Estar presente na maior rede social do mundo deve ser considerado por qualquer empresa que tenha uma boa estratégia de marketing, afinal com quase 3 bilhões de usuários, é bem provável que o seu cliente esteja lá. Mas, afinal, como anunciar no Facebook e atrair a atenção do seu público de forma eficiente? É o que veremos neste post.
Passo a passo: como anunciar no Facebook?
Sem maiores enrolações, vamos a um passo a passo bem minucioso de como anunciar no Facebook, por isso, se você nunca nem viu nenhuma função dessa fique tranquilo, iremos trabalhar desde a etapa de criação da conta até a veiculação do anúncio, veja os passos.
Crie uma conta no gerenciador de anúncios
O primeiro passo de como anunciar no Facebook é ter uma conta no gerenciador de anúncios. Para isso você deve ir até o Facebook Business e clicar em criar conta, depois é só configurar e seguir os passos.
É importante ressaltar que os anúncios sempre devem ser feitos por meio do gerenciador de anúncios e nunca utilizar o botão “turbinar publicação” que possui bem menos recursos e opções para refinamento de suas campanhas.
Objetivos de campanha
Após criar sua conta você deve clicar em “+Criar” para começar a formular o seu anúncio.
O Facebook Ads então irá te perguntar qual o objetivo da sua campanha. São várias opções, mas que ficam divididas em 3 conjuntos maiores:
- Reconhecimento;
- Consideração;
- Conversão.
Cada uma delas se refere a um momento do funil de marketing e vendas: topo, meio e fundo.
O primeiro tipo de anúncio é focado em aumentar o reconhecimento de marca, o segundo em gerar tráfego para outro site e leads em páginas de cadastro, já o terceiro é voltado para conversões como vendas e visitas a loja física.
Dê um nome para sua campanha
Pode parecer algo trivial, mas será essencial para que você não se perca. As campanhas no Facebook são divididas em três partes, sendo que uma está dentro da outra. Logo, primeiro você tem a campanha, em seguida os conjuntos de anúncios e, por último, os anúncios propriamente ditos.
O primeiro diz respeito ao objetivo da campanha, o segundo aos direcionamentos escolhidos e o terceiro aos criativos e legendas criadas para cada posicionamento estabelecido, por isso é importante nomear tudo para não se confundir.
Defina prazo e orçamento da sua campanha
Existem dois tipos de anúncios quando nos referimos a prazo e orçamento, são aqueles que usam orçamento diário, ou seja, definem um valor máximo a ser gasto por dia, e os de orçamento vitalício, que possuem um valor máximo para ser gasto naquele período.
Não existe melhor nem pior, o orçamento diário permite um controle maior, porém limita o potencial do algoritmo caso tenha encontrado um caminho interessante.
Já o vitalício permite que seja gasto de acordo com o que o gerenciador entender que está com melhores resultados, mas pode acabar mais rápido.
Ver também: O Que É O Instagram Analytics, Como Acessar E Porque Ele É Essencial Em Sua Estratégia?
Escolha o público a ser atingido
Após definir o quanto será investido e por quanto tempo os anúncios serão veiculados, agora é o momento de definir para quem será esse anúncio. O ideal é sempre usar dados coletados após testes em conjunto com as informações do Pixel.
Essa combinação ajuda a criar campanhas mais personalizadas, assertivas e com maior potencial. Caso você não saiba como funciona e como instalar o Pixel do Facebook, vale a pena conferir o vídeo a seguir:
Insira legenda e os criativos em todos os formatos
Depois de definir o público alvo do anúncio, você parte para a etapa final: acrescentar todos os criativos de acordo com os posicionamentos definidos.
Essa fase depende dos formatos escolhidos: stories, vídeos, reels, feed e etc.
É importante que as artes sejam pensadas de acordo com o que o público tem interesse, para isso é necessário se basear em dados. O mesmo vale para o texto, aqui é importante ficar atento aos gatilhos mentais.
Confira as dicas abaixo sobre como criar criativos poderosos para suas campanhas.
3 dicas para criar anúncios mais relevantes no Facebook
Agora que ficou claro como anunciar no Facebook e quais caminhos seguir, separamos três dicas fundamentais para quem quer criar anúncios com o melhor desempenho possível, veja o que levar em conta na hora de formular suas campanhas.
Veja mais: Gestão De Redes Sociais: Como Fazer? 6 Passos Para Um Bom Plano!
Opte por direcionamentos mais específicos
Muitos iniciantes procuram apostar na quantidade na hora de criar seus anúncios, porém essa é apenas uma das estratégias e, nem sempre, é interessante abrir tanto o leque. Quando você abre demais a tendência é que seu anúncio não seja tão relevante.
Apesar de atingir muitas pessoas, ele acaba abordando muitas pessoas sem interesse no anúncio, o que dificulta encontrar o público certo.
Por isso, procure restringir a sua segmentação de campanhas a locais, idades, interesses e comportamentos.
Aposte em públicos personalizados
Nessa mesma ideia é muito importante criar públicos personalizados e ir salvando-os na própria plataforma, dessa maneira, você consegue ter em mãos todos os caminhos das suas campanhas para comparar o desempenho.
É muito importante que eles sejam criados em cima das personas da sua empresa, depois sejam testados com vários tipos de anúncios e os resultados sejam colocados em perspetiva para entender melhor a eficácia de cada um.
Trabalhe bem os criativos e a mensagem do seu anúncio
As artes, vídeos e imagens trabalhadas no seu anúncio são fundamentais para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele pare e seja impactado por um anúncio. Pense bem, todos os dias somos bombardeados por milhares de anúncios, o que nos faz parar em um e não em outro?
É importante trabalhar mensagens provocantes, instigantes e chamativas com elementos gráficos e visuais que se conversem e se destaquem dos demais. Para saber o que funciona ou não com seu público já sabe né? É preciso testar!
E aí, já sabe como anunciar no Facebook? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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