Procurando os livros de gestão para se qualificar e se tornar um profissional mais preparado? Neste artigo, separamos algumas das melhores obras sobre o assunto, que vão te ajudar a lidar melhor com as diferentes demandas do dia a dia de um empreendedor.
Além dos livros de gestão, neste artigo, vamos apresentar a importância de ser um bom gestor de pessoas e projetos dentro de uma empresa, mostrar quais os tipos de gestão existem e destacar a importância de estar preparado para conduzir sua equipe ao objetivo estratégico. Continue lendo e acompanhe nossas dicas.
Importância dos livros de gestão para você se tornar um profissional mais preparado
Antes de mais nada precisamos entender o que é gestão. Quando pensamos nessa prática, seja ela dentro de uma empresa ou na vida pessoal, podemos considerá-la um conjunto de ações que vão padronizar e organizar diferentes áreas, em busca de melhorar o seu desempenho.
Entre os setores que exigem grande atenção gerencial estão:
- gestão pessoal;
- gestão financeira;
- gestão de marketing;
- gestão de produção;
- gestão de pessoas;
- gestão de projetos.
Seja dentro da sua empresa, na vida pessoal ou gerindo um grupo de pessoas, utilizar as estratégias e metodologias de gestão se torna fundamental para aumentar a produtividade e a eficiência das ações e resultados.
Para isso, entretanto, é fundamental que o gestor esteja preparado e seja capacitado para implementar o que for preciso, na busca por melhores resultados. Para isso, alguns dos principais livros de gestão se mostram bons aliados.
Melhores livros de gestão
Agora que já falamos um pouco da importância de ser um bom gestor de pessoas e de projetos dentro de uma empresa. Chegou a hora de apresentarmos 6 dos principais títulos que estão a disposição para quem pretende melhorar e se especializar na área de gestão.
- Gestão de Alta Performance, de Andrew S. Grove
- Não tenha medo de ser chefe, de Bruce Tulgan
- Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie
- O Gestor Eficaz, de Peter F. Drucker
- Os 5 desafios das equipes, de Patrick Lencioni
- Receita Previsível, de Aaron Ross
Para abrir a lista de melhores livros de gestão, escolhemos a obra de Andrew S. Grove, que funciona como um guia prático com lições consideradas atemporais para gestores de diferentes áreas.
É considerado um livro de cabeceira para quem pretende se aprofundar no assunto.
Alguns dos temas abordados neste livro incluem:
- como aumentar a eficiência de sua empresa;
- como manter o foco constante
- criar equipes altamente produtivas;
- importância da motivação.
- importância dos treinamentos dos colaboradores.
Leia também: Quais São As Principais Características De Um Empreendedor? [GUIA DEFINITIVO]
Seguindo nossa lista de livros de gestão, separamos a obra de Bruce Tulgan que já vendeu mais de 150 mil exemplares no Brasil.
O autor apresenta casos reais e, a partir disso, mostra dificuldades enfrentadas por gestores de grandes empresas.
O objetivo é apresentar algumas características do comportamento empreendedor e ações fundamentais que podem te fazer um grande gestor, entre elas:
- conversar para melhorar o desempenho de pessoas;
- supervisionar as ações concretas de sua equipe;
- entender a importância de deixar as expectativas claras para sua equipe;
- realizar feedbacks positivos e negativos;
- aprender a ser um líder generoso e flexível.
Chegou a hora de falarmos do livro considerado por muitos a bíblia dos relacionamentos interpessoais. Tendo como autor Dale Carnegie, é considerado a obra mais bem sucedida neste ramo com mais de 16 milhões de cópias vendidas.
O foco está na criação de autoconfiança nos leitores, o que vai melhorar as relações interpessoais e realizar uma comunicação mais eficiente entre os gestores e seus liderados.
Por meio de uma leitura agradável e simples, a obra busca apresentar histórias, com o objetivo de se tornar uma pessoa mais persuasiva criando grandes vínculos pessoais.
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Dando continuidade a nossa lista de livros de gestão chegou a hora de falar sobre mais um clássico.
O Gestor Eficaz foi escrito por Peter F. Drucker e apresenta cinco práticas indispensáveis para alcançar a tão sonhada eficiência máxima dentro de sua equipe, são elas:
- gerir bem o tempo;
- saber escolher a melhor contribuição para a empresa;
- aprender onde e como mobilizar força
- definir as prioridades certas;
- tomar boas decisões.
Para compreender como aplicá-las e porque elas são tão importantes, comece a ler esse livro imediatamente.
Através de parábolas, o autor Patrick Lencioni apresenta histórias que o ajudam a explicar quais são os acertos que fazem as equipes de trabalho darem certo, ou quais os erros que fazem esses times não funcionarem da maneira desejada.
O autor apresenta personagens conhecidos dentro de todos os locais de trabalho e situações que, apesar de fictícias, fazem parte do dia a dia da grande maioria das empresas.
O autor, então, indica as possíveis maneiras de solucionar os problemas comuns à maioria dos negócios.
Para fechar nossa lista de melhores livros de gestão, separamos a segunda edição do livro escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler que foi revisada e ampliada.
Receita Previsível tem o objetivo de apresentar a metodologia criada pelo autor e considerada revolucionária de vendas mudou a realidade das empresas.
A obra mostra as possibilidades para você estruturar a área de vendas de sua empresa, melhorando assim as atividades de prospecção, fechamento, retenção e crescimento da empresa.
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Agora você tem uma poderosa lista de livros sobre gestão. Organize a ordem em que vai ler cada um deles, e melhore suas habilidades como líder.
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