Significado das cores no marketing: Qual a importância e como usar cada uma?

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Talvez você já tenha reparado ou se perguntado porque certas cores são usadas em determinados segmentos, logos e identidades visuais e tenha até uma vaga ideia do que pode ser, mas qual o real significado das cores no marketing.

Algumas cores são mais simples de decifrar, como o verde que costuma estar presente em marcas ligadas a natureza. Contudo, outras explicações são mais complexas. Por exemplo, porque o preto é usado para produtos sofisticados ou porque roxo pode remeter a espiritualidade? 

Esse é o assunto deste artigo. Por isso, se você quer saber mais sobre o significado das cores, continue lendo! 

Qual o significado das cores no marketing?

Basicamente, o significado das cores no marketing diz respeito a uma forma de usar a percepção que diferentes tons causam nos consumidores, a favor de uma marca ou de uma campanha publicitária.

As cores são verdadeiros símbolos carregados de significado inconsciente. Logo, o impacto que elas produzem ocorre sem que as pessoas precisem pensar nessa conexão.

Isso acontece porque as cores são capazes de despertar sensações, emoções e sentimentos específicos, gatilhos valiosíssimos para o marketing. 

A escolha do tom correto de cor deve ser alinhada com o objetivo da campanha, dessa forma as chances da mensagem ser absorvida da maneira correta é muito maior.

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Porque é importante saber o significado das no marketing?

Entender o significado das cores no marketing pressupõe que você tenha a dimensão do impacto que a comunicação visual tem no consumidor. 

Antes que ele leia o que está escrito, os estímulos visuais já estão passando informações para ele.

A imagem em si, desperta emoções instantâneas no consumidor, por isso a parte escrita precisa conversar e complementar a mensagem de maneira coerente.

E é essa a impotência de saber o significado das cores marketing, afinal, cada tom escolhido transmite uma série de informações aos compradores, muito antes deles lerem ou ouvirem o que você tem a dizer.

Saiba mais: Brand Marketing: O Que É, Como Usar E Quais As Vantagens?

O que significa cada cor?

Afinal, qual é o significado das cores no marketing? O que cada cor remete? Como e porque escolher determinado tom para sua empresa ou sua campanha? 

Os especialistas da No Film School fizeram um compilado com as principais cores e quais os significados geralmente são atribuídos a cada uma das cores mais usadas, veja a relação:

  • Vermelho: raiva, paixão, raiva, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência;
  • Rosa: amor, inocência, saudável, feliz, contente, romântico, encantador, brincalhão, suave, delicado, feminino;
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, sol, verão, desonestidade, covardia, traição, ciúme, cobiça, engano, doença, perigo;
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante;
  • Verde: cura, calmante, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza imutável, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja;
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
  • Roxo/Violeta: erótico, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensível, intimidade;
  • Marrom: materialista, sensação, terra, casa, ao ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
  • Preto: Não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, maldade, tristeza, remorso, raiva;
  • Branco: Sim, proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bem, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril;
  • Prata: rico, glamoroso, distinto, terroso, natural, elegante, elegante, de alta tecnologia;
  • Ouro: precioso, riqueza, extravagância, caloroso, riqueza, prosperidade, grandeza.

Apesar de muito útil, essa lista de definições apenas aponta para os significado das cores no marketing, mas não explica porque elas são associadas a tais significados, por isso vamos fazer um resumo em cima das características.

Cores quentes

As cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e ficam associadas ao fogo e a luz como: vermelho, amarelo e laranja. O vermelho é uma das marcas mais simbólicas do mercado e geralmente se associa à paixão ou à fome.

Marcas de fast food como McDonald ‘s ou Burger King, usam essa cor na sua logo, além disso ela serve para chamar atenção para promoções e ofertas típicas do setor varejista.

Já o laranja é uma cor mais vibrante, que passa mais energia e desperta o ânimo do leitor. A cor é menos agressiva que o vermelho e geralmente é utilizada para dar um ar mais despojado e jovem à marca.

O amarelo por sua vez tem como característica estimular o apetite, por isso é constantemente usado junto com o vermelho, no entanto quando usada sozinha ela transmite a ideia de otimismo.

Cores frias

As cores frias são aquelas que dão uma sensação mais gelada e geralmente associadas a água como azul, verde e roxo. O azul transmite um frescor, limpeza e sobriedade que geralmente é usada por marcas que querem passar a sensação de segurança e confiança.

O roxo ou violeta tende a ser associado à imaginação, criatividade e coisas mais abstratas, por isso tende a ser muito usado por marcas ligadas a espiritualidade e o exotismo.

Já o verde é rapidamente atrelado a natureza e meio ambiente, no entanto ele também abrange aspectos relacionados a isso como equilíbrio, harmonia, saúde e tranquilidade.

Cores neutras

Por fim, as cores chamadas neutras são compostas pelos tons de cinza e marrom. O preto tende a ser a cor mais forte entre elas e, por isso, passa essa sensação de elegância, força e sofisticação.

O branco é o oposto, passando a ideia de tranquilidade, limpeza e organização. Os tons de cinza geralmente são usados para auxiliar e dar mais destaque a outras cores, no entanto, quando sozinhos, passam a sensação de solidez, modernidade e profissionalismo.

Já o marrom por sua vez tem a mesma ideia de sofisticação do preto, mas com um ar mais sério, por isso é capaz de transmitir conceitos mais ligados à segurança. Também podem ser usada para dar um ar mais rústico e orgânico.

E aí, entendeu o significado das cores no marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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