Ferramentas de monitoramento de redes: O que são, qual sua relevância e quais as melhores marcas do mercado?

ferramentas de monitoramento de redes

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Cada dia mais empresas se vêem dependentes da tecnologia e de serviços relacionados a tecnologia da informação, por conta disso, ter uma ou mais ferramentas de monitoramento de redes e dominá-la, se torna algo essencial para essas marcas.

O que é monitoramento de rede afinal?

O conceito de monitoramento de rede está relacionado às formas de observar os níveis de segurança e qualidade da sua rede. A ideia é analisar o desempenho de servidores e dispositivos como impressoras, computadores e roteadores, por exemplo.

Acompanhar de perto tantos dispositivos ao mesmo tempo é algo que mantém a saúde e a qualidade dos serviços prestados em um nível mais alto, no entanto, com os avanços tecnológicos, esse tipo de monitoramento tem dependido cada vez mais de ferramentas.

Ver também: [TOP 6] Melhores Livros De Gestão Para Você Ler Em 2023

Qual a importância do monitoramento de rede?

Uma vez que tenha ficado claro do que se trata o monitoramento, vamos aos pontos que mostram porque essa prática é essencial antes de partirmos para conhecer as principais ferramentas de monitoramento de redes do mercado.

Correção rápida de problemas

A premissa básica de qualquer uma das ferramentas de monitoramento de redes é justamente apontar os problemas e deficiência dos dispositivos e servidores, onde estão as falhas, o que permite que você possa aplicar uma ação corretiva o mais rápido possível.

Ajuda a encontrar oportunidades

É normal que uma rede apresente falhas mais cedo ou mais tarde, no entanto esses mesmos erros podem ser tornar oportunidades quando analisadas de maneiras mais críticas e isso só é possível com uso de ferramentas de monitoramento de redes.

Ao utilizar uma dessas ferramentas, os profissionais conseguem identificar alguns padrões nas falhas e começar a bolar possíveis estratégias para corrigi-los, com o tempo e repetição é possível encontrar formas de inovar.

Otimiza a performance do negócio

Ficar de olho no desempenho das redes também permite acompanhar quais os níveis de qualidade no uso dos recursos que permitem com que a performance do seu negócio seja a mais alta possível, o que evita possíveis atrasos e retrabalhos.

Permite uma boa coleta de dados

Toda tomada de decisão dentro de uma empresa precisa se basear em dados, por isso, com o auxílio das ferramentas de monitoramento de redes, é possível fazer uma escolha embasada, de modo que nenhuma compra seja baseada em puro “achismo”.

Quais as melhores ferramentas de monitoramento de redes?

Entender o conceito do monitoramento e suas vantagens é importante, mas para pôr em prática será necessário conhecer as ferramentas de monitoramento de redes que são referência no mercado.

Veja a lista completa:

Incinga

Abrindo nossa lista temos essa ferramenta de código aberto que tem como caraterística o fato de ser mais simples de se usar, extremamente flexível o que a torna bastante indicada para pequenos e médios negócios.

O foco deste software é no monitoramento de infraestrutura e serviços, mas também oferece ótimas funcionalidades relacionadas a análise de limite, relatórios e alertas que podem ser automatizados para envio por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem.

Datadog

Uma ferramenta mais voltada para o monitoramento em ambientes de nuvem híbrida, o Datadog é um programa completo que ainda permite que você monitore o desempenho de redes, aplicativos, ferramentas e serviços.

O programa é bem simples de usar e instalar de modo geral, além de estar disponível para várias plataformas e sistemas diferentes como: Windows, Mac Os, algumas versões do Linux, Docker, Chef, Puppet e etc. 

Zabbix

Essa ferramenta foi projetada especialmente para medir a disponibilidade e o desempenho da infraestrutura de aplicações de modo que gere indicadores estratégicos para o seu negócio.

Para uma empresa do varejo, por exemplo, o Zabbix permite que você extraia dados e organize-os de maneira que facilite e apoie a tomada de decisão na sua empresa. Ele ainda amplia a visualização de dados através de gráficos, mapas, listas e etc.

Cacti

Outra opção que se destaca por sua flexibilidade, o Cacti é uma ferramenta com uma grande capacidade de adaptação a sua realidade. Além disso, o programa possui uma interface bem intuitiva que permite:

  • monitoramento do estado de elementos de rede e programas; 
  • largura de banda utilizada; 
  • uso geral do CPU;
  • visualização de informações por gráficos.

Nagios

Outra opção com código aberto, a Nagios foi desenvolvida pela mesma equipe que lançou o Incinga em 2009, ele oferece permissões para que você possa estudar, modificar e distribuir o software livremente e com qualquer finalidade.

O software permite que você monitore tanto host quanto os próprios serviços, desta forma é feito um alerta toda vez que um problema surge também quando ele é resolvido.

PRTG Network monitor

Uma opção mais robusta, o PRTG é um programa que opera 24 horas por dia em um dos computadores da rede de modo que registre os parâmetros de uso, armazenamento para que você possa acompanhar de perto e em tempo real os processos selecionados.

O programa é bem flexível e roda nos principais sistemas como Android, IOS, Windows Phone, por exemplo. Ele ainda oferece uma funcionalidade que permite gerar relatórios, gráficos e tabelas com as informações que você escolher. 

E aí, gostou das opções de ferramentas de monitoramento de redes? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais listas de apps e ferramentas úteis acessando os nossos artigos sobre as ferramentas de planejamento estratégico, os melhores aplicativos de vendas e conheça alguns dos melhores cursos online de gestão empresarial.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais