Funil de vendas online: saiba o que é, quais são as etapas e 4 estratégias para usar

funil de vendas online

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você é um empreendedor do meio digital, já deve ter pelo menos ouvido falar em funil de vendas online. O funil de vendas online nada mais é do que o caminho que um visitante do seu site percorre até, de fato, efetuar uma compra. Conhecer este processo e compreender as necessidades que seu público possui em cada uma das etapas da jornada de compra é poderoso para melhorar suas vendas. 

Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é funil de vendas online;
  • Quais as etapas de um funil de vendas online;
  • 4 estratégias de funil de vendas para ecommerce. 

O que é funil de vendas online?

O funil de vendas é um modelo amplamente utilizado pelo setor de marketing para empreendedores, que representa a jornada que uma pessoa percorre desde o contato inicial com uma marca até realizar uma compra

E o funil de vendas online diz respeito a este processo comercial diante de um empreendimento digital.

Afinal, quando todas as fases de uma relação entre loja e cliente ocorrem no ambiente digital, é claro que existem especificidades. 

De qualquer forma, o propósito é sempre o mesmo: mapear os momentos pelos quais o público em potencial transita até resolver fazer a compra. E, a partir de então, traçar estratégias para fazer com que o usuário avance por este funil. 

Afinal, uma pessoa que tem o primeiro contato com a sua loja provavelmente tem dúvidas e necessidades diferentes de um cliente que já chega decidido a comprar. 

E, no final do dia, o que fará diferença é se você conseguirá dialogar com ambos, respeitando as dúvidas e necessidades que cada um possui em seu momento na trajetória. 

Leia também: Marketing Digital É Furada? Descubra O Que É Verdade E O Que É Mito

Quais são as etapas de um funil de vendas online?

Vale pontuar que cada funil pode ter várias etapas e isso pode variar de acordo com o tipo de negócio. No entanto, existem três fases gerais que são comuns a todos eles. São elas:

  1. Topo de funil;
  2. Meio de funil;
  3. Fundo de funil.

1. Topo de funil 

Pela metáfora do funil, fica fácil de imaginar que esta se trata do momento inicial no qual se encontra um usuário. 

O topo do funil é a fase conhecida como etapa de aprendizado ou descoberta. Ou seja, é o início do relacionamento de um usuário com a empresa, quando ele se aproxima de uma marca ou produto ainda sem saber ao certo o que precisa. 

Pensando no processo digital, aqui estão os visitantes do seu site, por exemplo, que geram tráfego para a loja virtual, mas não necessariamente concluirão uma compra

É importante saber como despertar mais interesse de quem se encontra nesta etapa para fazer com que o visitante avance em sua jornada de compra. Afinal, em meio a tantas visitas, você tem que saber exatamente como prender a atenção dele para que se transforme em um lead. 

2. Meio de funil 

Já no meio de funil, o usuário tem mais consciência sobre uma necessidade ou problema que possui e está buscando uma solução. 

Nesta etapa, ele deixou de ser um visitante ocasional ou curioso que entrou pelo topo do funil em sua loja online e já está em uma fase mais avançada da jornada de compra. Neste sentido, é considerado um lead potencial.

Portanto, ao traçar suas estratégias de abordagem, você deverá buscar formas de oferecer respostas a ele e aproveitar para captar informações relevantes

É a hora que a empresa pode conhecer melhor este usuário, desde dados básicos sobre seu perfil até pontos mais relevantes, como, por exemplo, quais são suas principais dores e formas de contato que prefere. 

Para isso, investir em estratégias de captura de leads é um passo importante de suas ações.

3. Fundo de funil 

E se você já entendeu bem o que é funil de vendas, provavelmente também previu que o fundo de funil é onde a venda acontece. 

Neste momento, o usuário já conhece a marca em sua fase de descoberta, estreitou um relacionamento com a empresa e se tornou um lead qualificado. 

Isto significa que ele está pronto para ser abordado pelo seu time de vendas e receber ofertas com os produtos ou serviços que procura. 

4 estratégias de funil de vendas para ecommerce 

Agora que você já sabe o que é um funil de vendas online, qual é caminho pelo qual o usuário percorre até concretizar uma compra e a importância deste conceito para o sucesso das suas vendas online, é hora de traçar estratégias em cima disso. 

Vale lembrar que, antes de implementar estas ações, você precisa ter mapeado o funil de vendas online do seu negócio. 

Somente assim será possível identificar por quais momentos o seu futuro cliente passa e, a partir disso, escolher as melhores formas para orientar a jornada dele ao longo do funil e garantir suas vendas. 

Para te ajudar nesta missão, listamos quatro estratégias de marketing digital interessantes. 

  1. Marketing de conteúdo: produzir conteúdos relevantes, que respondam aos questionamentos do usuário em etapas diferentes do funil é uma estratégia eficiente para captura de leads. Pessoas se interessam por marcas que as auxiliam nos desafios do dia a dia e, aos poucos, você conseguirá estreitar laços com um visitante para que ele se transforme em cliente. 
  2. Navegação amigável: o básico precisa estar bem feito e, quando se trata de um e-commerce, a experiência do usuário na loja online conta muitos pontos. Pense naquelas pessoas que estão na fase de descoberta e chegam ao seu espaço. Eles conseguem encontrar as informações? A navegação é intuitiva? Existem botões e chamadas que despertem a curiosidade deste usuário? Tudo isso é importante para que esta pessoa goste de estar no seu site e retorne mais vezes, até percorrer outras etapas da jornada de compra. 
  3. Use as redes sociais a seu favor: não é segredo para ninguém que as redes sociais são os lugares onde as pessoas buscam informações sobre produtos e serviços. Ter uma presença relevante, oferecer conteúdo gratuito e que atenda às necessidades do público, bem como criar um relacionamento entre marcas e pessoas é essencial para que sua marca se destaque. 
  4. Acompanhe estes resultados: verifique sempre se o seu funil de vendas online está coerente à jornada dos usuários. Medir resultados é importante para fazer ajustes necessários no processo comercial. 

E aí, gostou do conteúdo e está pronto para construir o funil de vendas online do seu negócio? 

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais