Gestão de marketing: o que é, dicas de como fazer e livros para saber mais

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Fazer a gestão de marketing de uma empresa é algo que exige preparo, senso de liderança e sabedoria para tomar as decisões certas. Neste artigo, listamos algumas dicas valiosas para melhorar os seus resultados enquanto gestor e alavancar os resultados da marca. Continue lendo e confira!

O que é gestão de marketing afinal?

A estratégia de marketing dentro de uma empresa engloba diversos pontos, desde de aspectos mais primordiais como branding, passando pelo design da marca e dos produtos, da publicidade, captação de oportunidades, distribuição de conteúdo, análise de desempenho e etc.

O papel do gestor então é o de liderar cada um dos responsáveis (ou equipes responsáveis) por executar as tarefas que fazem o marketing girar.

É ele quem cria e controla o plano de marketing desde sua concepção até a sua execução.

A ele cabe todo o processo de pesquisa, levantamento de dados, compreensão do seu mercado, análise dos perfis comportamentais de seus clientes e tudo que garanta que sua empresa fala com o público-alvo que a interessa.

5 dicas essenciais para aprimorar sua gestão de marketing

Agora que ficou claro o que é gestão de marketing, separamos 5 dicas fundamentais para o bom funcionamento e otimização do trabalho da sua equipe. Veja a seguir o que você pode fazer para melhorar seus resultados.

Marque presença nas redes sociais

Não dá para falar em marketing empresarial e ignorar as redes sociais, não é mesmo? Cada canal tem suas características e um pode acabar sendo mais relevante para uma empresa do que para outra, mas todos têm um papel a cumprir, sendo os principais:

  • Facebook, 
  • Instagram, 
  • LinkedIn, 
  • Youtube, 
  • Twitter, 
  • TikTok e mais.

As mídias sociais são canais essenciais para:

  • ampliar o alcance e reputação da marca, 
  • estimular o engajamento dos consumidores,
  • converter potenciais clientes e parceiros. 

Por isso, separe uma fatia do planejamento só para elas.

Produza conteúdos relevantes em um blog dentro do site da sua empresa

Outra estratégia importante para qualquer empresa é o marketing de conteúdo, para isso você pode começar criando um blog dentro do seu site.

Depois basta produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e ir publicando para atrair seu consumidor até os canais da empresa.. 

Com o tempo você pode envolver esses leads e oferecer mais materiais ricos em troca de cadastros até o momento certo para abordagem de vendas.

Aposte em campanhas de e-mail marketing

Um canal subestimado por muitos, mas que ainda segue muito relevante é o e-mail. Além de ter um custo operacional muito baixo, as campanhas de e-mail marketing permitem que você nutra um relacionamento com seus clientes e possa mantê-los por mais tempo.

Se você tiver uma ferramenta de CRM pode conectar uma plataforma de automação de marketing para:

  • ter mais controle, 
  • captar mais dados,
  • simplificar os processos para os setores de marketing e vendas.

Elabore estratégias de endomarketing

Outro ponto que muitos gestores costumam ignorar é o chamado público interno, que nada mais são que os próprios colaboradores da empresa. 

É preciso investir tempo e recursos na organização de eventos e campanhas para manter os funcionários engajados.

Procure manter o ambiente de trabalho o mais harmonioso possível, valorize os acertos e saiba a forma e o momento de chamar a atenção dos integrantes da sua equipe.

Essa preocupação é essencial para que eles entendam seu valor e se mantenham focados e empenhados.

Aposte em ferramentas para otimizar os resultados da sua equipe

Quando se fala em marketing não dá para ignorar a tecnologia. Além de agilizar o tempo de execução de uma atividade feita manualmente, elas ajudam a reunir dados e informações vitais para que as ações sejam executadas da melhor maneira possível.

Por isso vale a pena investir ao menos nessas ferramentas:

  • Software de CRM;
  • Programa de automação de marketing;
  • Site de gerenciamento e automação de postagens em redes sociais.

6 livros para aprender mais sobre gestão de marketing

Agora que você já tem um direcionamento para melhorar sua gestão de marketing, que tal um pouco mais de conhecimento para agregar ainda mais no seu dia-a-dia? Separamos 6 livros que são referência na área, veja as opções:

  • Hacking Growth: este livro aborda a estratégia de Growth Hacking, famosa por levar empresas a crescimentos acelerados. Desenvolvida no Vale do Silício, essa metodologia abrange profissionais multidisciplinares, e tem como base o foco nos clientes; 
  • Isso É Marketing: nesta obra o autor ensina como utilizar o público para resolver problemas da sua empresa e usar o marketing para solucionar os problemas dos consumidores;
  • Contágio: Por que as coisas pegam: a ideia é explorar o que torna algo popular, abordando segredos do marketing boca a boca e da influência social que faz com que algo passe a ter um pico de vendas;
  • Storybrand: aqui o autor se apoia em 7 pilares para aperfeiçoar sua conexão com os clientes e expandir seus negócios a partir disso;
  • Multiplicadores: o livro foca em dois perfis de líderes: os multiplicadores e os diminuidores e mostra como as características dos primeiros podem alavancar seu negócio e como o segundo perfil pode limitá-lo;
  • Os bastidores de um Líder: essa obra é voltada para melhoria e valorização do trabalho em equipe, na gestão de carreira do seu time e como é importante criar essa ponte entre o gestor e seus subordinados impacta nos resultados da empresa.

Veja também: TOP 6 Livros Sobre Liderança Para Você Alavancar A Sua Equipe E Empresa

E aí, gostou das dicas de gestão de marketing? Já sabe por onde começar? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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