e por aí vai.

Todos esses dados reunidos e colocados em perspectiva dão a você uma visão muito mais ampla sobre o comportamento do seu público.

Essa informação por sua vez revela como os seus seguidores estão recebendo suas postagens, como ela está sendo encontrada e é possível medir a reação da sua audiência como um todo.

O uso de dados é indispensável para vender pelo Instagram e apresentar sua marca aos consumidores de maneira eficiente. 

Só com essas informações você saberá se está ou não indo pelo caminho certo! Por isso, comece a acompanhá-los, hoje mesmo.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

PrevAnteriorComo colocar o arraste para cima no Instagram? Tudo o que você precisa saber
PróximoSem ideias de conteúdo para Instagram? Confira essas 10 dicas e não fique mais sem postarNext

Explore mais

marketing

Descubra o poder do conteúdo personalizado na fidelização de clientes

Em uma era digital onde a informação é abundante, o conteúdo personalizado tornou-se o coração da estratégia do marketing. Antigamente, as empresas percebiam os consumidores

Bruna neves 6 de novembro de 2023
marketing

Tendências no mercado contábil: como se diferenciar dos concorrentes através do marketing

O mundo inteiro, nos últimos anos, vem passando por uma transformação digital, principalmente com a explosão das inteligências artificiais como o Chatgpt. E, a contabilidade,

Bruna neves 9 de outubro de 2023

Redes Sociais

© 2024 All Rights Reserved