Marketing share e market share: o que significam, como funciona e como calcular

marketing share

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você já trabalha nesse ramo há algum tempo, certamente deve ter se deparado com o termo marketing share e market share, não é verdade? Mas qual deles é o certo? Como eles definem a fatia de mercado que uma empresa possui?

Neste post, vamos destrinchar os significados, formas de fazer o cálculo e te mostrar como aumentar o percentual do mercado da sua marca, veja até o final para descobrir como.

O que é marketing share e market share? São a mesma coisa?

Antes de mais nada é preciso esclarecer uma confusão muito comum a respeito de marketing share e market share. Afinal, apesar de parecidos, o termo marketing share é utilizado de maneira errada.

Isso porque o significado de marketing se refere a um conjunto de técnicas e estratégias aplicados que buscam explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços.

Já o market share é a porcentagem das vendas de todo um mercado que uma empresa possui, ou seja, é uma forma de calcular a fatia de mercado que a sua marca detém.

Leia mais: Mix De Marketing: O Que É, Como Aplicar E Quais Os Benefícios?

Qual a importância do market share na sua empresa?

Entender qual o percentual de atuação da sua marca no mercado irá mostrar sua relevância no nicho de atuação. Afinal, se a fórmula mostrar que você detém 25% do mercado, isso significa que, em média, um a cada 4 produtos vendidos no segmento tem origem na sua empresa.

Mas além de mostrar a força no mercado, o market share está muito associado à lucratividade da empresa, impactando também a definição de objetivos e sua capacidade competitiva frente aos seus concorrentes.

Leia também: Estratégias De Marketing: 5 Táticas Para Bombar Os Resultados Da Sua Empresa

Como fazer o cálculo do market share do seu negócio?

Agora que ficou claro a diferença entre marketing share e market share e qual a sua relevância, vamos à parte mais importante: calcular a fatia do mercado que a sua empresa detém.

Existem algumas formas de se fazer isso, mas vamos apresentar dois caminhos que se mostram mais eficientes.

De acordo com o seu público-alvo

Usar as informações que você possui a respeito dos seus clientes e cruzar com dados de pesquisas demográficas de órgãos relevantes como IBGE e IBOPE, por exemplo, é uma forma de se ter uma noção do market share da sua empresa.

Neste caso, a conta será dividir o número de clientes que você possui atualmente pela a quantidade de consumidores em potencial, vamos a um exemplo:

Você trabalha vendendo calçados masculinos e possui 5000 clientes entre 20 e 35 anos, o estudo mostra que existem 500 mil pessoas nesse recorte, logo a conta será: 

5000 / 500000 = 0,01 = 1%, seu market share será de 1%.  

De acordo com o valor de mercado

O cálculo aqui segue a mesma lógica, ou seja, você precisará dividir o valor de mercado da sua empresa pelo valor total de todas as empresas mais relevantes do setor

Neste caso, o dado será mais ou menos simples de se encontrar dependendo do segmento.

Por isso, se a sua empresa está avaliada em R$10 milhões e no setor existem outros 3 concorrentes relevantes avaliados em 30 milhões cada, a conta ficaria assim:

10 / (10 + 30 + 30 + 30) = 10/100 = 0,1 = 10%

Como aumentar o market share da sua empresa?

Você entendeu a diferença entre marketing share e market share, como fazer o cálculo, realizou essa conta, mas não gostou do resultado? Calma! Existem maneiras de aumentar a relevância da sua marca no setor em que ela atua. Continue lendo e acompanhe algumas dicas úteis.

Invista no encantamento e fidelização de seus clientes

As empresas que trabalham seu relacionamento com seus clientes tem um grande potencial para aumentar sua penetração no mercado. 

Isso porque os consumidores que estão satisfeitos se tornam fiéis e, além de não irem para concorrência, ajudam na atração de outros clientes.

O chamado boca a boca ou indicação é um dos caminhos com mais potencial para atração de novos clientes.

Leia livros para aumentar seu embasamento

Estudar e se qualificar são sempre essenciais para todo e qualquer empreendedor, mas quando se trata de aumentar a fatia de mercado passa ser quase que um pré-requisito se manter atualizado.

Neste caso vale a pena conhecer alguns livros interessantes como:

  • A estratégia do oceano azul: Focado em desmistificar os conceitos para o sucesso, essa obra mostra que a jornada de sucesso deve ter seu início na criação do que os autores chamam de “Oceanos azuis”, espaços de mercado prontos para o crescimento, mas que ainda não foram descobertos; 
  • Business Model Generation:  Indicado para quem quer buscar formas de ultrapassar seus concorrentes, este livro é um verdadeiro guia para quem quer desenvolver ou aperfeiçoar um modelo de negócios;
  • Multiplicadores: O autor aqui divide os líderes em dois tipos: diminuidores e multiplicadores. Ele mostra como o segundo perfil tem mais eficácia através da sua capacidade dos mesmos de enaltecer as qualidade e pontos fortes da sua equipe;
  • Entendendo Michael Porter: Aqui o autor busca fazer um resumo simples dos pensamentos e conceitos de Michael Porter, uma das maiores referências quando se trata de estratégias de negócios bem sucedidas.

Ver também: 9 Livros Sobre Vendas Para Alavancar Seus Resultados Comerciais

Aposte em inovação

Por fim, a inovação é sempre um caminho natural de empresas que buscam subir de patamar, por isso, desenvolver produtos e serviços inovadores que sejam competitivos é algo que sempre contribuiu de modo geral.

Neste caso a empresa precisa estar voltada para a criação de medidas de gestão da inovação e estar inserida em uma cultura organizacional que seja focada na resolução dos problemas dos consumidores.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais