O que é o Instagram analytics, como acessar e porque ele é essencial em sua estratégia?

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Toda estratégia de marketing que se preze precisa se basear em dados concretos na hora de tomar qualquer decisão. E é por isso que existem recursos como o Instagram analytics. Neste artigo, vamos te ajudar a usar essa ferramenta para a inteligência da sua rede social.

O que é o Instagram analytics?

O  Instagram analytics é um recurso da rede social que permite a coleta de dados referentes à movimentação da sua conta e das publicações. Similar ao Google Analytics, a funcionalidade disponibiliza uma série de dados e métricas que podem ser usados para aprimorar os resultados do seu perfil.

Leia também:Templates Para Instagram: como Utilizar De Forma Estratégica

Como acessar o Instagram analytics?

Para ter acesso a esse “centro de inteligência” a primeira coisa a se fazer é ter uma conta profissional dentro da rede. Afinal, o recurso não está disponível para perfis comuns ou pessoais. Feito isso basta seguir os passos:

  1. Abra o app do Instagram e clique no seu perfil;
  2. Clique nas 3 listras no canto superior direito da tela;
  3. Escolha a opção de “informações”.

Pronto, todos os dados estarão disponíveis. Vale lembrar que esse recurso (até o presente momento) só pode ser acessado pelo celular, logo você precisará estar logado na sua conta para ter acesso a essas informações.

Quais as principais informações obtidas pelo Instagram analytics?

Informações sobre público

As informações às quais você tem acesso podem ser segmentadas para uma visão direcionada a cada postagem ou oferecer uma visão geral, sobre o perfil médio do público. 

Os dados são muito relevantes para que conheça mais sua audiência e use esse conhecimento para aprimorar suas estratégias de marketing.

As opções segmentações para os seguidores são:

Atividade da conta

Outro ponto muito importante, é a visão sobre a atividade da sua página nos últimos sete dias. Essa visualização permite que você observe métricas importantes como:

  • alcance, 
  • impressões,
  • o número total de interações com as suas publicações.

Para quantificar a taxa de engajamento da sua página em porcentagem basta fazer uma conta simples:

Nº de interações/Alcance total = Resultado x 100 (taxa de engajamento em %).

Visão geral das postagens

Como o próprio nome já indica, nesta aba é possível acessar as principais informações sobre as publicações, stories e de algum eventual anúncio.

Dentro da aba “publicações” é possível acessar muitas informações relevantes que podem ser filtradas de três formas:

  • tipo de publicação, 
  • período, 
  • tipo de interação. 

Por tipo de publicação

  • Todos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Publicações em carrossel
  • Publicação de compras

Por período

  • 7 dias
  • 30 dias
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • 2 anos

Por tipo de interação

  • Alcance
  • Cliques no link
  • Cliques no site
  • Começaram a seguir
  • Como chegar
  • Compartilhamentos
  • Curtidas
  • Emails
  • Envolvimento
  • Impressões
  • Ligações
  • SMS
  • Salvamentos
  • Visitas ao perfil

Caso você deixe todos os filtros marcados, o Instagram Analytics irá exibir todas as publicações ranqueadas de acordo com o desempenho de cada uma, pegando todas as postagens de até 2 anos atrás.

Saiba mais: Instagram Business: Como Fazer Seu Perfil Empresarial Decolar?

Quais as vantagens de usar o Instagram analytics?

Agora que ficou claro como acessar o Instagram analytics e quais dados podem ser tirados de lá, você deve ter imaginado algumas vantagens desse recurso, certo? Separamos uma lista com as três principais, veja a seguir.

#1 Conhecer melhor sua audiência

Uma das principais vantagens do Instagram analytics é poder conhecer mais sobre os seus seguidores. 

Qual o dia e horário que eles mais consomem suas publicações? Quais formatos geram maior engajamento?

Essa visão analítica irá te permitir avaliar o conteúdo e se basear em dados na hora de planejar os próximos posts com mais assertividade.

Veja também: Ideias De Bio Para Instagram: 75 Exemplos Prontos Para Usar

#2 Descobrir o alcance das suas postagens

Que o alcance orgânico do Instagram é bem baixo não é novidade para ninguém, por conta disso, é importante se manter atento aos tipos de publicações, formatos, datas e horários onde eles têm mais chances de performar melhor.

A métrica de alcance, por exemplo, permite saber para quantas pessoas seu post chegou, bem como quantas pessoas chegaram a ele e de que forma. 

Já a métrica de impressão mostra quantas vezes um post foi visto, já o KPI de visitas ao perfil revelará quem decidiu conhecer a sua página após ver aquele post.

#3 Entender o comportamento do seu público

Complementando a respeito das métricas, algumas delas conseguem revelar informações como a origem do público e para onde foram as pessoas alcançadas por sua conta. 

Você consegue saber quem viu a postagem e depois curtiu, quem só viu, quem visitou o seu perfil depois e por aí vai.

Todos esses dados reunidos e colocados em perspectiva dão a você uma visão muito mais ampla sobre o comportamento do seu público.

Essa informação por sua vez revela como os seus seguidores estão recebendo suas postagens, como ela está sendo encontrada e é possível medir a reação da sua audiência como um todo.

O uso de dados é indispensável para vender pelo Instagram e apresentar sua marca aos consumidores de maneira eficiente. 

Só com essas informações você saberá se está ou não indo pelo caminho certo! Por isso, comece a acompanhá-los, hoje mesmo.

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