Sem ideias de conteúdo para Instagram? Confira essas 10 dicas e não fique mais sem postar

ideias de conteudo para instagram

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Manter uma página em uma rede social, seja como marca ou como produtor de conteúdo, tem seus desafios, um deles sem dúvida é ter insights para postar com frequência. Por isso, separamos aqui 10 ideias de conteúdo para Instagram para te ajudar, tome nota! 

Como definir o equilíbrio certo de postagens no Instagram?

Antes de irmos para ideias de conteúdo para Instagram, precisamos te perguntar: você já parou para pensar qual a frequência de publicação é ideal para o seu perfil de cliente

É fato que o Instagram tem um bom engajamento, mas o que seria o ideal em relação a formato e frequência?

Em relação ao formato de conteúdo a resposta é simples: sempre que possível escolha os vídeos. 

O algoritmo do Instagram mudou e, nas palavras do CEO da empresa, “cada dia mais uma plataforma de vídeos” e de fato os resultados são melhores.

Quanto à frequência, o volume ideal vai depender do seu público, de onde você quer chegar e de quantos seguidores tem. 

Veja também: Templates Para Instagram: Como Utilizar De Forma Estratégica

10 ideias de conteúdo para Instagram

Agora sim, vamos apresentar as 10 ideias de conteúdo para Instagram que você pode usar independentemente do segmento da sua empresa ou do tipo de criador de conteúdo que você é, veja a lista completa:

1. Divulgue promoções e promova sorteios

2. Mostre os bastidores

3. Incentive a interação através de enquetes

4. Publique cases de sucesso em vídeo

5. Faça lives com uma frequência definida

6. Estabeleça um cronograma com assuntos mais frequentes

7. Aposte em guias e tutoriais

8. Comente as novidades do seu segmento

9. Faça publicações em data comemorativas relevantes ao seu negócio

10. Faça parcerias com outras marcas do seu segmento

Entenda mais sobre cada uma, a seguir.

1. Divulgue promoções e promova sorteios

Quem está no Instagram certamente já foi marcado em algum sorteio. Esse tipo de postagem gera muito engajamento, mesmo que os prêmios não sejam os mais pomposos.

Por isso, vale a pena fazer esse tipo de publicação, desde que você não exagere. 

Se o objetivo é vender pelo Instagram, também é interessante que compartilhe descontos e promoções especiais.

2. Mostre os bastidores

Outra ideia de conteúdo para Instagram é destacar os bastidores da sua empresa ou do seu dia-a-dia. 

As pessoas têm curiosidade em saber como acontecem as coisas “por trás das câmeras”. Por isso, gere conteúdo que:

  • apresente sua equipe, 
  • evidencie seu processo de seleção de produtos, 
  • mostre seus clientes mais fiéis, 
  • compartilhe como funciona o envio de um produto ao cliente que fez um pedido online e mais.

3. Incentive a interação através de enquetes

Os stories são um canal de comunicação muito interessante, com altos índices de visualizações, alcance e engajamento. 

Por isso, inclua o formato em sua estratégia de marketing e faça enquetes, proponha um quizz e abra a caixinha de perguntas.

Veja também: O Que É Copywriter E Como Ele Pode Alavancar Suas Taxas De Cliques E Vendas?

4. Publique cases de sucesso em vídeo

Uma das formas de destacar o seu produto ou serviço é fazendo postagens com clientes satisfeitos falando da experiência de compra com você. 

Neste caso, vale a pena apostar em um mix de marketing que envolva vídeos publicados no Reels e compartilhados nos stories para alcançar ainda mais pessoas.

5. Faça lives com uma frequência definida

Uma das melhores formas de gerar engajamento, as lives tem uma particularidade de avisar todos os seus seguidores assim que ela começa. Além disso, ela fica em destaque em relação a outros stories, enquanto está acontecendo.

O ideal é manter uma certa frequência para “educar” a sua audiência, trazer convidados, fazer parcerias com outros grandes perfis do seu segmento e por aí vai.

6. Estabeleça um cronograma com assuntos mais frequentes

Nada melhor para evitar a escassez de ideias de conteúdo para Instagram do que montar um editorial com todos os assuntos pertinentes a sua página. 

Organize as informações e anote em um local fácil para servir como um guia e calendário.

Outro aspecto importante é se programar com um cronograma de ideias e datas de publicação.

7. Aposte em guias e tutoriais

Outro tipo de conteúdo que funciona muito bem em vídeo, os guias e tutoriais tem um poder de viralização bem grande. Pense em algo relevante para a persona da sua empresa ou em um assunto que está em alta.

8. Comente as novidades do seu segmento

Se posicionar como uma autoridade em determinado assunto é uma das formas de ganhar espaço no Instagram. 

Para isso, acompanhe as novidades do seu nicho e comente no seu perfil. 

Caso não tenha essa expertise, você pode repostar o vídeo de algum especialista comentando o assunto. 

9. Faça publicações em data comemorativas relevantes ao seu negócio

Celebrar datas importantes também é uma ideia de conteúdo para Instagram, principalmente se a celebração for relevante ao seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa é uma imobiliária vale a pena fazer uma postagem no Dia do Cliente, por exemplo.

É claro que desejar felicitações mais comuns como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, dos Pais e etc, é sempre de bom tom. 

10. Faça parcerias com outras marcas do seu segmento

Por fim, outra forma de conseguir mais ideias de conteúdo para Instagram é através de parcerias com outros perfis. A ideia é procurar alguém do seu ramo, mas que não seja seu concorrente, dessa forma ambos aproveitam da audiência um do outro.

E aí, gostou das ideias de conteúdo para Instagram? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.

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