Ferramentas de planejamento estratégico: O que não pode faltar no seu negócio

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Gerir o marketing e fazê-lo eficiente tem seus desafios e tudo fica mais difícil para quem não se planeja. Por isso, para ajudar você trouxemos as principais ferramentas de planejamento estratégico para que você possa estar sempre preparado.

Porque é importante ter um planejamento estratégico?

Antes de conhecermos as ferramentas de planejamento estratégico, primeiro é preciso entender porque se planejar é algo tão relevante para o sucesso de uma empresa. 

Segundo um estudo feito em conjunto pela revista The Economist e o Project Management Institute, 88% dos mais de 500 executivos entrevistados afirmaram a importância de resultados baseados em um plano estratégico.

No entanto, 44% também revelou que os planos feitos por eles acabam falhando, isso é bem comum quando o planejamento estratégico é raso e não se aprofunda em cada ponto, elaborando bem as estratégias e ações a serem executadas para cada equipe.

Por isso, um plano bem feito acaba funcionando como um norte para todos dentro da empresa, mostrando quais os caminhos devem ser seguidos para que as metas e objetivos traçados sejam alcançados de fato. 

Veja mais: Gestão De Marketing: O Que É, Dicas De Como Fazer E Livros Para Saber Mais

O que não pode faltar em um planejamento estratégico?

Quando se pensa em planejamento a ideia pode acabar ficando vaga, por isso, vamos trazer os pontos primordiais que não podem ficar de fora de um bom planejamento que pretende ser levado a sério.

Como você vai ver, alguns pontos dependem de algumas ferramentas de planejamento estratégico que falaremos mais a seguir. Veja o que não pode faltar na hora que você for planejar:

  • Estudo de mercado;
  • Definição de público-alvo e personas;
  • Se amparar na missão, visão e valores da marca;
  • Análise SWOT da sua marca;
  • Definição dos objetivos macros;
  • Estratégias e plano de ações para alcançar esses objetivos;
  • Indicadores para medir resultados.

Ver também: O Que São Leads: Por Que E Como Usar Na Sua Estratégia?

Principais ferramentas de planejamento estratégico

Agora que você já sabe a importância e o que não pode faltar na hora de planejar suas ações, vamos às ferramentas de planejamento mais utilizadas do mercado e o que cada um tem a oferecer ao seu negócio.

Análise SWOT

Conforme dissemos acima, uma das ferramentas de planejamento estratégico que não pode faltar é a Análise SWOT da sua marca. Basicamente, trata-se de uma análise aprofundada do cenário macro da sua empresa que vai nortear suas decisões.

Na prática, você terá de identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças envolvendo sua marca e ter um diagnóstico estratégico que servirá para se prevenir de possíveis situações negativas que possam aparecer.

Missão, visão e valores

Se você já entrou em um site institucional de uma empresa já deve ter se deparado com esses 3 tópicos e talvez nem saiba que eles são essenciais ferramentas de planejamento estratégico.

Esses pontos são direcionadores que servirão como filtros na hora de tomar as decisões, afinal, a missão é a razão pela qual a empresa existe, visão é onde ela quer chegar e os valores envolvem tudo que a empresa acredita e as atitudes que definem a identidade da marca.

Saiba mais: Estratégias De Marketing: 5 Táticas Para Bombar Os Resultados Da Sua Empresa

Matriz BCG

A chamada Matriz BCG é uma metodologia criada para analisar os produtos ou serviços de uma empresa de modo a ajudar a definir quais mudanças e ações devem ser feitas de acordo com os dados levantados.

Em cima da análise, quatro tipos de decisões podem ser tomadas:

1. Construir: crescer a participação da sua empresa no mercado em que está;

2. Manter: manter a participação em que está atualmente;

3. Colher: apostar em conseguir o máximo do negócio em que está para depois ir desacelerando aos poucos, até sair dele;

4. Abandonar: optar por vender ou encerrar o negócio.

Forças de Porter

O objetivo dessa ferramenta criada por Michael Porter é avaliar e analisar o ambiente externo no qual a empresa está inserida. Basicamente, quanto maiores forem as forças analisadas, maiores serão as chances do seu negócio ser lucrativo de fato.

A ideia é ter um caminho a ser percorrido rumo ao sucesso do negócio, para isso, é preciso conhecer os 5 pontos das chamadas Forças de Porter:

1. Poder de negociação: é importante conhecer os fatores que podem aumentar ou diminuir o poder de negociação com fornecedores e como diferenciá-los;

2. Ameaça de produtos substitutos: muitas vezes ter produtos substitutos pode fazer com que seus clientes sejam atendidos, só que de outra maneira que pode ser até melhor que a atual;

3. Rivalidade entre concorrentes: quanto maior for a rivalidade dentro do seu nicho de mercado, mas difícil ser dominá-lo, por isso, este é outro fator a ser considerado;

4. Ameaça de entrada de novos concorrentes: outro ponto fundamental é conhecer e analisar os pontos fortes dos seus concorrentes diretos e aqueles que vendem produtos similares dentro do mesmo nicho;

5. Poder de negociação dos clientes: com tantas opções atualmente, desta forma o poder está nas mãos dos consumidores e entender isso te ajudará e pensar formas de conquistá-los e retê-los como seus clientes.

Veja também: Mix De Marketing: O Que É, Como Aplicar E Quais Os Benefícios?

Análise 360º

Uma ferramenta bem simples de se utilizar, mas como grande utilidade, a Análise 360º tem como objetivo principal identificar se uma ideia é realmente viável ou não. Para isso busca-se identificar o público e o quanto ele pode gerar de faturamento real.

Esse tipo de ferramenta também serve para que o empreendedor faça reflexões e análise aspectos internos e externos do seu negócio antes de aplicar uma ideia. Afinal, por mais interessante que ela pareça ser, é preciso saber como e se vale a pena trabalhar aquele mercado especificamente.  

E aí, gostou das opções de ferramentas de planejamento estratégico? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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